quinta-feira, 5 de maio de 2011

Homenagem às Mães em Poesias e Trovas


Antonio Manoel Abreu Sardenberg
AMOR DE MÃE


Seu ventre é solo fecundo
Que gera e abriga a vida,
É paixão sem ter medida
De um sonho realizado,
É aconchego do ninho
Que acolhe com carinho
O amor tão esperado.

Com sua voz acalenta
Com um canto delicado...
No seu peito amamenta
E com amor alimenta
O filho tão desejado!

Com a mão acaricia
Em toque meigo e sublime...
Seu brilhante olhar exprime
Na mais ardente paixão
O amor que também pulsa
No pequeno coração.

A sua boca tem beijo
Mais doce do que o mel,
Em sua prece o desejo
De dar para seu rebento
Um pedacinho do céu.

Na alma toda esperança
De um futuro promissor
Para o filho que gerou
De quem tanto quer o bem:
Que em sua caminhada
Consiga vencer também.

Que os anjos digam amém
E em coro com os arcanjos,
No mais harmonioso arranjo,
Cantem com todo fervor
Um hino de puro amor
Para a santa e amada MÃE!

Amilton Maciel Monteiro
EXEMPLO DE MÃE

Não me admiro de sentir saudade
De meus longínquos tempos de criança,
Vividos na escassez, é bem verdade,
Mas com imenso amor e esperança.

A gente era pobre e a cidade
Nem possuía luz ou segurança
De algum Doutor. Mas nessa qualidade
Aquilo é um sonho em minha lembrança...

Pois o importante é que então vivendo
De modo simples, "remendando o pano",
só de carinho a gente ia crescendo...

A grande fé em Deus nos consolava,
Mudava em alegria o desengano...
Tal o exemplo que mamãe nos dava!

José Antonio Jacob
ILUSÃO MATERNA


Ele era criança e pouco compreendia
O que era a dor de ter amor ausente,
Sua rua era tudo o que ele via,
E olhava tudo muito de repente...

Contava estrelas sempre que podia,
E, ao vê-las, toda noite, simplesmente,
Fitava a mãe e com o olhar pedia
Uma dessas estrelas de presente.

E a mãe, com sua doce voz, dizia:
- A estrela é uma alma boa que partiu
Para com Deus, no além, sempre existir.

Hoje, já velho, ao ver a Estrela-Guia,
Ele, iludido, crê no que não viu:
- A sua mãe no céu a lhe sorrir!

Maria Nascimento Santos Carvalho
MÃE MARINA


MAMÃE, quando retorno ao meu passado
tão rico de pobreza e de esperança,
imagino que estou ainda ao teu lado,
e volte a me sentir em segurança...

E projetando tudo na lembrança
vejo que, se houve sonho malogrado,
o amor que recebi desde criança
evitou que eu tivesse fracassado.

És milagrosa, Santa MÃE MARINA,
uma estrela radiosa, a luz divina
que enfeita meus caminhos, e me guia,

pois quando fico triste, em pensamento,
chego aonde estás e abrandas meu tormento,
minha Nossa Senhora da Alegria !

Alda Corrêa Mendes Moreira
PALAVRAS A MINHA MÃE


De ti eu recebi, ó minha mãe querida,
o bem maior que Deus sempre me ofereceu.
Tu foste para mim bela e rara jazida;
só por isto agradeço o dom que Ele me deu.

Em tuas doces mãos, em toda e qualquer lida,
sentia eternamente o amparo do anjo meu
e uma palavra tua era só despedida
para qualquer sofrer deste ser sempre teu.

A vida, infelizmente, a nós causa também
muita tristeza e dor, vindas talvez do Além,
e um dia eu te perdi, imersa em muita dor.

Estou sempre sentindo a falta deste Alguém.
Bem triste é a saudade agora, Mãe, porém,
muita ventura eu tive ao ganhar teu amor!

Maria da Fonseca
Homenagem à Minha Mãe


Talvez não fosse a filha que esperavas
Nem tu a Mãe que desejava ter.
Mas eu te quero muito e tu me amavas,
A Deus e a ti devo todo o meu ser.

Tu, minha Mãe, sabias a verdade,
Sabias a verdade e não contaste.
Ao cumprir tua ultima vontade
Compreendi então porque a ocultaste.

A tua vida foi grande lição
Que eu procurarei sempre recordar.
Quão forte era teu nobre coração
E como foste heróica em teu lutar.

Os teus valores são também os meus.
E essa força que de ti recebi,
Recebeste-a do nosso mesmo Deus.
Só ao perder-te Mãe é que entendi!
=================

TROVAS

Na varanda, um quadro lindo:
a jovem mãe e a criança:
- Era a ternura sorrindo,
amamentando a esperança!
A. A. DE ASSIS - MARINGÁ

Deus, em toda a sua glória,
com tanta grandeza e brilho,
pra completar sua história,
quis ter mãe e quis ser filho!
GISLAINE CANALES – B. CAMBORIÚ

Depois que, mãe tu partiste,
como uma Santa em seu véu,
o céu que eu via tão longe,
ficou mais perto, e mais céu...
ADELMAR TAVARES – PE

“Quem tiver filhos pequenos
por força há de cantar:
quantas vezes as mães cantam
com vontade de chorar.”
LUIZ HÉLIO FRIEDRICH – PR

Mãe, por mais que eu me concentre
na importância do que faço,
não esqueço que o teu ventre
foi o meu primeiro espaço.
ALMERINDA LIPORAGE – RJ

Mamãe, tua idade avança
e eu, triste, não me consolo,
porque sou sempre a criança
que precisa do teu colo!
MARIA NASCIMENTO - RJ

Guarda no olhar a doçura
com que me embalou um dia.
Mãe lembra sempre a figura
e a ternura de Maria.
NILCI GUIMARÃES – RJ

Para você, mãe, a prece
deste filho agradecido
que na terra não se esquece
de tanto amor recebido.
A. M. A. SARDENBERG – RJ

Como de um eixo central,
desde a manhã à noitinha,
a vida toda de um lar
gira em torno da mãezinha.
PEDRO COLTRO – SP

Minha mãe! Quanta saudade
de quem deixou-me, na Terra,
lições de total bondade
e de paz em plena guerra...
CLEVANE PESSOA – MG

Caso a sobremesa fosse
escassa, mamãe dizia:
- Tomem! Não gosto de doce!
... e docemente sorria
VANDA FAGUNDES QUEIROZ - PR

Fontes:

Nenhum comentário: