sábado, 8 de outubro de 2011

Ialmar Pio Schneider (Homenagens em Soneto VIII)


Soneto em Homenagem Póstuma a Catullo da Paixão Cearense
Data de nascimento do poeta: 8.10.1863
In Memoriam


Faz-me lembrar o tempo de menino,
no lar paterno, lá na velha aldeia,
com minha mãe, irmãos e irmãs, na ceia,
de noitezinha, ao bimbalhar do sino...

Depois, eu contemplava a lua cheia
e perguntava aos céus: qual meu destino,
neste mundo que roda e cambaleia,
com momentos de luz e desatino?!...

E ouvia a minha voz na voz do vento,
dizendo que eu tivesse paciência,
estudasse, aprendesse e na paixão

de adquirir maior conhecimento,
ingressasse no reino da sapiência...
Que lindo era o Luar do meu Sertão !...

Soneto ao Dia do Compositor (7 de Outubro)

É quem compõe as músicas que a gente
escuta com prazer horas a fio;
tanto no inverno gélido e sombrio,
e também no verão, alegremente...

Quantas vezes ouvindo estou contente,
embora seja um dia triste e frio,
mas, em outras, meu coração sentiu
esplêndido calor de um sol ardente.

Presto homenagem ao compositor,
que com tanta dedicação e amor
nos entrega sua alma nas criações

musicais; pois sem ele nossa Terra
não manteria a paz que evita a guerra
e nem seria palco de emoções!...

Soneto a Edgar Allan Poe
Falecimento do escritor em 7.10.1849


À meia-noite o visitou alguém,
enquanto refletia nessa hora,
lendo doutrinas em manuais de quem
pudesse distraí-lo, sem demora...

Curiosidade neste mundo têm
todos os seres em que a dor vigora,
e ao vate parecia que do Além
surgia a voz saudosa de Lenora.

Pensou, então, que fosse algum amigo,
que tinha vindo lhe pedir abrigo
p´ra mitigar as dores infernais...

Abre a janela a olhar, e num tumulto
enxerga esvoaçar sinistro vulto;
era o Corvo que disse: “Nunca mais!”
--
Fonte:
Sonetos enviados pelo autor

Nenhum comentário: