domingo, 17 de maio de 2009

Virginie Loveling (17 Maio 1836 - 1 Dezembro 1923)

(tradução: José Feldman)
Virginie (Marie) Loveling (17 de maio de 1836, na Bélgica - 1 de dezembro de 1923, na Bélgica) era uma escritora belga de poesia, romances, composições e histórias de crianças. Ela também escreveu com o pseudônimo W.E.C Walter.

Virginie Loveling nasceu em Nevele, Bélgica, e era a irmã mais jovem de Rosalie Loveling, também escritora, com quem ela co-escreveu parte do trabalho dela. Depois da morte do pai Herman Loveling, a família se mudou para Ghent onde as irmãs frequentaram Circulos de Oradores Franceses, principalmente de intelectuais anti-eclesiásticos antes de voltar eventualmente a Nevele.

Junto com a sua irmã ela escreveu poesia realística e descritiva com uma tom meio romântico. Elas também publicaram duas coleções de ensaios sobre a vida nas comunidades rurais como também a burguesia da cidade.

Depois da morte de sua irmã em 1875, ela criou histórias para crianças como também romances e ensaios que pintam um quadro pungente da epoca. Com um notável ângulo intelectual e psicológico, eles tratam - para aquela época - assuntos controversos como a hereditariedade, educação, religião e os direitos de mulheres. Ela também foi coa-autora de Levensleer' (1912), um humorismo dos discursos de língua francesa dos burgueses de Ghent com o seu sobrinho Cyriel Buysse .

Reconhecimento oficial na literatura holandesa com o romance ' Een dure eed'( Um Juramento Caro).

Virginie Loveling morreu em 1923-12-01 em Nevele.

Fonte:
http://en.wikipedia.org/

Nenhum comentário: