quarta-feira, 24 de abril de 2024

Professor Garcia (Álbum de Haicais) – 2


A luz do luar,
vejo arabescos na areia
de espumas do mar!
= = = = = = = = = 

A noite me aquece;
e eu, sem dormir um segundo,
o dia amanhece!
= = = = = = = = = 

A noite sem sono
e, a lua cheia de luz,
sozinha no abandono!
= = = = = = = = = 

Aos raios, o orvalho,
é o pranto cristalizado
no olhar do espantalho!
= = = = = = = = = 

Aquele sem teto,
que tem a noite por leito,
precisa de afeto!
= = = = = = = = = 

 A velha candeia,
piscava quase sem luz;
ó, que noite feia!
= = = = = = = = = 

Cai a tarde mansa.
No por do Sol, no poente,
sombras de esperança!
= = = = = = = = = 

Folhas pelo chão,
São meus sonhos que se arrastam
cheios de ilusão!
= = = = = = = = = 

Longe dos meus campos,
das outonais primaveras,
não há pirilampos!
= = = = = = = = = 

Minha mãe, de joelhos,
com o velho terço entre os dedos,
pede a Deus, conselhos!
= = = = = = = = = 

Nas brisas serenas,
no sopro de um vento brando,
a voz das camenas*!
= = = = = = = = = 
* Camenas = musas
= = = = = = = = = 

No botão da flor,
depois da explosão da rosa,
os lábios do amor!
= = = = = = = = = 

No esplendor das matas,
há mil cantos seresteiros
na voz das cascatas!
= = = = = = = = = 

No livro do adeus,
conto as mesmas digitais
desses dedos seus!
= = = = = = = = =

Ó, destino meu!
Nunca me carregue um sonho
que a sorte me deu!
= = = = = = = = = 

Ouço a voz do mar;
mesmo quando o mar se alteia,
é o mesmo cantar!
= = = = = = = = = 

Passa a multidão;
no meio dessa fanfarra,
segue a solidão!
= = = = = = = = = 

Pousou na janela,
meu bem-te-vi cantador;
que linda aquarela!
= = = = = = = = = 

Que lindo arrebol:
Todo o meu jardim se abrindo,
aos raios do sol!
= = = = = = = = = 

Se chove lá fora,
ficamos nós dois a sós,
e assim, ninguém chora!
= = = = = = = = = 

Seresta na rua?
bandolins e violões
violando a lua!
= = = = = = = = = 

Sonho que se sonha,
se for um sonho de amor
não nos envergonha!
= = = = = = = = = 

Sozinho no mundo,
pisando em terras estranhas,
sou qual vagabundo!
= = = = = = = = = 

Surge a luz do sol;
e uma auréola de luz
brilha no arrebol!
= = = = = = = = = 

Teu choro foi tanto,
que deixou teus pés e os meus,
cobertos de pranto!
= = = = = = = = = 
Fonte> Professor Garcia. Poemas do meu cantar. Natal/RN: Trairy, 2020. 
Enviado pelo autor.

Nenhum comentário: