quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ivan Carlo (Manual de Redação Jornalística) Parte 10, final e biografia


CAPÍTULO 9
ORGANIZANDO AS INFORMAÇÕES EM FRASES SIMPLES


Um dos principais problemas de quem começa a fazer matérias jornalísticas é a tendência de juntar várias informações em uma única frase.

A função do jornalista, além de divulgar informações, é também organizá-las de forma que o leitor possa identificar rapidamente o que quer no texto. Ao se juntar várias informações numa única frase, o jornalista dificulta a leitura e pode levar a compreensões completamente equivocadas – isso quando o leitor consegue ir até o fim do texto.

Vamos imaginar uma situação. O jornalista José Energúmeno foi mandado para fazer uma matéria a respeito de um acidente de trânsito. Ele descobriu que o acidente havia ocorrido com um ônibus e redigiu a seguinte frase:

UM ÔNIBUS SE ACIDENTOU NA BR 346.

Energúmeno achou que era pouco. Podia ser até um bom título, mas certamente ainda faltava algo para se tornar uma matéria. Você consegue imaginar o que falta? Sim, basta se lembrar das seis perguntas. Ele percebeu que faltavam personagens para a história: os passageiros, e redigiu assim a sua frase:

UM ÔNIBUS, TRANSPORTANDO 20 PASSAGEIROS, SE ACIDENTOU NA BR 346.

Tudo bem. Só que seria interessante dizer quem eram essas pessoas. O leitor deve ser seduzido pela matéria. Energúmeno achou que a presença de crianças no ônibus ia ajudar o leitor a se identificar com a situação. Então ficou assim:

UM ÔNIBUS, TRANSPORTANDO 20 PASSAGEIROS, ENTRE ELES UM MULHER E DUAS CRIANÇAS, SE ACIDENTOU NA BR 346.

Em seguida ele foi acrescentando novas informações à frase:

UM ÔNIBUS, TRANSPORTANDO 20 PESSOAS, ENTRE ELES UMA MULHER E DUAS CRIANÇAS, BATEU EM UM CARRO NA BR 346.

UM ÔNIBUS DA LINHA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SÃO PAULO, TRANSPORTANDO 20 PESSOAS, ENTRE ELES UMA MULHER E DUAS CRIANÇAS, BATEU EM UM CARRO NA BR 346.

UM ÔNIBUS DA LINHA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SÃO PAULO, TRANSPORTANDO 20 PESSOAS, ENTRE ELES UMA MULHER E DUAS CRIANÇAS, BATEU EM UM CARRO MODELO CORSA NA BR 346.

UM ÔNIBUS DA LINHA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SÃO PAULO, TRANSPORTANDO 20 PESSOAS, ENTRE ELES UMA MULHER E DUAS CRIANÇAS, BATEU EM UM CARRO MODELO CORSA, QUE CAPOTOU, NA BR 346.

UM ÔNIBUS DA LINHA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SÃO PAULO, TRANSPORTANDO 20 PESSOAS, ENTRE ELES UMA MULHER E DUAS CRIANÇAS, BATEU, NA NOITE DE ONTEM, EM UM CARRO MODELO CORSA, QUE CAPOTOU, NA BR 346.

UM ÔNIBUS DA LINHA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SÃO PAULO, TRANSPORTANDO 20 PESSOAS, ENTRE ELES UMA MULHER E DUAS CRIANÇAS, BATEU, ÀS 19 HORAS DE ONTEM, EM UM CARRO MODELO CORSA, QUE CAPOTOU, NA BR 346 E MORRERAM 15 PESSOAS.

UM ÔNIBUS DA LINHA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SÃO PAULO, TRANSPORTANDO 20 PESSOAS QUE ESTAVAM DE FÉRIAS, ENTRE ELES UMA MULHER E DUAS CRIANÇAS, BATEU, ÀS 19 HORAS DE ONTEM , EM UM CARRO MODELO CORSA, QUE CAPOTOU, NA BR 346 E MORRERAM 15 PESSOAS.

UM ÔNIBUS DA LINHA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SÃO PAULO, TRANSPORTANDO 20 PESSOAS QUE ESTAVAM DE FÉRIAS, ENTRE ELES UMA MULHER E DUAS CRIANÇAS, BATEU, ÀS 19 HORAS DE ONTEM, EM UM CARRO MODELO CORSA, QUE CAPOTOU, NA BR 346 E MORRERAM 15 PESSOAS E A POLÍCIA ACREDITA QUE O MOTORISTA ESTIVESSE EMBRIAGADO. .

UM ÔNIBUS DA LINHA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SÃO PAULO, TRANSPORTANDO 20 PESSOAS QUE ESTAVAM DE FÉRIAS, ENTRE ELES UMA MULHER E DUAS CRIANÇAS, BATEU, ÀS 19 HORAS DE ONTEM, EM UM CARRO MODELO CORSA, QUE CAPOTOU, NA BR 346 E MORRERAM 15 PESSOAS E A POLÍCIA ACREDITA QUE O MOTORISTA, QUE SOBREVIVEU, ESTAVA EMBRIAGADO.

No final, Energúmeno redigiu a seguinte frase:

UM ÔNIBUS DA LINHA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SÃO PAULO, TRANSPORTANDO 20 PESSOAS QUE ESTAVAM DE FÉRIAS, ENTRE ELES UMA MULHER E DUAS CRIANÇAS, BATEU, ÀS 19 HORAS DE ONTEM, EM UM CARRO MODELO CORSA, QUE CAPOTOU, NA BR 346 E MORRERAM 15 PESSOAS E A POLÍCIA ACREDITA QUE O MOTORISTA, QUE SOBREVIVEU, ESTAVA EMBRIAGADO, MAS ELE NEGA PORQUE NÃO HÁ NENHUMA PROVA DISSO E OS POLICIAIS NÃO FIZERAM TESTE DE BAFÔMETRO.

O editor, claro, não entendeu nada. Nem os leitores. Vamos tentar melhorar o texto do Energúmeno. Reescreva o parágrafo, organizando as informações em frases simples.

BIBLIOGRAFIA
EPSTEIN, Isaac. Teoria da Informação. São Paulo, Ática, 1986.
LAGE, Nilson. Linguagem Jornalística. São Paulo, Ática, 1993. Manual de Estilo Editora Abril. São Paulo, Nova Fronteira, 1990.
Manual Geral da Redação - Folha de São Paulo. São Paulo, Folha de São Paulo, 1987.
MEDINA, Cremilda. Entrevista - o diálogo possível. São Paulo, Ática, 1990.
PIGNATARI, Décio. Informação. Linguagem. Comunicação. São Paulo, Perspectiva, 1976.
VANOYE, Francis. Usos da Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
Folha on line - http://www.uol.com.br/folha
Terra Notícias - http://www.terra.com.br/frterra.htm


Sobre o Autor e sua Obra

O Prof. Ivan Carlo é jornalista, professor, roteirista e escritor. Mestre em comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo.
Tem realizado trabalhos para publicidade, como o roteiro do desenho animado "SUS", para a Secretaria de Saúde de Curitiba.
Sua produção literária inclui um livro infantil (Os Gatos, editora Módulo), um artigo na coletânea de artigos acadêmicos Histórias em Quadrinhos no Brasil: Teoria e prática e o livro Spaceballs, publicado pela Associação Brasileira de Arte Fantástica.

Colabora com vários sites e publicações, sob o pseudônimo de Gian Danton. Produz roteiros de quadrinhos desde 1989, quando estreou na extinta revista Calafrio. Sua produção de roteiros para quadrinhos inclui histórias para as editoras Nova Sampa, ICEA, D´arte, Brazilian Heavy Metal, Metal Pesado e para a editora norteamericana Phantagraphics.

Seu trabalho mais recente na área de quadrinhos foi o roteiro e a edição de texto da revista Manticore pelo qual ganhou os prêmios Ângelo Agostini (melhor roteirista de 1999) e HQ Mix (melhor lançamento de terror).

Mantém o site Idéias de Jeca-tatu (http://www.lagartixa.net/jecatatu), único no Brasil especializado na discussão sobre roteiro para quadrinhos. É professor titular de Língua Portuguesa do Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP e coordenador do curso de jornalismo da Faculdade SEAMA. Para corresponder como Prof. Ivan Carlo escreva: calliope@uol.com.br


Fonte:
Virtualbooks

Nenhum comentário: