terça-feira, 16 de abril de 2019

Gislaine Canales (Glosas Diversas) 11


REFAZ-SE O RIO...

MOTE:
Vestem-se as águas de prata...
Saltam no espaço vazio...
Findo o show da catarata,
sereno refaz-se o rio.
A. A. de Assis 
Maringá/PR

GLOSA:

Vestem-se as águas de prata...
e num bailado bonito,
qual uma doce sonata
ecoam pelo infinito!

Eu fico a olhar essas águas...
Saltam no espaço vazio...
Misturam-se às minhas mágoas
num doloso desafio!

O espetáculo arrebata,
mas tudo volta ao normal.
Findo o show da catarata,
segue o rio o seu ritual!

Olhando essa calmaria,
me emociono e até sorrio,
pois com imensa harmonia,
sereno refaz-se o rio.
__________________________

HISTÓRIA DA GENTE

MOTE:
Esta saudade infinita
do amor que a gente viveu,
é a mensagem mais bonita,
que o meu passado escreveu!...
Aloísio Alves da Costa  
Umari/CE, 1935 – 2010, Fortaleza/CE

GLOSA:
Esta saudade infinita
fez ninho em meu coração
e, nele, até hoje habita
com a minha aprovação!

É doce e linda a lembrança
do amor que a gente viveu,
daquela eterna aliança
que um dia, entre nós, nasceu!

Minha alma, emotiva, grita
ao recordar nosso amor.
É a mensagem mais bonita,
a que tem maior valor!

Eu sou feliz novamente
lembrando o que aconteceu
na bela história envolvente,
que o meu passado escreveu!...
_____________________________

O MAIOR SONHADOR

MOTE:
Redimindo os pecadores,
conduzindo-os para a luz,
o maior dos sonhadores,
morreu pregado na cruz!
Aparício Fernandes  
Acari/RN, 1934 – 1996, Rio de Janeiro/RJ

GLOSA:
Redimindo os pecadores,
por puro amor e altruísmo,
tentou aplacar as dores
numa espécie de exorcismo!

Mostrando um novo caminho,
conduzindo-os para a luz,
plantou afeto e carinho
na bondade que reluz!

Somente amizade e amores
queria ver fecundar,
o maior dos sonhadores,
no seu doce e eterno amar!

A falta de humanidade,
sempre, à tristeza conduz,
e o sonhador, na verdade,
morreu pregado na cruz!
_______________________________

ABRIR PORTÕES

MOTE:
Eu não troco as ilusões
pelos caminhos mais certos.
Meu sonho de abrir portões
despreza os portões abertos!
Arlindo Tadeu Hagen 
Juiz de Fora/MG

GLOSA:
Eu não troco as ilusões
por nenhuma realidade,
porque em nossos corações
existe a felicidade!

Não troco essas incertezas
pelos caminhos mais certos,
são como águas, correntezas,
molhando nossos desertos!

Não deposito senões
nesse meu sonho encantado:
Meu sonho de abrir portões
e passar para o outro lado!

O meu eu, sempre emotivo,
seguindo rumos incertos,
sendo, da ilusão, cativo,
despreza os portões abertos!
___________________________

NOITES... LUAS...

MOTE:
Noite, noite que me enlevas,
luas cheias, luas novas,
se novas, tudo são trevas
se cheias, tudo são trovas!
Carolina Ramos  
Santos/SP

GLOSA:
Noite, noite que me enlevas,
em estrelas navegando
ao paraíso me levas,
vou feliz me aconchegando!...

Tantas luas, tão bonitas,
luas cheias, luas novas,
tuas luzes infinitas,
de um Ser Maior, nos dão provas!

À negritude tu elevas
a razão de tudo enfim...
Se novas, tudo são trevas
que gritam dentro de mim!

Num luar só de alegria
essa minha alma, renovas,
e brota, então, a poesia...
Se cheias, tudo são trovas!

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas. Glosas Virtuais de Trovas XVII. 
In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. 
http://www.portalcen.org. Junho de 2004.

Nenhum comentário: