segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Perdidos no Espaço

(Lost in Space) (1965-1968)
================================
Iniciamos a série Dos Livros para as Telas, falando dos filmes e seriados antigos que prendiam nossa atenção nas telas de TV e de cinema. Passaremos a sinopse do filme, onde foi baseado ou segue fiel ao livro, apresento também os atores e um mini currículo deles, assim como as curiosidades de gravações, etc.
================================

"Amigos americanos, amigos de todo o mundo, o sucesso desta missão vai depender de um explosivo aumento de população do planeta , que acabará levando a um desastre aonde ninguém escapará, ou a uma nova aurora de fartura para toda a humanidade. Ninguém pode prever o resultado dessa audaciosa jornada às próprias estrelas. Àqueles que vão arriscar suas vidas por esta atrevida expansão dos horizontes dos homens eu, humildemente, digo: Vão em paz. Que as preces da humanidade estejam com vocês.".

Assim um hipotético presidente do EUA fará (ou fez) sua última saudação a um grupo de astronautas que decolará(ou decolou) da Terra, em 16/10/97, em busca do oásis que salvará nosso planeta do colapso total, pela falta de alimentos, motivada pelo aumento populacional abusivo e incontrolado. Esse é o enredo inicial de Perdidos no Espaço. A data de fato ainda não chegou e é improvável que até lá cheguemos aos números assustadores de pessoas no mundo que nos impulsionem às galáxias numa aventura desesperada e se fosse um fato, mesmo com os grandes avanços da tecnologia nosso final não seria tão feliz, pois o máximo que conseguimos hoje é observar o Cosmos por lentes e manter vôos orbitais. Mérito de Allen que pôde ter uma visão extremamente futurista. É certo que também extremamente otimista, pois com sua ficção já punha o homem em outros sistemas solares, pisando e respirando normalmente, aos cinco anos luz de viagem, tempo na nave, 98 anos tempo da Terra para atingir Alpha Centauri. Resta-nos apenas nos contentarmos com o passeio de Armstrong na nossa Lua.

A viagem teve início, mas seu curso alterado pelo peso extra do sabotador de uma potência inimiga, Zachary Smith, potência cujo nome nunca ficou explícito. Smith ficara preso no Júpiter 2, após alterar a programação do Robot para que destruísse a nave 8 horas após a decolagem. O clandestino usava o código "Aeolis 14 Umbra" para entrar em contato com seus pares de maneira que o ajudassem a sair da espaçonave antes que ela explodisse. Nunca obteve sucesso. O roteiro previa que Smith deveria morrer antes do sexto capítulo, contudo a forte intensidade dramática que o ator Jonathan Harris impôs ao personagem lhe deu vida eterna na série. Registre-se logo aqui a lamentação que todo amante de LIS quanto à mudança da linha dramática séria para a comédia no decorrer dos capítulos, para atender interesses puramente comerciais de forma que Perdidos no Espaço pudesse concorrer em pé de igualdade com a série Batman. Essas modificações enalteceram a capacidade de interpretação do ator "russo", mas afetou em muito a credibilidade do seriado em muitos capítulos, pela banalidade dos enredos, que chegavam ao Ridículo, já naquela época.

O primeiro ano, contudo, no geral, foi primoroso, principalmente os cinco primeiros capítulos, que foram propositadamente baseados no piloto. O segundo e terceiro anos foram afetados pelo que discorremos no parágrafo anterior, com algumas exceções. Essa análise, logicamente, vista pelo ângulo artístico. Tecnicamente falando é difícil criticar, pois as inovações que eram feitas com a implementação de equipamentos não deixam lacunas para queixas, ponderando que a inclusão dos "devices" , como o MINI-JÚPITER, estações de tratamento de água e muitos outros, leva-nos a pensar aonde cabia tanta coisa dentro de espaçonave tão pequena. Literalmente "pisaram na bola" nesse aspecto. Surgiu até um andar novo que nem com muita boa vontade dá para imaginar haver. Foi registrado no capítulo As Criaturas da Névoa, onde continha o dispositivo de fusão nuclear.

A série era futurista, mas se diferenciava de outras, pois tratava a tecnologia ao nível do verossímil, nunca abandonado o lado humano e massificando forte conteúdo de formação moral familiar. Exceção aos exaustivos perdões inconcebíveis que eram dados ao incorrigível Smith. Havia exploração de fatos históricos, principalmente da história inglesa, escocesa e americana, levantando questionamentos sobre injustiças cometidas contra Lordes do Reino Unido nos tempos medievais(O Viajante Astral), além do cotidiano do Way of Life americano. John Robinson até previu a chegada do homem à Lua, num dos capítulos em 1970. Embora fizesse a citação como fato, pois já se encontravam em 1998. Errou por poucos meses, em função do Módulo Águia ter pousado na Lua em 1969. Contudo isso confirma que as informações passadas eram estudadas e confirmadas com cautela, consultando a NASA, afinal de contas tal previsão fora feita em 1965, muito embora o ambiente da estória fosse de 33 anos no futuro.

Abordagens de outras culturas também foram registradas. Cite-se o exemplo do capítulo O Fantasma do Espaço, onde Smith se veste de Druida para enfrentar o "fantasma" do Tio Tadeu, que é situação típica do folclore Alemão. Ganho de credibilidade foi o lucro para o seriado. Aí, talvez, se encontrasse o grande trunfo dos enredos, principalmente no primeiro ano, pois as abordagens de idéias avançadas eram em grande parte plausíveis. Nossos náufragos do espaço nunca chegaram ao seu destino, nem conseguiram, de fato, retornar ao nosso planeta, deixando aberta a porta para sua continuação.

OS ATORES:
Guy Williams (Professor John Robinson) (1924), em Nova Iorque, seu verdadeiro nome é Armando Catalano mas todos o chamavam de Guido. Armando estudou na Peekskill Military High School um colégio militar, mas não era um estudante aplicado. Sua maior preocupação era procurar emprego, ele sempre trabalhava durante as férias escolares. Ele encerrou os estudos e começou uma carreira de modelo fotográfico e ator. Foi nesta época que seu agente, Henry Wilson mudou seu nome para Guy Williams. Fanático por xadrez, Williams dividia seu tempo entre as fotos publicitárias e o Manhatan Chess Club. Durante uma sessão de fotos para um anúncio, Guy conheceu a modelo Janice Cooper com quem se casou poucos meses depois. O casal teve 2 filhos Steve (1952) e Toni (1958). Em 1957, foi convidado por Walt Disney para fazer o papel de Zorro e Williams se tornou um astro e resolveu seus problemas financeiros, além do salário, ele recebia 2,5% dos lucros da série. Devido a problemas entre a NBC e Walt Disney a série foi cancelada. Neste período Guy fazia aparições públicas, vestido como o personagem, em eventos na Disneylandia para manter a imagem de Zorro viva. Guy ainda fez filmes como O Príncipe e o Mendigo, Capitão Simbad e estrelou a série Bonanza. Em 1964 foi convidado para fazer Perdidos no Espaço e aceitou, dizem que o único motivo que fez ele aceitar foi o fato dos estúdios da Fox ficarem perto de sua casa. Em 1968 a série chegou ao fim. Em 1973 recebeu um convite de Isabela Perón para fazer aparições públicas na Argentina, ele viajou para a Argentina com a esposa Janice e o amigo Henry Calvin (Sargento Garcia). Impressionado com o carinho dos argentinos, dividia seu tempo entre Buenos Aires e Los Angeles passando mais tempo na Argentina a partir de 1978. No início da década de 80 ele se divorciou e passou a viver com a atriz e jornalista Araceli Lisazo com quem dividia sua residência também nos Estados Unidos. Durante o período em que viveu na Argentina, fez aparições públicas e chegou a trabalhar no ramo imobiliário. Após sua enfermidade, largou tudo e, nos últimos anos, cogitava fixar residência nos Estados, quando veio a falecer no dia 04 de maio de 1989. O corpo foi enterrado no cemitério La Chacarita em Buenos Aires sem a presença da Família, mais tarde, seu filho Steve acompanhou a remoção do corpo para os Estados Unidos onde foi cremado e suas cinzas jogadas ao mar.

June Lockhart (Maureen Robinson) nasceu em 25 de junho de 1925, faz participações em novelas.

Mark Goddard (Major Donald West) nasceu em 24 de julho de 1936 EM Lowell Massachusetts, vive em Bridgewater e trabalha como professor de Inglês, Matemática, Estudos Sociais e Ciências.

Marta Kristen (Judy Robinson) nasceu em 26 de fevereiro de 1945 em Oslo, Noruega, trabalha com a companhia de teatro West Coast Ensembleand, que ela mesmo fundou.

Bill(y) Mumy (Will Robinson) nasceu em 01 de fevereiro de 1954, trabalhou na série Babylon 5.
Angela Cartwright (Penny Robinson) nasceu em 09 de setembro de 1952 na inglaterra, é dona de uma loja Rubber Boots em Toluca Lake na California,

Jonathan Harris (Dr. Zachary Smith) nasceu em Nova Iorque, no dia 06/11/1914, filho de imigrantes russos seu sobrenome era Charasuchin, mais tarde foi mudado para Harris, cresceu no Bronx e se formou em farmacologia na Universidade Fordham. Mas o talento para o show business sempre foi seu forte e Harris se juntou a uma companhia de Long Island, com a qual atuou em inúmeras apresentações, incluindo "Follow the Flag", de 1946, com Paul Muni e Marlon Brando. Teve participação especiais em séries como Zorro, Agente 86, A Feiticeira e Terra de Gigantes, mas foi no papel do doutor Smith de "Perdidos no Espaço" que Harris escreveu seu nome na história das artes dramáticas. Nos últimos anos, Harris trabalhou com os estúdios de animação Pixar, emprestando sua voz única ao mágico Manny de "Vida de Inseto" e ao "médico" de bonecos em "Toy Story 2". Faleceu dia 03/11/2002, devido a um coágulo no coração em um hospital na cidade Los Angeles. Frase imortal: Nada tema, com Smith não há problema.

Bob May (Robo)
Dick Tufeld (Voz do Robo)

CURIOSIDADES - Há muita coisa interessante para abordar sobre Perdidos no Espaço. Houve muitas falhas nas gravações, pois não havia tempo nem dinheiro para ensaios como hoje. Era tudo na "Bucha"! Havendo falhas abria-se espaço para o improviso. Há detalhes pessoais que influíam em algumas cenas, como por exemplo os insultos proferidos contra o Robot por Smith e vice-versa . Erros técnicos, etc. Vamos citar algumas coisas!:

1 - Jonathan Harris sofria de claustrofobia e todas as cenas em que o ator havia que ficar trancafiado em algum recinto era substituído pelo seu dublê. Exemplo disso veio logo no primeiro capítulo e na primeira cena que o Dr. Smith aparece. A narração apresentava o Júpiter 2, mostrando suas características técnicas e ao findar um compartimento se abre e Smith sai do mesmo deitado em uma poltrona. Ali não era o ator e sim seu dublê.

2 - A maior frustração de Jonathan Harris é não ser cantor de ópera, sua grande paixão. Realmente, o ator chegou a cantar, com som original, no capítulo Mar Revolto e demonstrou ser uma grande "tragédia", musicalmente falando.

3 - Deixaram propositadamente Bob May preso dentro do Robot num dos horários de almoço por brincadeira e quando o pessoal retornou observou que havia fumaça saindo de dentro da Lata de Sardinha Enferrujada. Correram com extintores de incêndio, pensando ser fogo por curto-circuito e quando levantaram o corpo do Robot para verificarem como estava o ator encontraram-no fumando e rindo. O feitiço havia se voltado contra o feiticeiro. O vício do ator foi aproveitado em vários capítulos como por exemplo em O Desafio em que o Robot queima os seus reguladores de voltagem para evitar responder as perguntas de Smith. A fumaça foi produzida pelos sopros de fumaça de cigarro de Bob May.

4 - No capítulo Terra de Gigantes Bob May esqueceu-se de apertar o dispositivo que acendia a luz principal do peito do Robot, que brilhava sempre que falava, quando este retornou da patrulha que fizera durante a noite para averiguar ruídos estranhos. Voltou falando loucamente, mas a luz não cintilava no peito.

5 - No capítulo O Mercador do Espaço o Robot ao subir a rampa que acessa o Júpiter 2 leva um tombo homérico. É que o pessoal responsável para iça-lo para dentro, usando cordas, que não víamos, relaxou e a queda foi "feia". Não houve nada com Bob May, mas o Robot ficou danificado e como não havia um reserva, podem observar que durante todo o capítulo o mesmo está sempre de costas para a câmera. Mesmo assim dá para notar que o Bulbo da cabeça está torto. Quando June Lockhart correu em socorro de Bob May e lhe perguntou como se sentia, Bob May retrucou perguntando como estava o Robot. É que até aquele capítulo ele não havia assinado contrato com a produção. Trabalhava até então como Free-Lancer.

6 - No capítulo A Voz do Espírito, o último do primeiro ano, a sombra de Guy Williams é projetada no cenário. Nossos olhos na época pouco críticos não perceberam a falha, mas hoje qualquer um notaria e talvez até mudasse de canal. Uma pena! E logo num dos melhores episódios!

7 - Guy Williams passava horas ao telefone durante as gravações discutindo negócios e investimentos. Durante os intervalos, costumava ensinar esgrima a Billy Mumy.

8 - De todo o pessoal já falecido, que participou do seriado, a nota mais triste é para o ator Stanley Adams(Tybo), que se suicidou.

9 - Mark Goddard era o gozador da turma. Costumava fazer todo tipo de brincadeiras com os colegas, em uma ocasião Mark chegou ao set de filmagem, subiu até o lugar mais alto e começou a jogar amendoim em todos que passavam.

10 - As roupas de astronautas metalizadas eram tão desconfortáveis, que as cadeiras usadas para descanso em pequenos intervalos de gravações pelo elenco eram na realidade pranchas com apoio para os braços, que ficavam posicionadas verticalmente, com ligeira inclinação, onde os atores ficavam em pé, apenas apoiados nelas, caso contrário se feriam.

11 - As cenas do Júpiter 2, gravadas externamente, em tamanho real(Visita a um Planeta Hostil), foram feitas no estacionamento dos estúdios e nada havia dentro da mesma a não ser tábuas estreitas sobre as quais os atores caminhavam.

12 - O piloto No Place to Hide custou US$ 600.000,00. Mais barato US$ 30.000,00, que o primeiro episódio de Star Trek, The Cage.

13 - O nome do disco voador Júpiter 2, anteriormente se chamava Gemini 12 e o motivo do novo batismo foi evitar confusões com o projeto Gemini da NASA.

14 - O projeto de Allen para "Perdidos" era de que a série durasse no mínimo 10 anos, segundo revelou para a revista Starlog no seu número 100.

15 - Anualmente Jonathan Harris passava 2 meses viajando de navio pelo mundo. Invariavelmente ele passava pelo Brasil.

16 - Billy Mumy (Will) e Angela Cartwright (Penny) namoraram durante algum tempo após o término da série.

O por quê do fim

As filmagens do quarto ano chegaram a ser iniciadas, contudo, durante muito tempo alegou-se que o encerramento do projeto deveu-se aos baixos recursos orçamentários. O problema na realidade sempre existiu, desde o primeiro capítulo. A última denúncia mais contundente veio recentemente publicada na revista americana Starlog, que continha matéria sobre os 30 anos de LIS. Está registrado lá que o "Sophisticated Guy", para nós "O Mauricinho", Bill Paley foi o responsável pelo uso do argumento orçamentário, mas que na verdade o mesmo sempre foi explícito em colocar que pessoalmente odiava a série e literalmente assim está escrito na revista. Isso nos entristece mais ainda, pois dói saber que foi o capricho de uma única pessoa o responsável pela frustração de milhões de espectadores de ver encerrado um trabalho tão cativante, educativo e que proporcionava tanto entretenimento.

Episódios

Primeiro ano da série

1.The Reluctant Stowaway - O Clandestino Teimoso
2.The Derelict - A Nave Fantasma
3.Island in the Sky - Ilha no Céu
4.There Were Giants in the Earth - Terra de Gigantes
5.The Hungry Sea - Mar Revolto
6.Welcome Stranger - Hapgood Esteve Aqui
7.My Friend, Mr. Nobody - Um Estranho Amigo
8.Invaders from Fifth Dimension - Invasores da Quinta Dimensão
9.The Oasis - O Estranho Oásis
10.The Sky is Falling - Os Sêres Eletrônicos
11.Wish Upon a Star - A Lâmpada de Aladim
12.The Raft - A Mini Espaçonave
13.One of Our Dogs is Missing - O Cão Desaparecido
14.Attack of The Monster Plants - O Ataque Plantas Monstruosas
15.Return from Outer Space - Volta à Terra
16.The Keeperpart one - O Estranho Colecionador - parte 1
18.The Sky Pirate - O Pirata do Céu
17.The Keeperpart two - O Estranho Colecionador - parte 2
19.Ghost in Space - O Fantasma do Espaço
20.The War of the Robots - A Guerra dos Robots
21.The Magic Mirror - O Espelho Mágico
22.The Challenge - O Desafio
23.The Space Trader - O Mercador do Espaço
24.His Majesty Smith - Sua Majestade Smith
25.The Space Croppers - Os Semeadores do Universo
26.All That Gliters - Nem Tudo o que Reluz...
27.The Lost Civilization - A Civilização Perdida
28.A Change of Space - Um Passeio à Sexta Dimensão
29.Follow the Leader - A Voz do Espírito

Segundo ano da série

30.Blast Off Into Space - Fuga Desesperada
31.Wild Adventure - A Estranha Dama Verde
32.The Ghost Planet - O Planeta Fantasma
33.Forbidden World - O Mundo Proibido
34.Space Circus - O Circo do Espaço
35.Prisioners of Space - O Tribunal das Galáxias
36.The Android Machine - A Máquina Andróide
37.The Deadly Games of Gamma Six - Os Torneios Mortais de Gamma
38.The Thief of Outer Space - O Ladrão do Espaço Sideral
39.The Curse of Cousin Smith - A Maldição do Primo Smith
40.West of Mars - A Oeste de Marte
41.A Visit to Hades - Uma Visita ao Inferno
42.Wreck of the Robot - A Destruição do Robot
43.The Dream Monster - O Monstro do Pesadelo
44.The Golden Man - O Homem Dourado
45.The Girl from Green Dimension - A Moça da Dimensão Verde
46.The Questing Beast - O Cavaleiro Espacial
47.The Toymaker - O Fabricante de Brinquedos
48.Mutiny in Space - Motim no Espaço
49.Space Vikings - Os Vikings do Céu
50.Rocket to Earth - Foguete para a Terra
51.Cave of the Wizards - A Caverna dos Mágicos
52.Treasure of the Lost Planet - O Tesouro do Planeta Perdido
53.Revolt of the Androids - A Revolta dos Andróides
54.The Colonists - Os Colonizadores
55.Trip Through the Robot - Viagem Através do Robot
56.The Phantom Family - A Família Fantasma
57.The Mechanical Men - Os Homens Mecânicos
58.The Astral Traveller - O Viajante Astral
59.The Galaxy Gift - O Amuleto das Galáxias

Terceiro ano da série

60.The Condemned of Space - Os Condenados
61.Visit to a Hostile Planet - Visita a um Planeta Hostil
62.Kidnapped in Space - O Ataque dos Homens Relógio
63.Hunters' Moon - A Noite do Caçador
64.Space Primevals - Os Primitivos do Espaço
65.Space Destructors - O Terrível Exército Cyborg
66.The Haunted Lighthouse - O Inacreditável Zaibo
67.Flight into the Future - O Estranho Planeta Verde
68.Collision of Planets - Colisão de Planetas
69.Space Creature - As Criaturas da Névoa
70.Deadliest of the Species - A Namorada do Robot
71.A Day at the zoo - O Jardim Zoológico das Galáxias
72.Two Weeks in Space - O Grande Hotel Espacial
73.Castles in Space - A Princesa do Planeta Gelado
74.The Antimatter Man - Robinson Número Dois
75.Target Earth - Ataque à Terra
76.Princess of Space - Penny, a Princesa do Espaço
77.The Time Merchant - O Mercador do Tempo
78.The Promised Planet - O Planeta Prometido
79.Fugitives in Space - Os Fugitivos
80.Space Beauty - O Concurso de Beleza Cósmica
81.The Flaming Planet - O Inacreditável Monstro Vegetal
82.The Great Vegetable Rebellion - A Revolta das Plantas
83.Junkyard in Space - A Enorme Sucata do Espaço

Fontes:
Fernando Ramos. In http://www.geocities.com/geysonas/
http://redetupidetelevisao-sempre.brasilflog.com.br/ (imagem)

Um comentário:

Progress disse...

Que saudades maravilhosas
Eu chegava a matar aula pra ver.
Sou fã até hoje...eu tenho a 3a temporada e vejo e revejo constantemente...
Abraços