CAPÍTULO 7
A RETÓRICA DO JORNALISMO
O objetivo do jornalismo não é só informar, mas também criar uma empatia do leitor com a matéria. A matéria jornalística precisa, também seduzir.
Exemplos:
Matérias sobre olimpianos - habitantes do olimpo da indústria cultural. Pelé, papa, lady Di.
Notícias sobre personagens que correspondem a estereótipos ou arquétipos sociais: o malandro que engana a todos, o vingador destemido, o ladrão Robin Hood, o herói revolucionário ou destemido.
Notícias sobre dramas humanos. Todos os pais se identificam com o pai de uma criança sequestrada. Todas a mulheres solteironas se identificam com o drama da mulher que não consegue arranjar marido.
Todo motorista se identifica com o drama do motorista que não consegue tirar carteira. Toda pessoa honesta se identifica e se comove com o caso do comerciante que foi preso por ter sido confundido com perigoso bandido.
Notícias sobre personagens que representam as aspirações coletivas, àquilo que as pessoas gostariam de ser: mais felizes, mais realizadas, mais saudáveis. Um sub-item dessa categoria é o daquelas pessoas que conseguiram vencer os obstáculos, chegando mais próximo daquilo que são as aspirações coletivas. São notícias sobre pessoas que conseguiram vencer os problemas e deram a volta por cima. Exemplos de matérias que exploram esse aspecto: eu venci o câncer, eu venci a morte, eu venci o preconceito racial, eu venci a pobreza.
––––-
continua…
Fonte:
Virtualbooks
Nenhum comentário:
Postar um comentário