domingo, 3 de agosto de 2008

Henriette Effenberger (Inútil teia - Medo)

Inútil Teia

Qual uma aranha,
lenta e silenciosa,
passo por passo,
urdi minha teia.
Embora,
com caranguejeira-alma,
me revelei a ti,
como sereia...
Tentaste resistir,
(ingênua presa !)
Mas, no entanto,
sucumbiste
ao doce
e irresistível canto !
Pouco a pouco
te enredaste
tanto... tanto ...
Até que te fosse
impossível
escapar da sina
(trágico encanto !)

Ao te perceber,
guerreiro aprisionado,
debatendo-se
entre frágeis fios prateados,
senti pena de ti.
E ainda assim parti,
sem ter me lamentado
pela inútil teia
e pelo tempo,
em vão, desperdiçado.
Nada deixei de mim,
nem uma gota de lágrima
ou de sangue.
Nada levei de ti,
nem a saudade
do instante sublime
dos amantes...


*************************
Medo

Quase sempre me bate
um medo danado de morrer.
Sumir.
Desaparecer!
Virar um sorriso congelado
de fotografia
ou um nome qualquer
gravado numa lápide fria.

Deixar de ser
e me tornar referência:
a filha,
a prima,
a madrinha,
a tia distante
(que trazia presentes)

Me transfigurar naquela
que trabalhava ali,
que escrevia poesia
que ninguém lia...

Pior !
Passar a ser
Quem ?
Filha de quem ?
Ninguém...

Ao se morrer,
pelo menos por respeito,
deve-se morrer para alguém.
Como tanta gente ainda viva
foi morrendo assim,
aos poucos,
pelo menos para mim.
Ainda que respirem,
que chorem, que se virem...
Que sofram, que ardam,
que se... (danem !)

Tenho um medo danado
de morrer de repente,
medo de infarto,
colapso cardíaco,
de acidente...

Morrer
sem me preparar,
sem arrumar a bagagem,
sem escovar os dentes !

Não quero chegar lá em cima
(ou lá embaixo, quem sabe ?)
despenteada,
sem cigarro,
sem isqueiro
e cometer a gafe
de perguntar ao porteiro:
- Tem fogo ?

Muitas vezes,
me dá um medo danado de morrer,
antes de ter aprendido
a viver...
********************************
Sobre a Autora:

Henriette Effenberger, tem 53 anos, reside em Bragança Paulista-SP, é sócia pioneira da Associação de Escritores de Bragança Paulista - ASES, entidade que presidiu por duas gestões de 1998 a 2002, sendo atualmente sua Diretora de Eventos. É também membro da Rebra-Rede de Escritoras Brasileiras. Romancista, cronista, contista e poetisa, participou e foi premiada em inúmeros concursos literários nacionais. Foi membro de várias comissões julgadoras de concursos literários, entre eles o Prêmio Escriba, promovido pela Secretaria de Cultura de Piracicaba. Colaborou como cronista no jornal Bragança - Hoje e na Revista Qualidade de Vida, ambos editados em Bragança Paulista. Atualmente dedica-se à supervisão editorial de livros editados pela ASES e por seus autores e preside a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura, em Bragança Paulista. É co-autora do romance A Ilha dos Anjos, escrito em parceria com Maria Dulce N.K.Louro, editado em 2002, pela Editora Degaspari, de Piracicaba-SP. Está se preparando para a edição de um livro de contos e um de poesia.
====================
Fontes:
Portal CEN. http://www.caestamosnos.org
Fotomontagem: José Feldman

Nenhum comentário: