quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Lucy Hay (Dicas de Escrita) Como escrever o esboço de um Enredo = Parte III, final


Dividindo textos que já existem em uma estrutura de enredo básica

1. Divida o enredo em três atos.

Caso tenha que dividir um texto que já existe em uma estrutura de enredo básica, comece separando a história em três atos. Quase todo livro se encaixa nesse modelo, seja qual for o gênero.

Abra um documento do Word ou pegue uma folha de papel e divida-a em três seções: Primeiro ato, Segundo ato e Terceiro ato.

Geralmente, esse tipo de estrutura tem duas páginas, dependendo do tamanho do livro. Seja conciso e concentre-se nos pontos-chave do enredo.

2. Resuma a cena de introdução incitante e o incidente.

Comece a seção Primeiro ato com a introdução do livro, lembrando que essa é a cena que apresenta os personagens e a ambientação. O protagonista também aparece nela. Seja breve, escrevendo de 100 a 150 palavras. Inclua os detalhes mais cruciais, como nomes de personagens, descrições físicas e de personalidade e onde tudo acontece.

O início da estrutura do Primeiro ato deve também incluir o incidente incitante, que lança o personagem na jornada ou missão. Esse incidente também pode levar ao conflito central do livro.

Por exemplo: em O Sol é para Todos, da escritora norteamericana Harper Lee, o incidente incitante acontece quando o advogado Atticus resolve defender um homem negro chamado Tom Robinson, que foi acusado injustamente de estuprar uma mulher branca.

3. Descreva o problema ou conflito central.

A última seção do Primeiro ato deve trazer o problema ou conflito central da história, ou seja, o principal obstáculo que o protagonista precisa enfrentar. É nesse ponto que a situação fica tensa e o personagem é obrigado a tomar uma decisão ou agir de determinada forma. No geral, o incidente incitante contribui com esse problema ou conflito.

Por exemplo: em O Sol é para Todos, o conflito central é consequência do incidente incitante, quando a decisão de Atticus de defender Tom Robinson deixa seus filhos Jem e Scout vulneráveis a agressões de outras crianças e por membros da comunidade.

4. Resuma o desastre central ou clímax.

O Segundo ato leva ao desastre principal ou ao clímax da história. Esse trecho acontece na altura de ¾ ou 75% do enredo, mas pode ser antecedido por vários incidentes menores e que caracterizam a ação em ascensão.

Por exemplo: em O Sol é para Todos, a ação em ascensão acontece quando o julgamento de Tom Robinson tem início e se prolonga por uma série de capítulos. Apesar de ele ser absolvido das acusações, o pai da mulher branca, Bob Ewell, ainda planeja se vingar de Atticus. Sendo assim, o clímax ocorre quando Ewell tenta atacar Jem e Scout. Felizmente, Boo Radley salva as crianças da ira do homem.

5. Descreva a resolução ou conclusão.


O Terceiro ato traz a resolução do enredo e indica o fim da jornada do protagonista. Muitas vezes, o personagem principal termina essa trajetória com uma visão diferente ou uma nova compreensão do mundo à sua volta.

Por exemplo: em O Sol é para Todos, a protagonista, Scout, entende que julgou errado as motivações de Boo Radley e começa a simpatizar com o personagem. Ela também passa a exercer o conselho de seu pai, Atticus, de demonstrar simpatia e compreensão pelos outros, em vez de destilar ódio e preconceito.

Fonte:
Traduzido de https://www.wikihow.com/Write-an-Outline-for-a-Story

Nenhum comentário: