sábado, 27 de abril de 2019

Francisco Miguel de Moura (Chico Miguel, por ele mesmo)


Francisco Santos/PI nada mais era do que o povoado “Jenipapeiro”, município de Picos, sertão do Piauí, quando Chico Miguel, do signo de Gêmeos, nasceu aos 16 de junho de 1933. Estudos primários com seu pai; ginasial e contabilidade, em Picos, onde casou com Maria Mécia Morais Araújo Moura, fez o Ginásio e a Escola Técnica de Contabilidade, e morou cerca de 8 anos. Formado em Letras pela Universidade Federal do Piauí e pós-graduado na Universidade Federal da Bahia. Funcionário aposentado do Banco do Brasil. Radialista, professor de língua e literatura, atividades que não mais exerce. Dedica-se, atualmente apenas à família e a ler e escrever. Mora em Teresina, onde produziu e publicou a maior parte de suas obras.

Dirigiu as revistas “Cirandinha” e “Cadernos de Teresina”, colaborou em quase todos os números de “Presença” (órgão do Conselho Estadual de Cultura) e no “Almanaque da Parnaíba”. Atualmente colabora nos jornais de seu Estado; nas revistas “Literatura”, editada inicialmente em Brasília (hoje em Fortaleza), “Poesia para Todos”, e “Vozes”, ambas do Rio de Janeiro. É também colaborador permanente dos jornais “O Dia” (onde publica artigos e crônicas, aos sábados), “Diário do Povo”, de Teresina; do “Correio do Sul”, de Varginha/MG; do “Diário dos Açores” - Ilhas dos Açores e d“O Primeiro de Janeiro” - Porto, os dois últimos em Portugal. Ainda no exterior, publicou poemas nas revistas “Clarim”, na Espanha, e “Jalons”, na França.

É membro da Academia Piauiense de Letras (APL), cadeira nº 8, da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), da União Brasileira de Escritores – SP, membro - correspondente da Academia Mineira de Letras e da Catarinense de Letras. Por diversos mandatos participou do Conselho Estadual de Cultura. E, na década de 1980, foi presidente da União Brasileira dos Escritores do Piauí, da qual é sócio-fundador. No exterior, integra o quadro de sócios da Associação Internacional de Escritores e Artistas – IWA (sigla em inglês), com sede em Toledo, OH, Estados Unidos.

Além da cidade de Picos, onde assumiu, por concurso, a atividade de funcionário do Banco do Brasil, morou na Bahia e no Rio, e por último em Teresina, onde, ao chegar, junho com os companheiros Hardi Filho e Herculano Morais, fundou o Círculo Literários Piauiense (CLIP). A maioria de suas obras foram concebidas e publicadas em Teresina.

Estreou-se na poesia, com o livro “Areias”, Teresina, 1966. Publicou depois “Pedra em Sobressalto”, 1972; “Universo das Águas”, 1979; “Bar Carnaúba”, 1983; “Quinteto em mi(m)”, 1986; “Sonetos da Paixão”, 1988; “Poemas Ou/tonais”, 1991; “Poemas Traduzidos”, 1993; “Poesia in Completa”, 1998 (comemorando os 30 anos de “tensa comunhão com a palavra”, no experiente dizer da Profª. Nelly Novaes Coelho); Vir@, 2001, e Sonetos Escolhidos, 2003, na área da poesia. Participou da antologia “A Poesia Piauiense do Século XX”, organizada por Assis Brasil, e de outras antologias poéticas publicadas desde o Nordeste até o Rio Grande do Sul, inclusive no exterior (Estados Unidos, França, Cuba e Portugal).

Em prosa, é autor de três livros de contos (“Eu e meu Amigo Charles Brown”, de 1986; “Por que Petrônio não Ganhou o Céu”, de 1999 e “Rebelião das Almas”, de 2002); quatro romances (“Os Estigmas” 1984, reeditado em 2004; “Laços de Poder” 1991; “Ternura” 1993 e “D. Xicote” 2005), com o qual ganhou o prêmio Fontes Ibiapina em 2003, prêmio que, aliás, já lhe tinha sido conferido pela Fundação Cultural do Piauí ao romance “Laços de Poder”, nos idos de 1980.

Mas não pode ser esquecida sua obra crítica, em cuja atividade ganhou nome nacional com o livro “Linguagem e Comunicação em O.G. Rego de Carvalho” (1972), publicando depois “A Poesia Social de Castro Alves” (1979) e “Moura Lima, do Romance ao Conto” (2002), além de sua grande produção na imprensa, que um dia deverá será recolhida em livro. Obra inédita de poesia, editada apenas no site www.usinadeletras – poesias: “Testemunho – versões e traduções”.
Endereço eletrônico: franciscomigueldemoura@gmail.com

Fonte:
O Autor

Nenhum comentário: