segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Blandina Franco (Quem Soltou o Pum?)


artigo por Celso Sisto intitulado: Brincadeiras das Palavras

FRANCO, Blandina. Quem soltou o Pum? Ilustrações de José Carlos Lollo. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 2010. 32p.

A língua portuguesa, nossa língua, é de uma grande riqueza! E por mais que as palavras tenham já um sentido conhecido e revelado, elas podem também carregar dentro delas, um sentido oculto e que vai se mostrando devagar...

Este livro trabalha em cima desta idéia: a possibilidade de muitos significados para uma mesma palavra! Neste caso aqui, a palavra é a palavra “PUM”.

Todo o livro é construído com o leitor sabendo, de cara, que Pum é o cachorro do menino que conta a história. E mesmo sabendo disso, o uso da palavra, as frases, as construções, brincam com a possibilidade do leitor “estar entendendo” o outro significado mais conhecido para a tal palavra, esse que diz respeito a gás e mau cheiro!

Com essa idéia duvidosa rondando a cabeça do leitor, abundam as brincadeiras do tipo: soltar o Pum; o Pum faz barulho e atrapalha a conversa dos adultos; a hora certa pra soltar o Pum; soltar o Pum na chuva, etc. Isso sem falar na quase inevitável tentativa de colocar a culpa no outro. De preferência, no irmão mais novo, que ainda não sabe falar!

Com isso, o livro torna-se absolutamente divertido, leve de ser lido e saboreado! Sim, porque um texto pode ser saboreado, dito em voz alta, com prazer e encanto! Livro bem “provado” é aquele que depois de terminado deixa no leitor a vontade de ler mais do mesmo autor; ler diversas vezes o mesmo livro; ler outros livros no mesmo estilo, ler para outras pessoas curtirem o que a gente curtiu. Esse é o verdadeiro prêmio da leitura. Essa é a leitura gostosa.

Neste livro, contribuem para o sabor, a narrativa cheia de ações e a simplicidade das ilustrações. Com um desenho feito a nanquim em fundo de página amarelada, com um ou outro detalhe destacado em branco, sobressai ainda mais a cor alaranjada-com-manchas-ocre do divertido cachorro PUM. Os personagens são caricatos e engraçados (como a síndica do prédio, o vizinho brabo, a tia Clotilde) e dão um toque de história em quadrinhos. O texto é bem distribuído, e a surpresa está garantida em cada virada de página.

A combinação entre texto e imagem é das mais felizes, principalmente porque criança e seu bicho de estimação, em mãos talentosas, sempre rendem boas obras!

Fonte:
http://www.artistasgauchos.com.br/

Nenhum comentário: