sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Francisco Neves Macedo (Livro de Sonetos e Trovas)


“PAZ”

Na rapidez da informática,
meu sonho dura um segundo,
numa proposta automática
Paz, ponto com, ponto mundo.

ESTAÇÕES

Nós, duas almas que desabrochavam,
começavam viver os bons momentos,
cheios de grande amor, encantamentos
que em arroubos de ardor se enamoravam.

Braços, que ao sabor, já se entrelaçavam,
seguindo, os corações, os batimentos,
a mesma comunhão de sentimentos,
desnudos, nossos corpos que se amavam.

Primaveras, outonos... Estações,
velhos costumes,, sem as emoções
dia a dia a verdade que me ensina.

Nosso futuro, que nos corações,
se anunciavam, cheios de paixões.
agoniza no chão desta rotina

EU CULTIVO UMA FLOR

No segundo semestre de setembro,
plantas se vestem das mais lindas cores
que eclodem no campo em forma de flores,
tantas, que os nomes, não sei ou não lembro.

No ar, toda a embriaguez, na qual relembro,
as festas, os buquês e os meus amores,
a doce inspiração e os trovadores,
e dos Jogos Florais e cada membro.

Primavera, Poética Estação,
que faz esparramar, pelo sertão,
as chananas, orquídeas, lindas rosas!

Eu cultivo uma flor... Mulher, “Rainha”...
Mulher amada que será só minha.
Pétalas de emoções miraculosas!

ICONOCLASTAS DO MEIO AMBIENTE

As árvores são tanta e já floridas,
e são milhares, todas importantes,
mas sei também de muitas ressequidas,
que a moto serra, fez agonizantes.

Árvores tombam, tantas, tanta vidas,
por mãos e mentes, as mais ignorantes,
nas ambições nefastas desmedidas,
o que lhes tornam torpes ruminantes.

Do apocalipse, a “besta” da ambição,
com a maldita, moto serra à mão,
destruindo as irmãs da nossa gente.

Vem a mortal desertificação,
morte virá também ao falso irmão:
Iconoclasta do Meio Ambiente.

AMIGO! UM IRMÃO QUE A GENTE ESCOLHE...

Fazer escolhas, nesta minha vida,
é o dia a dia que se faz dever,
e quando eu erro vem todo um sofrer,
mas, se a escolha é banal, fica esquecida.

Um carro, um disco, um anel, uma bebida,
uma mulher, um livro para ler,
a nossa fé, time para torcer,
uma viagem, um som, uma comida.

Fiz tantas vezes essa escolha errada,
usei o livre-arbítrio para nada!
mas, quem está na chuva, que se molhe...

Há uma escolha que é definitiva,
e eu me baseio nesta afirmativa:
Amigo é aquele irmão que agente escolhe.

CRÍSTICO ABRAÇO

Um momento maior de devoção,
de desespero e dor, fé incontida,
onde, não mais que a força da oração ,
era capaz de dar sentido à vida!

Na igreja, porta aberta, contrição...
Buscava ali, minha última guarida,
e genuflexo, fiz uma oração
com a minha alma em dor estremecida.

Nunca sentira, nunca tinha visto,
tanta empatia olhando para o Cristo,
a quem olhava com um olhar fixo...

Neste momento de êxtase senti,
o seu abraço e “despertando” vi...
Seus braços, já voltando ao crucifixo!

SOU O NÚMERO 300

Sou número trezentos deste autor,
que dedica-se à mim de coração
e que faz a maior divulgação,
tentando resgatar o meu valor...

São tantos temas... Da vida, do amor,
sonho, saudade, lágrimas, paixão.
Sou sua vida eivada de emoção,
sou a celebração por onde for.

Sou o soneto que está em sua alma,
carente de leitor, aplauso e palma!
Sou despertar do verso que dormia!

Um sentimento para declamar
que enternecendo, quer se propagar...
Sou em verdade a própria poesia!

...E AMOR SE FEZ SONETO

Sono esquecido, a acolho, nos meus braços,
ouço o teu respirar, lindo, ofegante,
nos seus carinhos, mil beijos e “amassos”,
instante lindo, não mais que um instante!

