terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ivan Carlo (Manual de Redação Jornalística) Parte 9


CAPÍTULO 8
A PAUTA

Ela é uma introdução a respeito do tema, orientando o repórter quanto ao assunto e o ponto de vista que deve ser explorado.

Normalmente é feita pelo editor ou pelo pauteiro e entregue ao repórter assim que ele chega à redação.

Segundo o Manual Geral da Redação da Folha de São Paulo, a pauta deve ter:

1) Um breve histórico dos acontecimentos que constituem o objeto da reportagem;

2) Um roteiro das questões essenciais que a reportagem deverá responder;

3) Pelo menos uma hipótese que a reportagem vai confirmar ou refutar;

4) Aspectos mais relevantes para a linha editorial da FOLHA no tema da reportagem;

5) Aspectos até então pouco explorados sobre o assunto;

6) Indicações de nomes de pessoas, com endereços e telefone, que podem ser procuradas como fonte de informações.

Claro que esse é padrão ideal de uma pauta. Algumas pautas podem ter menos informações. Mas é essencial que seja repassado ao repórter o assunto de maneira bastante clara, com o enfoque que deve ser seguido e as sugestões de fontes, com nome e telefone.

EXEMPLO DE PAUTA

INTERNET ATRAI PUBLICITÁRIOS
A confecção de home-pages, uma atividade antes dominada por técnicos em informática, está atraindo cada vez mais publicitários. A matéria deve enfocar essa mudança e esclarecer porque os empresários estão preferindo contratar agências de publicidade para fazer suas home-pages. O que os publicitários fazem de diferente? Um visual mais bonito? Mais facilidade de navegação?

Entrevistar:
publicitários que estão se aventurando na nova mídia.
Empresários que estão dando preferência às agências.
Técnicos em informática.

Sugestões de fontes:
Elísio Eliam, da agência Da Vinci - fone 333-3333

Sugestão de pergunta:
Qual é o atrativo da internet para as agências?
Fernando Silva - técnico - fone 444-4444

Sugestão de pergunta:
Os técnicos estão se sentido ameaçados?
José Moreira - empresário - fone 222-2222

Sugestão de pergunta:
O que o levou a preferir um publicitário para a confecção de sua homepage?

Atenção: pauta não é o mesmo que matéria jornalistica!

A pauta antecede a matéria. Ela serve para o repórter se orientar e poder fazer a matéria.

A seguir apresento dois exemplos. Um é uma pauta. O outro é a matéria jornalística. Tente estabelecer as diferenças entre os dois.

Exemplo 1
E-BOOKS
Os livros eletrônicos estão conquistando cada vez mais adeptos. A matéria deve explorar essa mudanças de comportamento. Devem ser entrevistadas pessoas que adoram e-books e pessoas que simplesmente não os suportam. Algumas perguntas que devem ser respondidas: O que os e-books trazem de novo? Quais são as suas vantagens? Quais as desvantagens?

Sugestões de fontes:
Michella Cunha - Ela é um exemplo de alguém que não gosta de ebooks.
Fone 111-1111

Sugestão de pergunta:
-Por que você não trocaria um livro de papel pelo livro eletrônico? Vítor Conceição é um exemplo de alguém que adora os e-books. Fone: 777 7777.

Sugestão de pergunta:
- O que os livros eletrônico têm que os livros de papel não têm?

Exemplo 2
Página virada para o papel
Alessandra Carneiro

Ainda é cedo para dizer que o e-book é popular, mas já há muita gente apostando alto nesse novo formato. Em controvérsia, existem aqueles que garantem não trocar a leitura tradicional por nada. Michella Cunha, de 23 anos, se enquadra no segundo caso. “Além de provocar cansaço, os livros eletrônicos não vão superar a emoção de virar as páginas. Eu adoro ficar lendo deitada na minha cama. A capa e uma orelha bem escrita são capazes de me envolver completamente. Não costumo dizer 'dessa água não beberei', mas os e-books não me fascinam”, confessa.

Vítor Conceição, de 25 anos, apesar de ser um fã declarado dos e-books, não discorda de Michella quando ela afirma que ler no monitor pode ser um tanto quanto fatigante. Porém, ele acredita que os livros digitais têm se adaptado bem a essa nova forma. “A maioria dos textos para Internet é curta. Acho que um bom tamanho seria algo entre 50 e 100 páginas. Mais do que isso, fica cansativo”, opina. No entanto, Vítor não se esquece de apontar as vantagens dos e-books. “Permitir que um autor novo tenha seu trabalho distribuído sem influência de questões mercadológicas é importante. Além disso, temos a possibilidade de fugir da linearidade. Alguns dos melhores e-books que já li, como o Tristessa e o Quensboro Ballads, são trabalhos feitos em hypertexto, coisa que não seria possível se eles fossem livros tradicionais”, garante.

Se os e-books tomarão o lugar dos livros tradicionais é uma outra história. Por enquanto, tanto quem é a favor quanto quem é contra a literatura eletrônica dividem a mesma opinião. “Não acredito que eu vá deixar de comprar livros. Gosto de poder olhar, sentir o cheiro do papel, a textura, ler a dedicatória, coisas assim. Acho que o e-book e os livros tradicionais são apenas complementares”, conclui Vítor.

Veja outro exemplo de pauta:

ECONOMIA INFORMAL
Aproveitando o crescimento da economia informal em nosso Estado, vamos fazer uma matéria sobre o assunto. Serão entrevistados os camelôs do centro da cidade. A matéria deve esclarecer as razões que os levaram a desenvolver essa atividade. Além disso, podem ser mostradas as dificuldades dos camelôs no dia-a-dia.

Verificar como os camelôs estão organizados em nosso Estado. Que tipo de apoio eles recebem das instituições estaduais e municipais? Fazer fotos mostrando os entrevistados em local de trabalho e fazer foto mostrando uma geral do local em que eles trabalham.

continua…

Fonte:
Virtualbooks

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