domingo, 19 de fevereiro de 2012

Ademar Macedo (Mensagens Poética n. 486)

Uma Trova de Ademar

Uma Trova Nacional

Se essa estrada que foi nossa
dividiu-se, não destruas
nenhum atalho que possa
juntar outra vez, as duas...
–ALBA CHRISTINA C. NETTO/SP–

Uma Trova Potiguar

Na loucura dos meus versos,
e em quase todos seus traços,
há pedacinhos dispersos
do amor que tive em teus braços.
–PROF. GARCIA/RN–

...E Suas Trovas Ficaram

Contradição singular
que angustia o meu viver:
a ventura de te achar
e o medo de te perder...
–LUIZ OTÁVIO/RJ–

Uma Trova Premiada


2005 - Taubaté/SP
Tema: ECOLÓGICO - Venc.


Na floresta, a “derrubada”
deixa em minha alma sequela,
pois a dor da machadada
dói mais em mim do que nela.
–ADEMAR MACEDO/RN–

Simplesmente Poesia

A Procura de Espaço
–CECÍLIA MEIRELES/RJ–


Ando à procura de espaço
para o desenho da vida.
Em números me embaraço
e perco sempre a medida.
Se penso encontrar saída,
em vez de abrir um compasso,
protejo-me num abraço
e gero uma despedida.

Se volto sobre o meu passo,
é já distância perdida.

Meu coração, coisa de aço,
começa a achar um cansaço
esta procura de espaço
para o desenho da vida.
Já por exausta e descrida
não me animo a um breve traço:
- saudosa do que não faço
- do que faço, arrependida.

Estrofe do Dia

A poesia nasceu quando o Senhor
disse: "Faça-se a luz" e a luz foi feita.
As estrelas por, todo o firmamento,
demonstraram que a obra era perfeita,
e o poeta, tangendo a pena leve,
bebe a luz das estrelas quando escreve,
porque verso apagado não se ajeita.
–JOSÉ LUCAS DE BARROS/RN–

Soneto do Dia

A Mulher que Eu Conheço
–DIVENEI BOSELI/SP–


Conheço uma mulher (e as mágoas que a consomem),
dos tempos celestiais, dourada fantasia
que a fez vivenciar efêmera alegria
nos braços infernais do seu primeiro homem.

Excêntrica mulher (que por leviana a tomem),
foi virgem que cedeu à primeira ousadia,
se fez esposa e mãe, mulher com galhardia,
uma leoa, enfim! (Se bem que alguns a domem...)

Excelso querubim, foi quase meretriz,
sem nunca rejeitar o pão que Deus lhe deu,
sem nunca se curvar àquilo que não quis!

E agora, rumo ao fim, pôs fel no que escreveu,
mesclando o casto mel de quem quer ser feliz...
Conheço essa mulher... Essa mulher sou eu!

Fonte:
Textos enviados pelo Autor

Nenhum comentário: