sábado, 16 de março de 2013

Ditados Populares do Brasil (Letra E)

É BOI sonso que arromba a cerca.
É COBRA engolindo cobra.
É DANDO que se recebe.
É DE CHEIRAR e guardar.
É DE NOVO que se acerta o galho.
É MELHOR adormecer sem ceia, a acordar com dívidas.
É MELHOR passar por ignorante do que ignorante ser.
É MUITA areia pro meu caminhão.
É ONDE a porca torce o rabo.
É PEIXE fora d’água.
É TEMPO de murici, cada um cuide de si.
EM BOCA fechada não entra mosca.
EM CADA cabeça uma sentença.
EM CASA de enforcado, não se fala em corda.
EM CASA de ferreiro, espeto de pau.
EM CIMA de queda, coice.
EM RIO de piranhas, jacaré nada de costa.
EM TERRA de cego quem tem um olho é rei.
EM TERRA de sapo, mosquito não dá rasante.
ENCHER lingüiça.
ENGANA-SE quem pensa que o céu é perto.
ENGOLIR um boi, e engasga-se com um mosquito.
ENQUANTO há vida, há esperança.
ENQUANTO não encontro a mulher certa… me divirto com as erradas.
ESTRELA dalva é minha guia.
É DE NOITE que a saudade aperta.
É DURO velório sem cachaça.
EM CIMA da morte, ganhando o pão da vida.
EM CIMA da morte procuro a sorte.
EM CIMA de quatro pneus cheios, um coração vazio.
É MELHOR perder do que não competir.
É MELHOR uma amiga na sombra do que uma sombra amiga.
É MELHOR a crítica do inimigo do que o elogio do falso amigo.
ENQUANTO eu vago pelo mundo um coração pulsa por mim.
ENQUANTO Maria reza, “Mercedes Benze???.
ENTRE, amigo, a casa é sua, mas se for pra fiado, é melhor ficar na rua…
ENTRE a morena e a loura prefiro as duas.
ENTROU porque quis; aqui não é garagem.
É PENSANDO ser rico que se fica pobre.
ERRAR é humano; persistir no erro é bigamia.
ESPELHO reflete sem falar, a mulher fala sem refletir.
ESQUENTA mas não ferve.
ÉS TÃO hipócrita que choras pelo olho de vidro.
ESTE mundo é a ante-sala do outro.
ESTE não geme na rampa.
É TRISTE cair; mais triste ainda é não tentar subir.
É TRISTE sonhar com o amor e acordar sozinho.
EU NÃO rejeito parada nem paro em beira de estrada.
EU QUERIA ser pobre um dia, porque ser pobre todo dia é duro.
EU QUERIA ser uma lágrima só pra rolar em tua face.
EU TE vejo com os olhos do coração.
EU VEJO a face, Deus o coração.
EU VI os seios da saudade no decote da ausência.
ENSINAR Padre-Nosso a vigário.
ENTRAR mudo e sair calado.
ENTRAR por um ouvido e sair pelo outro.
ENTRE duas pedras, só coco.
ENXUGAR gelo.
ERVAS daninhas crescem depressa.
ERVAS ruins, geadas não matam.
ESCREVEU não leu, o pau comeu.
ESMOLA grande, o cego desconfia.
ESTAR claro, como água.
ESTAR com a pulga atrás da orelha.
ESTAR com nó na garganta.
ESTAR em cima da carne-seca.
ESTAR em papos-de-aranha.
ESTAR entregue às moscas.
ESTAR na casa do sem jeito.
ESTAR no mato sem cachorro.

Nenhum comentário: