domingo, 17 de maio de 2020

Gislaine Canales (Glosas Diversas) 13


MENSAGEM...
Glosando A. A. de Assis (Maringá/PR)


MOTE:
Se quereis ser minha imagem,
diz-nos Deus, eu Vos conclamo:
– Escutai minha mensagem,
e amai-vos como eu vos amo!


GLOSA:

SE QUEREIS SER MINHA IMAGEM,
ó meu filho predileto,
cuida que a tua passagem
seja cheinha de afeto!

Por amar-nos sem medidas,
DIZ-NOS DEUS, EU VOS CONCLAMO.
Com suas mentes unidas,
à paz do mundo, eu vos chamo!

É universal a linguagem
que fala de paz e amor:
– ESCUTAI MINHA MENSAGEM,
e vivei com mais ardor!

Nesta mensagem, vos digo,
e em altos brados eu clamo:
– Amai amigo e inimigo,
E AMAI-VOS COMO EU VOS AMO!
****************************************

MORADA NA TROVA
Glosando Flávio Roberto Stefani
(Porto Alegre/RS)

MOTE:
Pode o amor, banhado em sonhos,
construir morada nova,
nos braços sempre risonhos
dos quatro versos da trova.


GLOSA:
PODE O AMOR, BANHADO EM SONHOS,
renovar-se, reviver,
mudando os dias tristonhos,
num eterno renascer.

E, assim, feliz e faceiro,
CONSTRUIR MORADA NOVA,
e seus dotes de engenheiro,
na construção, pôr à prova.

Apressar dias tardonhos
e atirar-se com alegria,
NOS BRAÇOS SEMPRE RISONHOS
de ternura da poesia.

Essa morada bonita,
que a felicidade aprova,
tem a beleza infinita
DOS QUATRO VERSOS DA TROVA.
****************************************

ESCREVER...
Glosando Luiz Poeta
(Rio de Janeiro/RJ)

MOTE:
Só ouso fazer poesia
para quem já as conhece
quando seu ser irradia
esse calor que me aquece.


GLOSA:
SÓ OUSO FAZER POESIA
e dar asas à emoção,
porque me traz alegria,
me faz bem ao coração!

Sempre escrevo com carinho
PARA QUEM JÁ AS CONHECE
e cruzando o meu caminho,
com um sorriso, agradece!

Eu visualizo a utopia,
nesse instante tão bonito,
QUANDO SEU SER IRRADIA
e ilumina o infinito!

É bom escrever! Dá calma!
Escrever rejuvenesce,
e eu sinto, bem dentro da alma,
ESSE CALOR QUE ME AQUECE.
****************************************

AMOR E LUZ
Glosando Olavo Bilac
(Rio de Janeiro/RJ, 1865 – 1918)

MOTE:
O amor que a teu lado levas
a que lugar te conduz,
que entras coberto de trevas
e sais coberto de luz?


GLOSA:
O AMOR QUE A TEU LADO LEVAS
é grande, é forte, é bonito,
com sua força, tu o elevas,
à potência de infinito!

Esse amor só de alegria
A QUE LUGAR TE CONDUZ,
se ele ilumina o teu dia
com as luzes que produz?

É com ele que tu enlevas
tudo e todos, de repente,
QUE ENTRAS COBERTO DE TREVAS
e sais bem mais reluzente!

É nesse amor abençoado,
que esqueces a tua cruz,
relembrando o teu passado,
E SAIS COBERTO DE LUZ!
****************************************

RISO TRISTE...
Glosando Vanda Fagundes Queiroz
(Curitiba/PR)

MOTE:
No sorrir, nem sempre existe
mensagem de bem estar.
Quanta vez, num riso triste,
nós choramos... sem chorar!

 

GLOSA:
NO SORRIR, NEM SEMPRE EXISTE
uma dose de alegria,
muitas vezes, nele, insiste
alojar-se a nostalgia!

Nem sempre ele nos transmite
MENSAGEM DE BEM ESTAR.
Muitas vezes, é um convite,
que a sorrir, nos faz chorar!

O mundo quase desiste
de encontrar felicidade!
QUANTA VEZ, NUM RISO TRISTE,
há muita fraternidade!

Nós sorrimos, sem sorrir...
Nós amamos, sem amar...
Nós partimos, sem partir...
NÓS CHORAMOS... SEM CHORAR!

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXV. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. março de 2005.

Nenhum comentário: