domingo, 9 de outubro de 2011

Maurício Friedrich (Livro de Trovas)


A trova, quando é bem feita,
tem encanto, traz surpresa;
poesia curta, perfeita,
a nos brindar com beleza!

Curitiba, doce encanto
da Terra dos Pinheirais;
é nela que eu vivo e canto
meus amores e meus ais!

De uma única costela,
nosso Deus fez a mulher;
se há criatura mais bela?
-Desdiga-me quem puder!

És, Curitiba, a cidade
do sorriso, encanto e amor,
que nos dás felicidade,
com teu carinho e calor!

Eu trago, junto do peito,
silente, a lembrar, constante,
o teu retrato, que estreito,
feito uma jóia galante.

No adeus da tua partida
meu coração infeliz
ganhou enorme ferida
e, não parou...por um triz!

Nosso amor foi tão ranzinza
que explodiu como um vulcão,
deixando, somente, a cinza
no meu pobre coração.

Num relógio, vendo a hora,
no outono da minha lida,
sinto que não há demora,
no ocaso da minha vida!

Tenho por certo, em verdade,
bem vivo, embora pungente
que a mais pungente saudade...
é aquela de alguém, presente!

Teve um infarto na cama
a noiva que é tão frajola,
ao ver que, em vez do pijama,
o noivo pôs camisola.
------
Fontes:
UBT Nacional
ENNES, Vânia Maria Souza. Paraná em trovas. Curitiba: ABRALI, 2009.

Nenhum comentário: