quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

J. G. de Araújo Jorge (Quatro Damas) 9a. Parte


" NÃO DIGAS... "

Não diga: sem este amor
morrerá meu coração...

Do tronco abatido, calcinado,
e que parece morto,
irrompe às vezes, às primeiras chuvas
nova vegetação…

" NÓ "

E ficamos tão nós
tão um no outro
que não sabemos mais onde um começa
e onde o outro termina...

Demos um nó cego
em nossos destinos…

"... NOS BASTIDORES "

A luz dos refletores
batias asas ...

E no amplo palco iluminado
e no meu coração desesperado
bailavas ...

Bem que te quis tomar nos braços
quando chegaste, trêmula, comovida...

Mas, apenas te fitei...
É que devo continuar
onde fiquei:
nos bastidores ... de tua vida …

" NOSSA CAMA "

Olho nossa cama. Palco vazio
sem o drama, sem a comédia,
do nosso amor.

A nossa cama branca,
branca página, em silêncio,
de onde tudo se apagou...

(Meu Deus! quem poderia ler aquelas ânsias, aqueles gemidos,
aqueles carinhos
que a mão do tempo raspou, como nos velhos
pergaminhos? ... )

A nossa cama
imensa, como a tua ausência,
tão ampla, tão lisa, tão branca, tão simplesmente cama,
e era, entretanto, um mundo,
de anseios, de viagens, de prazer,

- oceano, que teve ondas e gritos encapeladosapelados,
e nele nos debatemos tanta vez como náufragos
a nadar... e a morrer...

Olho a nossa cama, palco vazio,
em nosso quarto, - teatro fechado -
que não se reabrirá nunca mais...

Nossa cama, apenas cama, nada mais que cama
alva cama, em sua solidão
em seu alvor...

Nossa cama:
- campa (sem inscrição)
do nosso amor.

" NOTAÇÕES TRISTES À MARGEM DO AMOR "

1
Sim, não somos os mesmos, reconheço
e até
confesso com amargor...
Repara no que tu és
e no que sou agora...
Vamos parar, portanto . . . Antes guardar de pé
as lembranças do amor
que apagá-las, de rastos, sobre o chão de outrora . .

2
O desencanto é perceber que deste ponto em diante
tudo já foi vivido, experimentado,
e não há mais o que ver...
Compreender, imprevistamente, que tudo é passado...
E... mesmo sem presente, e sem futuro:
continuar a viver...

3
Acabaríamos nos envergonhando de nós mesmos,
(nós que nos amamos, nós que fomos amantes)
se este amor que viveu de sensações extremas
e gerou cantos e poemas
acabasse afinal,
burguesmente, como uma festa domingueira,
ou ficasse a rolar sem lances de beleza
uma rotina monótona
e banal...

4
Seria tão fácil se te pudesse falar
sem ressentimento ou rancor:
- se nao mais nos amamos
vamos parar onde estamos,
não vamos azedar
um doce amor...

5
Acho que posso ver além dessa alegria
que desabrocha em meus lábios, desafiando
a minha dor...

Também na madrugada em festa, ao vir do dia,
há lágrimas de orvalho límpidas chorando
no riso de uma flor…

" NOTURNO SEM NÚMERO "

E eu tão só, e eu tão cansado...
A alma já nada quer
nada reclama...

Só tu cintilas como estrela
numa límpida radiância
na noite de minha insônia…

" NUNCA PENSEI... "

Nunca pensei que ao ter-te ainda a meu lado
eu pudesse sentir-me, em solidão,
tão só, tão sem ninguém, desesperado,
que nem mesmo a lembrança do passado
tornasse menos frio o coração...

Ah! pior solidão é essa que a gente
sente ao lado de alguém que se perdeu...
Havia tanta coisa... e, de repente,
tudo se esvai, inexplicavelmente:
- já não sabes se és tu, nem se eu sou eu!

Nunca pensei que em tua companhia
pudesse sentir em solidão...
Ah, negra é a noite se foi claro o dia,
e maior é a tristeza, se a alegria
antes cantava em nós, era canção...

Nunca pensei que ao ter-te ainda comigo
no vazio cruel desses instantes
me sentisse tão só, como hoje sigo,
e pudesse concluir, como um castigo:
- tanto mais juntos... quanto mais distantes !


--
Fonte:
J. G. de Araujo Jorge. Quatro Damas. 1. ed. 1964.

Nenhum comentário: