sábado, 27 de julho de 2019

Jessé Nascimento (Trovas Esparsas) 2


Afinal, em dois caminhos,
andamos hoje isolados,
como nadam dois peixinhos
em aquários separados.

Ah, primavera de sonho,
ah, sonho de primavera...
Tempo feliz tão risonho,
das ilusões de quimera!

Alguns dias de folia,
quando esquece sua pobreza,
no reino da fantasia
o povo vive a nobreza.

Ante a montanha imponente
e o mar tão vasto e sereno,
eu me quedo reverente:
- Ó Deus, como sou pequeno!

Ao ver-te, eu tive certeza,
foi paixão e sorte minha;
já foste minha princesa,
mas hoje és minha rainha!

A velhice já me alcança,
rugas, canseiras, enfado...
Os meus sonhos e esperança
já são coisas do passado.

Carnaval de antigamente...
Palavras de nostalgia.
Hoje tudo é diferente,
não é a mesma a folia.

Fantasia colorida
e porte de campeão,
ele esquece na avenida
a luta do ganha-pão.

Junto à saudade incontida
de um amor que feneceu,
foste uma insônia atrevida
que jamais trégua me deu...

O Criador, com certeza,
esmerou-se muito bem:
na mulher, na natureza
e na música também.

Por mais que eu tente esconder
de todos a minha idade,
o espelho tem o prazer
de me mostrar a verdade.

Por sua volta aguardei,
tão cheio de ansiedade;
mas foi em vão que esperei,
só restou mesmo a saudade.

Pra acreditar foi um custo;
na primeira gravidez,
levou um tremendo susto:
foram cinco de uma vez!

Que eu jamais seja insensato
na língua, no meu falar,
pois na mentira, de fato,
posso uma vida arruinar.

Se a cada dia me entrego
e me sinto um derrotado,
quanta esperança eu renego
e me rotulo um coitado!

Senhor Deus, misericórdia!
Neste conturbado mundo,
nos corações põe concórdia,
mais perdão e amor profundo!

Tu disseste que me amavas
e eu fingi que acreditei;
sabia que me enganavas,
mas eu também te enganei.

TROVAS À CIDADE DE LINHARES

Ah, pudesse em ti viver,
respirar teus puros ares...
Quero ao menos conhecer
tuas belezas, Linhares!

A ti, entoo o meu canto,
ocupas os meus pensares...
Conhecer-te quero tanto,
ó cidade de Linhares.

Povo bom e hospitaleiro,
paz propagada nos lares;
ah, recanto brasileiro
batizado de Linhares!

Preservas a natureza,
no mar, na terra, nos ares;
por isto, canto a beleza
que existe em ti, ó Linhares!

Sou trovador, és o tema,
mui grato por me inspirares;
és trova, tu és poema,
ó cidade de Linhares!

Nenhum comentário: