sábado, 15 de outubro de 2011

O Professor em Versos

Organização de Ademar Macedo em homenagem aos professores

AO PROFESSOR
–Conceição Assis/MG–

Mestres – heróis a lutar
na batalha do saber.
Dura missão é ensinar
a quem não quer aprender!

É motivo de alegria
para o mestre (ele não nega),
ver o aluno de outro dia,
ser agora o seu colega.

Sou mestra; neste labor
a minha vida se encerra.
E ensinando com amor
eu deixo a marca na Terra.

****************************

Todo dia ele enfrenta uma labuta,
incansável, resiste e segue em frente,
aprendendo e ensinando a essa gente
a moral, o saber e a conduta.
sem ter tempo pra descansar da luta,
trabalhando ele busca com fervor,
ensinar e mostrar com seu amor
que o saber é o seu maior legado.
eu só quero é que fique registrado
a importância real do professor.
-JOSÉ ACACI/RN-

É nato esse dom divino
que te enaltece o valor.
Dedicas à juventude
cultura, atenção e amor.
Que deus te proteja sempre
na lida de professor.
–VÍTOR COSTA/DF–

Ensinando o b-a-bá a uma criança,
Preparando-a para um mundo diferente.
Vai enchendo o mundo de esperança.
É o Mestre educando muita gente.
–MANOEL RODRIGUES LIMA/SP–

Professor
–CRISTINA OLIVEIRA CHAVEZ/USA–


De Ademar foi iniciativa
Deus abençoe seu labor,
de alentar a comitiva
para honrar ao Professor.

Hoje quisesse agradecer
a todos meus professores,
por ensinar-me a crescer
em outras sendas melhores.

Por sua grande dedicação,
em cada passo na vida
por amar sua profissão
em cada meta vivida.

Com sacrifício e desvelo
seu exemplo foram deixando,
jamais com senhas de duelo
e a seus alunos amando.

Deus lhes de com sua olhada
saúde, amor e abundância,
e muita paz em sua estrada
por sua honradez e constância

Canção das Professorandas
–JOSÉ LUCAS DE BARROS/RN–


Rasgando o céu em novos horizontes,
nessa visão do amor que busca as fontes
da pura vocação,
temos em nós a força que redime,
pois compreendemos, já, quanto é sublime
cumprir nossa missão.

Não têm força o fuzil, a espada, o sabre;
força existe no bom livro que se abre
nas mãos do professor!
Mais que as armas dos bravos campeões,
têm brilho heróico as mágicas lições
de um velho educador.

Ao ouro frágil, transitório, hodierno,
nós preferimos o tesouro eterno
do amor e do saber.
Vale mais educar uma criança
do que deixar-lhe volumosa herança,
que pode perecer.

Benditas sejam todas as passadas
que em busca desta escola foram dadas
por anos e mais anos!
Grande é dos pobres mestres a riqueza,
configurada na fiel nobreza
de esforços sobre-humanos.

Hoje, no entanto, como passarinhos
que vão deixando acolhedores ninhos,
onde há felicidade,
deste campo escolar nos despedimos,
e nas harpas do peito desferimos
gorjeios de saudade.

Esta nossa canção de despedida
parece a trova pueril, gemida
nas cordas da viola,
e, qual poeta que esgotasse as lavras,
só nos restam, agora, três palavras:
ADEUS, QUERIDA ESCOLA!

O Livro e o Professor
–ELIANA JIMENEZ/SC–


Abrem o livro
de cores intensas
profundas mensagens
na sala de aula.

Desfilam os mestres
em seus pedestais
Drummond e Bilac
em tons magistrais.

Pintores, autores
vão ser retratados
nas folhas macias
tão bem decoradas.

Despertam talvez
a arte escondida
no aluno que vê
na aluna que lê.

E aí professor
Aí está você
em meio aos grandes
é grande também
alcançando o sentido
de fazer o bem.

Meu Professor, Meu Amigo
–ROZA DE OLIVEIRA/PR–


Meu Professor, meu amigo
que bom contar contigo
neste meu viver.
Com devoção e carinho
dedicas tua vida
pra me ver crescer.

Nas tuas aulas eu sinto
que aprendo todo o dia
a questionar.
Venho feliz para a Escola
pois nela eu tenho um espaço
onde eu posso pensar.

Professor
és meu animador.
Tu despertas minha imginação.
Fico mais criativo,
isto me faz feliz
e tudo fica bem mais divertido.

Sou feliz
com o meu Professor
Ele é sempre o meu incentivador.
Sempre me faz crescer
me faz pensar e crer
que a vida é sempre um grande desafio.

Professor
–DOROTHY JANSSON MORETTI/SP–


Todo dia aqui tens a cena permanente:
material, livro-ponto, os outros camaradas,
e o avental que de tanto ir contigo ao batente,
já sobe até sozinho os degraus das escadas.

No intervalo, entre goles de chá ou cafezinho,
teus assuntos são sempre os mesmos de rotina:
“Será que vai sair aquele aumentozinho?
Será que vai subir de novo a gasolina?”

Não podes dar ao próprio filho mais carinho;
constrangido o entregas a outros cuidados,
e vens te dedicar, pelo dia inteirinho,
aos filhos de adoção que te são destinados.

Não tens a vida mansa, nem o que mereces;
pelo muito que fazes, pouco é o que te dão;
mas quando entras na sala, tudo isso esqueces,
e te propões, sereno, a cumprir a missão.

Como um milagre, então, tua força se revela,
e moldas a matéria prima, a teu contento;
és o artista que ao linho virgem de uma tela,
exprime em traços firmes o ardor do seu talento.

Por isso, Professor, no dia a ti votado,
mesmo assim como estás, oprimido e humilhado,
deves saciar a alma de orgulho profundo.

Não te vença essa angústia em que agora estiveres!
Nada tens... mas tens tudo... e podes, se quiseres,
Volver a teu sabor, a face deste mundo!

Professor
–MIFORI/SP–


Que o agora seja também
Mais um privilégio seu.
Questionar sim. Muito bem!
O desafio que apareceu

Mais um privilégio seu
Saber desequilibrar,
O desafio que apareceu
Para problematizar.

Saber desequilibrar,
Levar o aluno a construir
Para problematizar
E toda lição digerir.

Levar o aluno a construir
É missão do educador.
E toda lição digerir,
Ensinando com amor.

É missão do educador,
Sua realidade enfrentar,
Ensinando com amor,
Sabendo o como ensinar.

Sua realidade enfrentar,
Professor, homem de bem!
Sabendo o como ensinar,
Que o agora seja também.

Fonte:
Organização de Ademar Macedo em homenagem aos professores.

Nenhum comentário: