domingo, 30 de agosto de 2020

Gislaine Canales (Glosas Diversas) XIX


CIDADANIA

MOTE:
Cidadania é civismo;
sobretudo é comunhão:
É ajuda mútua, é altruísmo,
partilha justa do pão!
A. A. de Assis
Maringá/PR

GLOSA:
CIDADANIA É CIVISMO,
é muito amor à igualdade,
dizendo um "não", ao cinismo
e um "sim", à felicidade!

O civismo nos faz bem,
SOBRETUDO É COMUNHÃO:
é nunca magoar alguém,
que age só com o coração!

A semente do otimismo
plantada, assim, com carinho,
É AJUDA MÚTUA, É ALTRUÍSMO,
a iluminar o caminho!

É um sentimento profundo
poder sentir a emoção,
de poder ver pelo mundo:
PARTILHA JUSTA DO PÃO!
****************************************

NADA ALÉM...

MOTE:
Não tive ao teu lado a sorte
que a um grande amor se destina,
quem sonhou ser chuva forte
não foi além de neblina!
Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora/MG

GLOSA:
NÃO TIVE AO TEU LADO A SORTE
que eu esperava na vida,
pois longe de ti, só morte
é o que eu encontro, querida!

Sonhava a felicidade
QUE A UM GRANDE AMOR SE DESTINA,
mas foi somente a saudade
a minha grande doutrina!

Só tive como consorte
essa triste solidão...
QUEM SONHOU SER CHUVA FORTE
foi estio de emoção!

Sou como a chuva fraquinha
respingando na campina,
que ao chegar a manhãzinha,
NÃO FOI ALÉM DE NEBLINA!
****************************************

DESPEDIDA

MOTE:
Adeus filho...Vive a vida!
Volta um dia, sem promessa...
Que a primeira despedida,
no ventre da mãe começa!
Carolina Ramos
Santos/SP

GLOSA:
ADEUS FILHO...VIVE A VIDA!
Vive que os dias são teus;
escala a tua subida
e que te ampare o bom Deus!

Mas não esqueças de mim,
VOLTA UM DIA, SEM PROMESSA...
que essa saudade ruim
o meu peito já atravessa!

Aceito, filho, a partida,
diz o meu amor profundo,
QUE A PRIMEIRA DESPEDIDA,
é quando chegas ao mundo!

Eu sei que a vida te chama,
vai filho, mas vai sem pressa,
pois esse adeus de quem ama,
NO VENTRE DA MÃE COMEÇA!
****************************************

VÍCIO DE ABRAÇAR-TE

MOTE:
Meu coração se reparte
no mais gostoso dos vícios;
o de poder abraçar-te
em todos os natalícios!
Edmar Japiassú Maia
Nova Friburgo/RJ

GLOSA:
MEU CORAÇÃO SE REPARTE
para estar junto de ti,
faz um trabalho, com arte,
se desdobra e chega aí!

E feliz, se delicia
NO MAIS GOSTOSO DOS VÍCIOS;
pois ver a tua alegria
compensa os seus sacrifícios!

Dessa história, a melhor parte
é esse vício risonho:
O DE PODER ABRAÇAR-TE
e envolver-te com meu sonho!

Felicidade, querida,
são meus maiores auspícios,
que sejas feliz na vida,
EM TODOS OS NATALÍCIOS!
****************************************

FAZER DA VIDA... UM POEMA!

MOTE:
Poeta não é somente
quem escreve sobre um tema.
Poeta é, principalmente,
quem faz da vida um poema!
Flávio Roberto Stefani
Porto Alegre/RS

GLOSA:
POETA NÃO É SOMENTE
saber versejar bonito
usando a rima excelente...
Ser poeta é quase um mito!

Possui sensibilidade
QUEM FAZ VERSOS SOBRE UM TEMA,
mas pra falar a verdade
isto não é nenhum lema!

Com sua palavra ardente
poetiza a emoção...
POETA É PRINCIPALMENTE,
quem ama de coração!

Não há de morrer jamais
numa poesia suprema,
sabendo viver, demais,
QUEM FAZ DA VIDA UM POEMA!

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas. Glosas Virtuais de Trovas XIX. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. 2004.

Nenhum comentário: