Muitos acham que coincidir a data de seu aniversário com um feriado é uma boa, já que neste dia não precisarão ir trabalhar ou estudar, e poderão curtir em casa numa melhor ainda. Minha cunhada, por exemplo, faz aniversário no dia 20 de setembro, que aqui no sul é feriado farroupilha. Mas, dependendo da data, a comemoração pode não ser tão boa assim.
Vamos imaginar como seria o aniversário para pessoas nascidas no dia 2 de novembro – FINADOS – Todo mundo parecendo triste, ninguém muito interessado em fazer festas, preferindo os cemitérios aos salões de baile. Um dia em que só quem recebe flores é quem já morreu, e as velas acessas não são para se soprar e sim para orar.
Aniversariantes do dia 12 de outubro – DIA DAS CRIANÇAS – Você é uma criança e o aniversário é seu, mas todos os seus amiguinhos também ganham presentes. O lado bom para quem ainda é criança (dentre aquelas que conseguem viver e curtir esta fase de criança) é que o dia fica sendo uma festa, a parte ruim é que para os pais o gasto é enorme (os presentes infantis inflacionam nesta época do ano). Por outro lado tem o lado ruim também para a criança, já que ela acaba ganhando apenas um presente dos pais, que ganharia de qualquer jeito, visto que seu aniversário está misturado e mesclado com a referida data.
Aniversariantes do dia 29 de fevereiro – ANO BISSEXTO – Um aniversário a cada quatro anos. Se fosse tomado ao pé da letra, a pessoa também envelheceria de quatro em quatro anos e acabaria tendo filhos e talvez até netos mais velhos que ela ao longo da vida.
Aniversariantes do dia 25 de Dezembro – NATAL – É parecido com o dia das crianças, mas o agravante neste caso é que apesar de ser o seu aniversário, todo mundo só fala do outro aniversariante que também nasceu neste dia e que acaba monopolizando todas as atenções para ele (curiosamente o mesmo dia em que nasceram os deuses: Osiris, Adônis, Mitra, entre outros, com histórias de vida e morte parecidas, mas muito parecidas, com a do tal aniversariante famoso, e que poderiam ser consideradas como plágio se não tivessem acontecido muito antes do nascimento dele).
Aniversariantes do dia 1 de abril – DIAS DOS BOBOS – quanta sacanagem sofreria o pobre aniversariante, recebendo caixas de presentes vazias ou com tijolos dentro, e ao abrir a massa humana de amigos gritaria: “PRIMEIRO DE ABRIL!”. Todo mundo querendo pregar uma peça no aniversariante, que correria o risco de passar boa parte de seus aniversários sendo alvo das brincadeiras alheias, muito mais do que qualquer outra pessoa. Em nosso mundo moderno com seus clichês mais modernos ainda, o aniversariante poderia ser considerado como uma vítima de bulling com data marcada.
Aniversariantes em que a data cai na SEXTA-FEIRA SANTA. Não é sempre que acontece, mas se tiver o infortúnio de que seu aniversário aconteça nesta data, saiba que terá problemas, por exemplo: fazer um churrasquinho com cerveja gelada para comemorar a data querida? Nem pensar! O cardápio é peixe com vinho, e nada de bolos já que as pessoas geralmente jejuam neste dia. Músicas e danças também são desaconselhadas e muitas vezes repreendidas. Já para quem teve o aniversário acontecendo bem na quarta-feira de cinzas, vai encontrar a patota toda de ressaca, sem ânimo ou grana para comemorar após quatro dias de festas.
Também têm as datas de aniversário que fazem das pessoas pretensos ícones, vinculando-as de alguma forma a tais acontecimentos, como no caso do dia 8 de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER (já que o dia nacional é em 30/04, praticamente desconhecido das multidões). A mulher que nasce nesse dia parece carregar nos ombros uma responsabilidade maior, por fazer aniversário em um dia tão emblemático, mesmo que ela esteja alheia a tudo isso, sempre existirão aqueles que vão dizer: “ela nasceu em tal dia, é um sinal”, e esperam que ela seja uma líder, ou que faça a diferença de algum modo. Por outro lado, se for homem, o vivente está tranqüilo, mesmo que tenha nascido no dia do homem (esse dia existe???) já que ninguém vai dar qualquer importância a isso mesmo.
Aniversariantes do dia 13 (somente quando cair em uma sexta-feira) – DIA DO AZAR - Azar o seu que neste dia vai pagar a festa da parentada e amigos, que por ser sexta-feira vão vir em peso lhe dar os parabéns, ficando para comer e beber as suas custas.
E, claro, nós não podemos nunca se esquecer das pessoas que aniversariam no DIA DAS PRAGAS. A data começou a ser comemorada após eventos com pragas de gafanhotos, etc. E apesar de eu não ter encontrado um dia específico para celebrar esta data, posso presumir que deve ser no final do ano, algo entre 25 de novembro a 15 de dezembro. Vai se saber quantas pragas chegaram e amaldiçoaram nosso mundo durante este período...
Enfim, em meio a tantas datas de aniversários misturadas a datas importantes (ou, em alguns casos, pretensamente importantes) o essencial é entender que o aniversário é algo que se comemora de dentro para fora e não de fora para dentro como muitos imaginam. Muito mais do que festas ou presentes, o aniversário é um marco de passagem aonde chegamos todo ano e dizemos para nós mesmos: “Bom, até aqui tudo bem (ou não). E agora? Continuo como estou ou mudo o curso da minha vida..”. Dedico este texto a minha simpática fisioterapeuta, que anda tendo um trabalhão danado para curar a tendinite do meu ombro, e que faz aniversário no dia dois de novembro. Foi através de uma conversa exatamente sobre o fato de se fazer aniversário no dia de finados que acabou dando inicio a ideia deste texto. Feliz aniversário minha jovem!
Fonte:
Texto enviado pelo autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário