Alguns autores não gostam muito de escrever a estrutura do enredo de seus textos, preferindo algo mais fluido e direto. Entretanto, essa estratégia ajuda a dar uma noção melhor da história que se quer desenvolver. No fim das contas, ela serve de guia para detalhes como ambientação, personagens e eventos transcorridos, além de ser a solução de muitos bloqueios criativos.
MONTANDO A PIRÂMIDE DE FREYTAG
1. Identifique as seções da pirâmide de Freytag.
O esquema quinário de Freytag, mais conhecido como pirâmide de Freytag, é uma das formas mais tradicionais de estruturar o enredo de uma história. A pirâmide é dividida em seis seções (ou cinco, dependendo da fonte): introdução, incidente incitante, ação em ascensão, clímax, ação de queda e resolução. A introdução fica em uma linha à esquerda da pirâmide, seguida pelo incidente na base, a ação em ascensão na curva, o clímax no topo, a ação em queda na curva da direita e a resolução na linha também à direita.
Esse tipo de diagrama é comum entre autores de romances que precisam estruturar as ações na história. A pirâmide ajuda a mostrar se o enredo contém todos os elementos e se acarretaria uma reação positiva nos leitores ao ser publicado.
Você pode esboçar a pirâmide ou escrever somente os nomes das seções, mas às vezes vale a pena ter a representação visual nessa etapa.
2. Pense em uma introdução cativante.
Muitos romances começam já pelo incidente incitante, mas não custa nada partir da introdução, que integra os estágios de planejamento do enredo.
Identifique os elementos desse estágio e você vai enxergar melhor o protagonista e os temas centrais em jogo.
A introdução deve incluir a ambientação da história, dar informações do protagonista e falar um pouco do conflito dele.
Você pode resumir isso tudo em algumas linhas ou pensar em uma cena completa, na qual o protagonista esteja conversando com outros personagens e explorando o mundo.
Por exemplo: Harry Potter, de J.K. Rowling, é uma das franquias de maior sucesso da literatura contemporânea. O primeiro livro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal, apresenta o leitor ao protagonista, o pequeno Harry. Ao mesmo tempo, ela leva o leitor ao mundo dos trouxas e dos bruxos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
3. Identifique o incidente incitante.
O incidente incitante é o evento da história que muda o rumo da vida do personagem principal. Ele pega o protagonista de surpresa, apresenta um risco sério e, muitas vezes, aparece logo depois da introdução.
Por exemplo: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o incidente incitante acontece quando Harry recebe a visita do meio gigante Hagrid, que revela que o jovem é um bruxo e foi aceito em Hogwarts. Essa informação muda não só a vida, mas a trajetória de Harry enquanto personagem. O garoto deixa a situação de miséria com os Dursley e o mundo dos trouxas para trás e viaja à escola, dando o pontapé inicial à sua jornada.
4. Crie a ação em ascensão.
A ação em ascensão, que fica na curva ascendente da pirâmide de Freytag, é a seção mais longa do enredo. Nela, você vai desenvolver os personagens, explorar o relacionamento de uns com os outros e organizar os eventos importantes que levam ao clímax.
Além disso, a sensação de suspense e mistério fica cada vez maior conforme a ação em ascensão avança. A ação em ascensão inclui uma série de eventos e você tem a opção incluir cada um na pirâmide de Freytag. Só não se esqueça de deixar os acontecimentos mais tensos e arriscados próximos ao clímax.
Veja, por exemplo, a série de eventos na seção da ação em ascensão de Harry Potter e a Pedra Filosofal:
Harry acompanha Hagrid ao Beco Diagonal, onde compra todos os materiais de estudo necessários (incluindo a varinha mágica). Harry deixa a casa dos Dursley e toma o trem para Hogwarts na plataforma 9¾. Em seguida, ele conhece outros três personagens principais da série: Rony Weasley, Hermione Granger e Draco Malfoy, que se torna um dos inimigos do jovem bruxo. Harry recebe a Capa da Invisibilidade. Harry toma conhecimento da Pedra Filosofal e conta o que sabe a Rony e Hermione.
5. Escreva o clímax da história.
O clímax é o ponto mais tenso e importante da história para o protagonista e o próprio leitor. É nele que o personagem principal sofre um grande baque, se vê obrigado a tomar uma decisão importante e assim por diante.
Muitas vezes, trata-se também de um evento externo a que o protagonista precisa sobreviver para chegar à ação de queda e, por fim, à resolução.
Por exemplo: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o clímax acontece quando Harry descobre que existe um plano em ação para roubar a Pedra Filosofal. Ele se une a Rony e Hermione para proteger o artefato.
6. Identifique a ação de queda.
A ação de queda é a parte mais movimentada da história, quando o enredo acelera para chegar à resolução. O leitor deve estar em constante suspense ao longo da seção, conforme descobre como o protagonista lida com o clímax.
A ação de queda pode se estender por diversos capítulos, principalmente se o protagonista estiver lidando com um clímax muito intenso. Ela chega a ter ares de uma jornada completa, apesar de ser mais acelerada, e leva os personagens à resolução.
Por exemplo: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry é obrigado a tomar uma série de decisões de vida ou morte para evitar que a Pedra Filosofal caia nas mãos erradas. Essa jornada é contada ao longo de alguns capítulos, nos quais o jovem bruxo precisa ultrapassar diversos obstáculos.
7. Crie a resolução da história.
A resolução, também chamada de conclusão, acontece no fim do enredo. É nessa seção que o leitor descobre se o protagonista obteve êxito na sua jornada ou se fracassou. Muitas vezes, ela também revela como o personagem principal mudou ao longo da obra, seja física, mental ou psicologicamente (ou de todos os jeitos). Ele deve enxergar o mundo de um jeito diferente em relação à visão que tinha no início.
Por exemplo: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, a resolução acontece quando Harry confronta o Professor Quirrell na última câmara que contém a Pedra Filosofal. O jovem descobre que Quirrell foi possuído pelo Lorde Voldemort e, em seguida, combate o bruxo das trevas pela pedra. Harry vence, desmaia de cansaço e acorda na enfermaria de Hogwarts, rodeado de amigos. Depois, o Professor Dumbledore o visita e conta que o menino sobreviveu à luta por causa do amor de sua mãe. A Pedra Filosofal é destruída, Voldemort torna a desaparecer e Harry volta à casa dos Dursley para as férias de verão.
8. Brinque um pouco com as seções da pirâmide.
O bom de começar com a pirâmide de Freytag na ordem certa é que tudo fica mais claro na sua cabeça, mas você também pode ajustar as seções nos esboços seguintes. Que tal começar com o incidente incitante e só depois falar da introdução? Ou colocar o clímax bem no final, em vez do meio?
Experimente opções que deixem o enredo mais único e dinâmico. Faça este exercício: escreva as partes da pirâmide em post-its e cole na parede. Depois, reorganize-os até achar uma ordem que seja interessante.
1. Identifique as seções da pirâmide de Freytag.
O esquema quinário de Freytag, mais conhecido como pirâmide de Freytag, é uma das formas mais tradicionais de estruturar o enredo de uma história. A pirâmide é dividida em seis seções (ou cinco, dependendo da fonte): introdução, incidente incitante, ação em ascensão, clímax, ação de queda e resolução. A introdução fica em uma linha à esquerda da pirâmide, seguida pelo incidente na base, a ação em ascensão na curva, o clímax no topo, a ação em queda na curva da direita e a resolução na linha também à direita.
Esse tipo de diagrama é comum entre autores de romances que precisam estruturar as ações na história. A pirâmide ajuda a mostrar se o enredo contém todos os elementos e se acarretaria uma reação positiva nos leitores ao ser publicado.
Você pode esboçar a pirâmide ou escrever somente os nomes das seções, mas às vezes vale a pena ter a representação visual nessa etapa.
2. Pense em uma introdução cativante.
Muitos romances começam já pelo incidente incitante, mas não custa nada partir da introdução, que integra os estágios de planejamento do enredo.
Identifique os elementos desse estágio e você vai enxergar melhor o protagonista e os temas centrais em jogo.
A introdução deve incluir a ambientação da história, dar informações do protagonista e falar um pouco do conflito dele.
Você pode resumir isso tudo em algumas linhas ou pensar em uma cena completa, na qual o protagonista esteja conversando com outros personagens e explorando o mundo.
Por exemplo: Harry Potter, de J.K. Rowling, é uma das franquias de maior sucesso da literatura contemporânea. O primeiro livro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal, apresenta o leitor ao protagonista, o pequeno Harry. Ao mesmo tempo, ela leva o leitor ao mundo dos trouxas e dos bruxos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
3. Identifique o incidente incitante.
O incidente incitante é o evento da história que muda o rumo da vida do personagem principal. Ele pega o protagonista de surpresa, apresenta um risco sério e, muitas vezes, aparece logo depois da introdução.
Por exemplo: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o incidente incitante acontece quando Harry recebe a visita do meio gigante Hagrid, que revela que o jovem é um bruxo e foi aceito em Hogwarts. Essa informação muda não só a vida, mas a trajetória de Harry enquanto personagem. O garoto deixa a situação de miséria com os Dursley e o mundo dos trouxas para trás e viaja à escola, dando o pontapé inicial à sua jornada.
4. Crie a ação em ascensão.
A ação em ascensão, que fica na curva ascendente da pirâmide de Freytag, é a seção mais longa do enredo. Nela, você vai desenvolver os personagens, explorar o relacionamento de uns com os outros e organizar os eventos importantes que levam ao clímax.
Além disso, a sensação de suspense e mistério fica cada vez maior conforme a ação em ascensão avança. A ação em ascensão inclui uma série de eventos e você tem a opção incluir cada um na pirâmide de Freytag. Só não se esqueça de deixar os acontecimentos mais tensos e arriscados próximos ao clímax.
Veja, por exemplo, a série de eventos na seção da ação em ascensão de Harry Potter e a Pedra Filosofal:
Harry acompanha Hagrid ao Beco Diagonal, onde compra todos os materiais de estudo necessários (incluindo a varinha mágica). Harry deixa a casa dos Dursley e toma o trem para Hogwarts na plataforma 9¾. Em seguida, ele conhece outros três personagens principais da série: Rony Weasley, Hermione Granger e Draco Malfoy, que se torna um dos inimigos do jovem bruxo. Harry recebe a Capa da Invisibilidade. Harry toma conhecimento da Pedra Filosofal e conta o que sabe a Rony e Hermione.
5. Escreva o clímax da história.
O clímax é o ponto mais tenso e importante da história para o protagonista e o próprio leitor. É nele que o personagem principal sofre um grande baque, se vê obrigado a tomar uma decisão importante e assim por diante.
Muitas vezes, trata-se também de um evento externo a que o protagonista precisa sobreviver para chegar à ação de queda e, por fim, à resolução.
Por exemplo: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o clímax acontece quando Harry descobre que existe um plano em ação para roubar a Pedra Filosofal. Ele se une a Rony e Hermione para proteger o artefato.
6. Identifique a ação de queda.
A ação de queda é a parte mais movimentada da história, quando o enredo acelera para chegar à resolução. O leitor deve estar em constante suspense ao longo da seção, conforme descobre como o protagonista lida com o clímax.
A ação de queda pode se estender por diversos capítulos, principalmente se o protagonista estiver lidando com um clímax muito intenso. Ela chega a ter ares de uma jornada completa, apesar de ser mais acelerada, e leva os personagens à resolução.
Por exemplo: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry é obrigado a tomar uma série de decisões de vida ou morte para evitar que a Pedra Filosofal caia nas mãos erradas. Essa jornada é contada ao longo de alguns capítulos, nos quais o jovem bruxo precisa ultrapassar diversos obstáculos.
7. Crie a resolução da história.
A resolução, também chamada de conclusão, acontece no fim do enredo. É nessa seção que o leitor descobre se o protagonista obteve êxito na sua jornada ou se fracassou. Muitas vezes, ela também revela como o personagem principal mudou ao longo da obra, seja física, mental ou psicologicamente (ou de todos os jeitos). Ele deve enxergar o mundo de um jeito diferente em relação à visão que tinha no início.
Por exemplo: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, a resolução acontece quando Harry confronta o Professor Quirrell na última câmara que contém a Pedra Filosofal. O jovem descobre que Quirrell foi possuído pelo Lorde Voldemort e, em seguida, combate o bruxo das trevas pela pedra. Harry vence, desmaia de cansaço e acorda na enfermaria de Hogwarts, rodeado de amigos. Depois, o Professor Dumbledore o visita e conta que o menino sobreviveu à luta por causa do amor de sua mãe. A Pedra Filosofal é destruída, Voldemort torna a desaparecer e Harry volta à casa dos Dursley para as férias de verão.
8. Brinque um pouco com as seções da pirâmide.
O bom de começar com a pirâmide de Freytag na ordem certa é que tudo fica mais claro na sua cabeça, mas você também pode ajustar as seções nos esboços seguintes. Que tal começar com o incidente incitante e só depois falar da introdução? Ou colocar o clímax bem no final, em vez do meio?
Experimente opções que deixem o enredo mais único e dinâmico. Faça este exercício: escreva as partes da pirâmide em post-its e cole na parede. Depois, reorganize-os até achar uma ordem que seja interessante.
Fonte:
Traduzido de https://www.wikihow.com/Write-an-Outline-for-a-Story
Traduzido de https://www.wikihow.com/Write-an-Outline-for-a-Story
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