quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Professor Garcia (Reflexões em Trovas) 1

Ah, se essa distância fosse
ponte, entre a nascente e a foz;
como seria mais doce
essa distância entre nós!
= = = = = = = = = = = = =

Ao vê-lo, em meio aos escombros,
a ajudá-lo, eu me propus,
sentindo o peso nos ombros
do peso daquela cruz!
= = = = = = = = = = = = =

A sensação dos afetos
que recebi de meus pais...
Oferto aos filhos e netos,
por serem todos iguais!
= = = = = = = = = = = = =

Busquei, na fonte de um templo,
a paz de um novo horizonte;
e achei essa paz no exemplo
que há no silêncio da fonte!...
= = = = = = = = = = = = =

Da sorte, nunca lamente.
Ame a vida com seus ais,
que a sorte de muita gente
cresce em falsos pedestais!
= = = = = = = = = = = = =

Dizem que a justiça é cega.
Não creio, é falsa premissa;
cega, àquele que se apega,
aos infiéis da justiça!
= = = = = = = = = = = = =

Em meio às indiferenças,
dar bons exemplos preciso,
jogando fora as ofensas
dentro da fonte do riso!
= = = = = = = = = = = = =

Enquanto, tu buscas rindo,
a paz do azul desse mar...
Eu busco esse abismo infindo
do verde do teu olhar!
= = = = = = = = = = = = =

Entre esperas e demoras,
vi passar tanta quimera!.,.
Que, a primavera das horas,
já nem é mais primavera!
= = = = = = = = = = = = =

Essa constante ansiedade
que ao fim da tarde, caminha...
É a velha dor da saudade
que eu sinto toda tardinha!
= = = = = = = = = = = = =

Eu amo as gotas serenas
do orvalho que beija a flor,
porque sei que são apenas
serenas gotas de amor!
= = = = = = = = = = = = =

Eu ouço em tuas demoras,
vozes de outros rituais...
Na ressonância das horas
do martelar dos meus ais!
= = = = = = = = = = = = =

Exemplo bom é o exemplo,
que as almas bondosas dão,
rezando no altar do templo
pelas outras que se vão!
= = = = = = = = = = = = =

Lembrando canções antigas,
de volta ao meu velho chão...
Vi muitas sombras amigas
na orquestra da solidão!
= = = = = = = = = = = = =

Meus dias!... Feliz por tê-los
na vida que se refaz,
no branco dos meus cabelos
aos ventos pedindo paz!
= = = = = = = = = = = = =

Meu sertão não tem floresta,
é pobre o pó deste chão...
Mas esta paz que me empresta
me faz amar meu sertão!
= = = = = = = = = = = = =

Na estrada em que a luz palmilha,
é que a verdade se inspira;
e ante a luz que, tanto brilha,
jamais se esconde a mentira!
= = = = = = = = = = = = =

No mosteiro abandonado,
na solidão da clausura,
o silêncio é tão calado
que à solidão se mistura!
= = = = = = = = = = = = =

Pelos teus gestos fanados,
para voltar não me peças;
sinto em teus sins camuflados,
o olhar de falsas promessas!
= = = = = = = = = = = = =

Pobreza dói mas não mata,
não faz vergonha a ninguém;
pobre, é quem tem ouro e prata,
mas quer ter mais do que tem!
= = = = = = = = = = = = =

Por longa que seja a espera,
calma, que tudo se alcança!
Enquanto houver primavera
não morre a flor da esperança!
= = = = = = = = = = = = =

Pregado à cruz, por seus atos,
ante falsa acusação...
Jesus perdoa Pilatos
e ensina ao mundo o perdão!
= = = = = = = = = = = = =

Se a esperança é paz no outono,
sê paciente na espera;
que a flor desperta do sono
na eclosão da primavera!
= = = = = = = = = = = = =

Sei que a velhice me alcança;
e, entre uns sins e outros senões..,
Enquanto houver esperança
vou cultivando ilusões!
= = = = = = = = = = = = =

Sem saber se tu me esperas,
cada verso que componho,
tem sabor das vãs quimeras
do tempero do meu sonho!
= = = = = = = = = = = = =

Teu adeus, roubou-me a cena,
de toda a beleza agreste,
de tua pele morena
queimada ao sol do Nordeste!
= = = = = = = = = = = = =

Velho mar, meu confidente,
entre nós, tudo se arruma,
quando a queixa que se sente
vaga entre os cachos de espuma!

Professor Garcia. Versos para refletir. Natal/RN: Trairy, 2021.
Livro enviado pelo trovador.

Um comentário:

Professor Garcia. disse...

Bom dia, caríssimo poeta e preclaro amigo, nobre mestre Feldman. Muito obrigado, por permitir aos meus rabiscos poéticos, o direito de viajar pelos tapetes vermelhos do SINGRANDO HORIZONTRES. Nossa gratidão, com o abraço fraterno, deste velho poeta de cabelos brancos, Prof. Garcia.