Tomo-te, assim, vasculho teus espaços,
orgasmos loucos, sonhos fascinantes!
Por tudo que fizemos, os cansaços,
se fazem adrenalina nos amantes.

Respiração... O som que enleva a gente,
agora se faz terna, mas, ardente.
Voz que em louco prazer se faz dueto.

Onde estiver, é certo estar presente,
cada suspiro, que trará na mente,
este momento, que se fez soneto!

ADEUS A CHICO MOTA

Irmão Francisco Mota, o trovador,
partiu sem avisar e nós ficamos:
A decisão de Deus, nós aceitamos,
mas, com muita saudade e muito amor.

No momento do adeus do trovador,
sua vida em flashback repassamos
e um mundo de poesias encontramos,
nos repentes repletos de esplendor

Chico Mota, poeta rei da rima,
no seu novo habitat no andar de cima
com Castro Alves, Luiz, entre outros astros…

Miríades de versos mundo a fora,
no momento maior dele ir embora,
o Chico Mota, deixa como rastros!

BOM DIA EMOCIONAL...

Receba, neste dia, meu Bom dia!
Em um arroubo, assim, feito um lampejo,
eu não apenas digo, mas, desejo,
e espero que ele encontre sintonia.

Até concordo que a tecnologia,
faz máquina dizer e com gracejo,
no impessoal e sem nenhum traquejo,
um bom dia, qualquer, sem energia...

Bom dia!... Não apenas cumprimento,
mas que traduza todo um sentimento,
e o dia será bom, se for assim...

Meu “Bom dia” tem forma de oração...
É um desejo que vem do coração,
Com a fé neste Deus que habita em mim!...

*****************************
Faça de um simples Bom dia,
um ato de comunhão...
Levando “ao outro” a energia
que está no seu coração!
*****************************

“CAMINZA”

Folião pela própria natureza,
sexta-feira e eu curtindo essa folia,
já estou embriagado de alegria,
ressaca quinta feira é uma certeza

Grande “momo” na sua realeza,
assinou minha carta de alforria
eu vou extravasar minha euforia
vou esquecer de vez minha pobreza

No carnaval, brincar, sei que é preciso,
curtindo muita zorra com juízo:
Ainda ontem eu ouvi de um folião.

De hoje até a quarta-feira, que é de cinza,
para amar só se usar uma “caminza”:
Diz ao filho o “bebum” “chei” de razão!

ÊXODO RURAL

Certa noite eu sonhei, quando dormia,
que os campos e os roçados do sertão,
tristes estavam, sem um só irmão!
E quanto mais olhava, menos via.

Que ninguém mais plantava nem colhia,
nada, nem uma fruta, nem um grão,
quase um deserto em vez da plantação...
Brotou dentro de mim uma agonia.

Cidades, vi em sonho, no momento,
o seu povo a clamar por alimento...
Desespero total... Não tinha nome!

Pelo êxodo rural que acontecera,
grande parte dos homens já morrera...
Pelo maior flagelo... A negra fome!

*************************
Filho, agora vá buscar,
os gravetos, não demore.
Se a fome te torturar...
Sê forte, filho, não chore!
**************************

BEIJO – O DESPERTAR

Encantamento, mais que encantamento!
Um lindo despertar, de duas vidas,
em emoções, que vão, enlouquecidas,
vivendo o novo, com deslumbramento!

Os quatro braços, prendem, libertando,
corpos e almas, agora, ensandecidas,
são emoções em bocas hoje unidas...
Primeiro beijo, fogo crepitando!

Dois lábios, sensações, loucas, plurais,
quase uma dor, nirvanas divinais,
num corpo só, unindo os corações.

Nós dois envoltos: Sonho multicor...
Ir adiante, em êxtase de amor,
no inevitável fogo das paixões.

**********************
Os lábios, num beijo, unidos,
despertam grande paixão...
Tornam um só, dois sentidos,
de dois, um só coração!
***********************
Fontes:
Efigênia Coutinho. 1000 Sonetos . Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores (AVSPE). 2009.
http://chicomota.com/tag/francisco-neves-de-macedo/
http://www.satelitefm.com.br/
http://academia-alace.com.br/eventos2.html
http://www.sardenbergpoesias.com.br/aniversario_2008/primavera/primavera.htm

Nenhum comentário: