sábado, 12 de janeiro de 2013

Mitos e Lendas (O Mauari e o Sono )


Mauari (Ardea Maguari) é um pássaro que não tem pouso certo. Quando pousa, durante o dia ou à noite, em qualquer lugar, começa logo a cochilar e, então, como que sacudido por um susto, levanta vôo subitamente, espantando. 

Contam que o mauari, certa vez, querendo matar o sono esperou-o pousado no galho de uma árvore. Enquanto esperava, ia resmungando: 

— Vou matar esse sono! Vou ficar vigilante. Tenho de matá-lo!

Não demorou muito viu um vulto que se aproximava.

— Acho que é o sono que vem vindo aí... 

Quando o vulto estava bem pertinho e o sono bem próximo, o mauari cochilou, mas acordou de repente, agitou as asas e voou, gritando:

— Cuá! Cuá! Cuá! — e foi para longe dizendo: — Ora vejam o meu coração! Eu cochilei e o sono fugiu. Mas não faz mal. Vou esperá-lo de novo!

Pousado noutra árvore, esperou e esperou. Foi vendo novamente, ali perto, uma escuridão que se aproximava. 

— Aí vem ele de novo! — disse consigo — Agora eu o pego com o meu bico!

A escuridão já vinha bem perto quando o mauari cochilou e, de repente, abriu os olhos, assustado e levantou vôo, gritando: 

— Cuá! Cuá! Cuá!

E assim acontece sempre, desde a antiguidade.

Fonte:
Colhido por Jerônimo B. Monteiro e publicado em sua coluna Lendas, mitos e crendices
Jangada Brasil. Setembro 2010 - Ano XII - nº 140. Edição Especial de Aniversário

Nenhum comentário: