quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 206)


Uma Trova Nacional

Deus, o divino arquiteto,
legislando com nobreza,
sem qualquer anteprojeto,
fez as leis da natureza!
–HERMOCLYDES S. FRANCO/RJ–

Uma Trova Potiguar

Num mundo de violência
o homem está infiltrado,
onde quem ama a decência
de bobo é classificado.
–ROSA REGIS/RN–

Uma Trova Premiada

2000 > Niterói/RJ Tema > DELÍRIO > M/E.

A saudade, em cantilenas,
como se fosse um ator,
até hoje rouba as cenas
de meus delírios de amor!
–EDUARDO A. O. TOLEDO/MG–

...E Suas Trovas Ficaram

Uberaba, escuto agora,
sinal que do campo vem:
se um boi mugir, não demora,
logo aparece o meu bem.
–EVA REIS/MG–

Simplesmente Poesia

MOTE:
Ponha luz no seu caminho,

pinte a estrada de alegria,
deixe um rastro de carinho,
faça um mundo de poesia!
–DÁGUIMA VERÔNICA/MG–

GLOSA:
Ponha luz no seu caminho,
torne o mundo mais risonho
e em seu peito teça um ninho
para abrigar o meu sonho.

Com um pincel multicor
pinte a estrada de alegria,
no ramo rubro da dor,
ponha a flor da fantasia.

Da rosa retire o espinho,
semeie versos pelo ar,
deixe um rastro de carinho,
por onde você passar.

Cante a vida alheia às dores
constantes no dia a dia
e, dos próprios dissabores,
faça um mundo de poesia!”
–JURACI SIQUEIRA/PA–

Estrofe do Dia

Sem nenhuma segurança,
esse inventor nota mil
fez o céu cor de anil,
fez o mar cor de esperança,
fez a preguiça que é mansa,
fez o guará que é voraz,
os macacos imorais
e o passarinho inocente;
Deus é tão sábio que a gente
não entende o que ele faz.
–RAIMUNDO NONATO/CE–

Soneto do Dia

–EDMAR JAPIASSÚ MAIA/RJ–
Quintana – A Alma do Poeta.

A Lua e as estrelas reluzentes
bordam no espaço o seu tapete imenso...
E os bardos que o pranteiam, reverentes,
têm o aroma das flores por incenso.

Nas alvoradas soam, envolventes,
chilreios que dão vida ao verde extenso...
E “eu passarinho”, a desbravar os poentes,
espreito um verso na amplidão suspenso.

Um verso que me dê o testemunho
de um Ser eterno... e a pena, que eu empunho,
desperta e risca a folha ainda vazia...

A inspiração me envolve... a paz me acalma...
E se poesia é amor presente na alma,
Mário Quintana: – és a alma da poesia!

Fonte:
Colaboração de Ademar Macedo

Nenhum comentário: