segunda-feira, 24 de junho de 2024

Recordando Velhas Canções (Maracangalha)

Compositor: Dorival Caymmi


Eu vou pra Maracangalha eu vou
Eu vou de uniforme branco eu vou
    Eu vou de chapéu de palha eu vou
    Eu vou convidar Anália eu vou
2x      

    Se Anália não quiser ir eu vou só
    Eu vou só    eu vou só
    Se Anália não quiser ir eu vou só
Eu vou só   eu vou só
Sem Anália mas eu vou

Paparara(2x) Paparara(2x) Paparara(2x) Papararapapa
Paparara(2x) Paparara(2x) Paparara(2x)Papararapapa  

Eu vou pra Maracangalha, eu vou pra Maracangalha,
Eu vou pra Mara, pra Mara, pra Maracangalha,
Maracangalha!
Eu vou pra Maracangalha, eu vou pra Maracangalha,
Eu vou pra Mara, pra Mara, pra Maracangalha,
Maracangalha!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 
Sobre a canção “Maracangalha”
Zezinho, grande amigo de Dorival Caymmi, falava muito em Maracangalha. Quando não tinha um bom pretexto para sair de casa, dizia pra mulher: "Eu vou pra Maracangalha". 

Maracangalha era um lugarejo onde havia uma usina de açúcar, a Cinco Rios, em que Zezinho fazia negócios em 1955, Caymmi estava em casa, na rua Cesário Mota Júnior, em São Paulo, pintando um auto-retrato quando de repente veio-lhe à lembrança a frase de Zezinho.

Daí" - conta o compositor - "comecei a cantarolar a música e letra nascendo ao mesmo tempo: ‘Eu vou pra Maracangalha, eu vou / eu vou de liforme (uniforme) branco, eu vou / eu vou de chapéu de palha, eu vou...'; estava bom, eu estava gostando. Então continuei e quando cheguei à parte que diz ‘Eu vou convidar Anália', uma vizinha, dona Cenira, perguntou lá de sua janela para a minha mulher: - ‘Dona Stela, o que é que seu Dorival está cantando aí, tão bonitinho?' E Stela: - ‘Caymmi, dona Cenira quer saber o que é que você está cantando'. Respondi: ‘Estou fazendo uma música que fala de um sujeito, que sai de casa feliz para se divertir. Ele vai pra Maracangalha, vai convidar Anália...' ao que interrompeu a vizinha: ‘E por que o senhor não põe Cenira, em lugar de Anália?' Aí não dava mais pé. – ‘Fica pra outra vez, dona Cenira...', eu lhe disse, me desculpando".

Assim nasceu "Maracangalha", sem maiores pretensões, de uma só vez, ao contrário de outras composições de Caymmi em que ele passa meses, às vezes anos, burilando, aperfeiçoando. Nasceu e ficou guardada até o ano seguinte, quando o compositor voltou para o Rio e gravou-a na Odeon, com extraordinário sucesso, que se estendeu ao carnaval, para a sua surpresa. (http://cifrantiga3.blogspot.com.br/2006/05/maracangalha.html)

A Alegria e a Simplicidade de 'Maracangalha'
A música 'Maracangalha', composta em 1956, é uma expressão da alegria e simplicidade da vida no interior da Bahia. A letra da canção é um convite à descontração e ao desapego das preocupações cotidianas, simbolizado pela viagem à Maracangalha, uma vila no estado da Bahia. O eu lírico expressa sua intenção de ir para Maracangalha vestido de forma simples e confortável, com 'uniforme branco' e 'chapéu de palha', elementos que remetem à vestimenta típica do nordeste brasileiro e à leveza do ser.

A repetição do verso 'Eu vou só!' enfatiza a determinação do personagem em desfrutar da viagem, mesmo que sua companhia, Anália, opte por não acompanhá-lo. Essa atitude reflete um espírito independente e a importância de se estar bem consigo mesmo, valorizando a própria companhia. A música também pode ser interpretada como uma celebração da liberdade individual e da capacidade de encontrar felicidade nas coisas simples da vida.

Dorival Caymmi, conhecido por suas canções que retratam o mar e a vida baiana, compõe em 'Maracangalha' um retrato lúdico e afetuoso do cotidiano e da cultura do povo baiano. A canção se tornou um clássico da música popular brasileira, sendo um exemplo da habilidade de Caymmi em capturar a essência da Bahia em suas melodias e letras. (https://www.letras.mus.br/dorival-caymmi/45579/significado.html

Nenhum comentário: