quarta-feira, 26 de outubro de 2011

V Bienal do Livro de Alagoas (encerra-se dia 30 de outubro, domingo)


A V Bienal do Livro de Alagoas começou na última sexta – feira (21/10) e acontece até 30 de outubro. A Bienal é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, através da EDUFAL – Editora da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da ABEU (Associação Brasileira dos Editores Universitários), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas.

O patrono dessa edição é o jornalista alagoano Audálio Dantas. Na abertura, o evento também contou com a presença do Sr. Vitor Tavares, Vice-Presidente da CBL. O país homenageado é a Itália, fazendo parte das comemorações oficiais do Momento Itália – Brasil (MIB) 2011/2012, contando com grandes nomes da literatura italiana.

O evento é bem localizado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, com facilidade de acesso de estacionamento, dotado de segurança pública e particular, em uma área total de 6.137m², divididos em 4.727m² de área de Exposição, com 147 estandes, 405m² de foyer e recepção. Possui 1600 m² de mezanino, 5 salas para oficinas literárias e de criação, auditório com 500 lugares, sala para palestras, debates com autores regionais, locais e internacionais para 120 lugares e um café literário para lançamentos e bate-papo com os autores, além da praça de autógrafos, que possibilitará a interação entre autores independentes e o público visitante.

Com a proposta de continuidade da IV Bienal, a V edição da Bienal do Livro tem o propósito de marcar a presença das editoras de várias partes do país e do exterior junto ao público alagoano, através de seus últimos lançamentos, proporcionando aos estudantes de vários níveis, aos acadêmicos, professores, comunidade em geral a possibilidade de contato com material literário de várias áreas do conhecimento.

A Bienal deve reunir representação de mais de 500 editoras universitárias e comerciais de todo o país, com aproximadamente 22 mil títulos, e receber a visita estimada de 180 a 200 mil pessoas. Para esta edição, estão programadas 102 palestras, 57 oficinas, 315 lançamentos, 04 seminários, 01 simpósio, 22 mesas-redondas, 01 fórum, além de performances, espetáculos e contações de histórias.

A rede de ensino pública e particular será mobilizada e as visitas pré-agendadas e monitoradas devem atender mais de 70 mil alunos. A visitação escolar dá a dimensão do papel do evento no contexto educacional. Significa para os estudantes um aprendizado especial e diferente da rotina das aulas. Para as escolas, é um momento único de estimular e conscientizar suas turmas sobre a importância do livro e da leitura e a amplitude do universo literário.

Seguindo os princípios de Leitura para Todos, a V Bienal terá em sua agenda cultural 14 oficinas de literatura inclusiva nas mais diversas modalidades: Braille, libras e oficinas voltadas para portadores de deficiências intelectuais e múltiplas.

Pela segunda vez, acontecerá em uma Bienal o Encontro do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura –, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, e à Secretaria de Estado da Cultura. Além de fortalecer ações de estímulo à leitura, possibilitará aos gestores de bibliotecas públicas, comunitárias e rurais conhecer e visitar a Bienal.

A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas conta com a participação dos países já confirmados: Itália, México, Peru, Portugal, França e Colômbia, além de uma Exposição das Editoras Universitárias da América Latina e Caribe. O país homenageado é a Itália, fazendo parte das comemorações oficiais do Momento Itália – Brasil (MIB) 2011/2012 contando com grandes nomes da literatura italiana.

Em parceria com o SESC e o Instituto Pró-Livro, acontecerá uma Bienal de crianças no mezanino, onde será montada uma estrutura para o túnel de livros, com atores contando os capítulos da história, uma "oficina do escritor" com visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita. Haverá ainda o palco “Livro Aberto” com mostrinhas de contações de histórias e atrações durante todo o período da Bienal.

Contando também com uma parceria entre o SENAC, SEBRAE e ABRASEL, haverá um Espaço Gourmet, apresentando chefes de cozinha, fazendo ligação com a literatura grastronômica.

Todas as oficinas têm um número limitado de vagas e fornecem certificado (nas oficinas com dois módulos, será obrigatória a presença em ambos para obter o certificado);

PROGRAMAÇÃO DO DIA 27 AO DIA 30

DIA 27 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

AUDITÓRIO

10h às 13h – PROLER Encerramento - Painel: “Lei nº 12.244 – Universalização das bibliotecas escolares no Brasil” - Francisca Rosaline L. Mota e Cícero Péricles

14h às 17h – Palestra “Nossa Língua Portuguesa – Uma Conversa Com o Prof. Pasquale” - Prof. Pasquale Cipro Neto
Auditório A:

19h às 21h – Palestra: “Ações culturais com jovens em comunidade de risco” - Licurgo Spinola
Auditório B:

19h às 22h – Painel Literário SESC- A nova literatura é uma literatura nova? - Marcelino Freire, autores do Prêmio SESC de Literatura e convidados Mediação de Joelma Rodrigues e Maria José Duarte

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h – Palestra: “O Pré-Sal e seus desafios” - Marcos Gonçalves (Petrobras – AL)

14h às 15h30 – Palestra: “A Utilização das Mídias Sociais no Ambiente Educacional” - Dalgoberto Miquilino Pinho Jr.

16h – Palestra: “O Pré-Sal e seus desafios” - Marcos Gonçalves (Petrobras - AL)

19h – Mesa Redonda: “Literatura, memória e globalização” - Presenças Internacionais: Simonetta Agnello, Giancarlo De Cataldo, Giorgio De Marchis

SALA LUITGARDE BARROS

10h às 13h – Oficina: “Conte uma História: O Lúdico na Literatura Infantil” - Marize Sarmento e Maria Isabel Barbosa Fernandes (35 vagas)

16h às 18h – Mesa Redonda: “Sertão, República e Nação: Uma Chave de Leitura para a Ação ‘Civilizadora’ de Delmiro Gouveia na Vila da Pedra” - Elcio Verçosa, Elcio Verçosa Filho e Edivaldo F. do Nascimento (50 pessoas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina de Inclusão: (para pessoas com deficiência mental e múltiplas)

9h30 às 10h30 - “A baratinha” (60 vagas)

11h às 12h30 - “A cigarra e a formiguinha” (60 vagas) Oficina de Inclusão (para pessoas com deficiência mental e múltiplas)

14h às 15h30 – “A baratinha” (60 vagas)

16h às 18h – “A cigarra e a formiguinha” (60 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Oficina: “Música e Dança na Educação Infantil” - Cleriston Izidro dos Anjos e Gicelma de Oliveira Cavalcante

10h às 12h - Módulo I

14h às 18h - Módulo II (40 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 13h – Oficina: “Entre a Lei e a Prática: subsídios para trabalhar a questão racial no espaço da escola” - Nanci Helena Rebouças Franco (30 vagas)

16h às 17h – Palestra: “A ironia na ficção de Graciliano Ramos.” - Neide Medeiros Santos

17h às 18h – Palestra: “A história literária e cultural de Palmeira dos Índios” - Isvânia Marques

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores

14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Leitura com Letras Sonoras

17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

DIA 28 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)

AUDITÓRIO

Ìgbà Ábídí – VI Seminário Afro-Internacional - Ìkàwe ! Ìmó (Leitura e saber) - Países Presentes: Cabo Verde, Moçambique, Angola e Guiné Bissau
10h às 12h ; 14h às 17h

Auditório A:

19h às 22h – Painel Literário SESC – A nova literatura é uma literatura nova? - Lorival Holanda, autores do Prêmio SESC Mediação de Joelma Rodrigues e Maria José Duarte

Auditório B:

19h – Palestra: “Educando com as Ferramentas da Simplicidade” - Hamilton Werneck
SALA AUDÁLIO DANTAS

10h às 12h – Mesa redonda : Poesia em movimento - José Inácio Vieira de Melo, Lêdo Ivo, Ricardo Cabús e Gal Monteiro

16h às 18h – Mesa Redonda: “João Craveiro Costa – revisitando o pensador da História, da Pedagogia e da didática em Alagoas” - Elcio de Gusmão Verçosa, Elione Maria Nogueira Diógenes e Ivanildo Gomes dos Santos

19h – Palestra: “Jornalismo Literário” - Fernando Morais e Teresa Ribeiro

SALA LUITGARDE BARROS

10h às 13h – Oficina: “Novas Tecnologias para Preservação do Acervo” - Gláucia Gomes (40 vagas)

16h às 18h – Lançamento: “VII Tópica – Revista de Psicanálise “ e do site do Grupo Psicanalítico de Alagoas – GPAL- (80 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

10h às 13h - Palestra: “Comunicação Visual” - Paulo Araújo (70 vagas)
Apresentação: “Leitura e Cultura na 3ª Idade”- Grupo Novo Despertar

14h às 16h (60 vagas) ; 16h às 18h (60 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Oficina: “Publicações Periódicas Científicas Impressas” - Anamaria da Costa Cruz

10h às 13h – Módulo I

14h às 18h – Módulo II (30 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 12h – Palestra: “Biblioteca como espaço de memória” - Adriana Guimarães e Ana Cláudia Magalhães (70 vagas)

16h às 17h – Palestra: “A importância da leitura para crianças e jovens alagoanos” - Carlindo de Lira Pereira

17h às 18h – Palestra: “Pontos de lazer e difusão da cultura de Arapiraca” - Franciane Santos Azevedo

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores

14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Leitura com Letras Sonoras

17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

DIA 29 DE OUTUBRO (SÁBADO)

AUDITÓRIO

10h às 12h – Projeto: “Mães Leitoras e Arapiraquinhas” - Prefeitura de Arapiraca

15h às 19h – SESC Mostra Gogó da Ema de Contadores de História

19h às 22h – SESC Mostra Gogó da Ema de Contadores de História

SALA AUDÁLIO DANTAS

15h – Mesa Redonda: “Jornalismo Literário” - Ricardo Kotscho, Audálio Dantas e Fernando Morais

18h – Conferência: “Relação cultural Itália e Brasil em especial MIB 2011/2012” - Francesco Piccione (Consul da Itália)

20h – Palestra: “Metrópole Comunicacional e Fetichismos Visuais” - Massimo Canevacci (Itália)
SALA LUITGARDE BARROS

Oficina SESC: “Estudos e formação para Contadores de Histórias”

10h às 12h - Módulo I

13h às 15h - Módulo II (30 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina: “Oficina de Criatividade” - Luciana Bezerra

10h às 13h - Módulo I

14h às 18h - Módulo II (40 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

10h às 12h – Mesa Redonda: “Índios de Alagoas – Economia e Cotidiano” - Luiz Sávio de Almeida e Amaro Leite da Silva (70 vagas)

14h às 15h – Palestra: “Bullying, to fora! Como identificar seus personagens” - Nara Virgínia Rocha Simões Anadão (90 vagas)

16h às 18h – Mesa-Redonda: “As esquerdas e a Democracia”, seguido de lançamento dos autores Michel Zaidan, Marco Mondaini

SALA LÊDO IVO

Oficina SESC: “Estudos e formação para Contadores de Histórias” - (30 vagas)

16h às 18h – Palestra: “Uma breve viagem pela tradição literária de Penedo” - Francisco Araujo Filho (70 vagas)

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores

14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h , das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Mostrinha Gogó da Ema de Contadores de Histórias

17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

DIA 30 DE OUTUBRO (DOMINGO)

AUDITÓRIO

10h às 12h – Palestra Show –“Colcha de leituras”- ensaios para unir amores e alinhavar leitores - Jonas Ribeiro

13h às 19h – SESC Mostra Gogó da Ema de Contadores de História

20h – SESC Palestra: “A contação de estórias no processo leitor” - Rubem Alves

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h às 12h – Mesa Redonda: “A importância da sociedade civil para a construção de políticas públicas do livro, da literatura e da leitura” - Maria das Dores Andrade de Barros, Vereador Proponente da Lei do livro de Olinda, Leocádia da Hora e Amanda Lima

15h às 16h30 – Lançamento: “Revista Política Democrática”

16h30 às 18h – Lançamento do Livro: “Grande Sertão”, do Dirceu Lindoso

18 às 19h30 – Palestra: “Astrojildo Pereira: a crença num Brasil gigante.” - J. R. Guedes de Oliveira

20:00h – Palestra: “Dario Fo: a dramaturgia a partir da cena” - Neyde Veneziano

SALA LUITGARDE BARROS

Oficina SESC: “Formação para Contadores de Histórias”

10h às 12h - Módulo I

13h às 15h - Módulo II (30 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina de Braille: Noções Básicas

10h às 12h - Módulo I

14h às 18h - Módulo II (20 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Oficina de Libras: Noções Básicas - Suely Sampaio R. Jimenez, Jerlan Pereira Batista e Jaqueline Soares dos Santos

10h às 13h - Módulo I

15h às 18h - Módulo II (35 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 12h – Oficina: “Felicidade Clandestina: Uma Experiência de Leitura Literária na Educação Básica” - Jairo José Campos da Costa (50 vagas)

16h às 18h – Palestra: “Justiça à poesia” Pedro Onofre de Araújo

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores

14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 - Mostrinha Gogó da Ema de Contadores de Histórias

17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita
CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

Fontes:
- Câmara Brasileira do Livro
- http://www.edufal.com.br/bienal2011/index.php/

Nenhum comentário: