domingo, 3 de março de 2013

Caldeirão Poético 2

Eny Santos Júdice
(S. Fidélis/ RJ)


" CARTA PARA O AMOR AUSENTE "
Nesta manhã nevoenta de fumaça
estou morrendo de saudades tuas;
há na minha alma convulsões de luas,
há no meu peito a angústia que amordaça.

Amor, estou sorvendo a amarga taça,
a taça amarga das verdades cruas;
e busco em vão no retinir das ruas,
sufocar este amor que me desgraça.

Inútil! . . . E a obsessão dos teus abraços?!
Sinto em mim ainda as mãos do teu carinho,
dedilharem as cordas dos meus braços,

e a tua ausência, e o teu silêncio enorme,
vivem cantando para mim baixinho,
ninando esta saudade que não dorme!

Enoch Lins
(dados biográficos desconhecidos)

" VOCÊ "
Você é para mim a síntese da vida!
O espírito que eleva; a matéria que prende,
o gozo que nos põe em perenal subida
e as nossas ilusões pelo infinito estende.

É o tédio que caminha á trágica descida
e o orgulho do prazer impiedoso que ofende;
você é para mim essa lição comprida
que a gente, sem saber, rapidamente aprende.

Só você me faz bem e é todo o meu encanto!
Só você, quem de longe o meu pesar ouvindo
vem depressa e num beijo aniquila o meu pranto.

Só você quem me espera os minutos contando...
Só você, quando eu chego, abre a porta sorrindo,
só você quando eu vou... fecha a porta chorando!
==============

Esmarágdo De Freitas
(Floriano/PI)


" NEVER MORE ! "

Em que mundo encantado, em que dor, em que laço,
paira o teu sonho agora, alma que eu tanto quis?
Em que mundo encantado, em que ambiente feliz,
o teu corpo floresce, esquivo ao meu abraço?

Vivas para outro amor embora, como Tasso
ou Dante, hei de seguir-te, Eleonora ou Beatriz!
Na minh'alma este amor tem profunda raiz:
procuro desfazê-lo embalde, e não desfaço...

Em que dia essa carne opulenta e sadia
sentirá minha febre? Em que dia? Em que dia
hei de te possuir, minha estátua de Sais?

Torturo-me a cismar, na ânsia do meu tormento...
Grasna em meu coração atroz pressentimento,
ave negra de Poe: - "Nunca mais! Nunca mais!"
==================

Euclides Dias
(Belém/PA)


" VIVER DORMINDO "

Beijava-te. . . e beijando-te na face
oh! que doce prazer então sentia...
Se, assim, feliz, eu sempre assim sonhasse...
Se, assim, sonhando me passasse o dia...

Apertava-te ao peito em doce enlace,
com suave e terníssima alegria...
Se assim, sonhando, eu sempre te abraçasse
oh! que noites felizes eu teria!

E se eu te visse, assim, sempre a meu lado,
pálpebras roxas, colo perfumado,
lânguida, terna, e boa, e feiticeira,

eu quisera sonhar sempre, dormindo,
e, se sempre, a sonhar, te visse rindo,
passar dormindo a minha vida inteira.
==========

Ezequias da Rocha
Major Izidoro/AL

" O ELOGIO DE NÓS TRÊS "


Eu sou tu. Tu és eu. Nós dois, portanto,
somos, seremos uma só pessoa,
de forma que, quando algo te magoa
meu coração magoa-se outro tanto.

Se está cheia de um céu tua alma boa,
que ri se rio, ou chora com o meu pranto,
a vida é para mim um doce encanto,'
- um paraíso o peito me povoa.

E todas essas coisas que sentimos,
nosso Fernando, em quem nos confundimos,
sente-as , mais do que nós, logo depois;

é que o nosso bom filho, sem defeito,
perfeito como tu, como eu, perfeito,
é a soma certa, exata, de nós dois.

Fonte:
J.G . de  Araujo Jorge . "Os Mais Belos Sonetos que o Amor Inspirou". 1a ed. 1963

Nenhum comentário: