domingo, 17 de março de 2013

Projeto de Leitura (Escolas públicas Podem se Inscrever até 31 de março de 2013)

O projeto de incentivo à leitura “Ler é Bom, Experimente!", está com inscrições abertas para escolas da rede pública de ensino de todo o Brasil até o final de março de 2013.

O programa
Dirigido ao público infantil, juvenil e adulto, que beneficiará cerca de 50 mil alunos de 500 escolas, o trabalho consiste na doação de livros e desenvolvimento de atividades, a partir da leitura, por estudantes do 2º ano do ensino fundamental até o ensino médio. A escola se responsabilizará pelo pagamento do transporte dos materiais, cujo valor será calculado no momento da inscrição, que deverá ser efetuada pelo professor, no site www.projetosdeleitura.com.br.

As escolas inscritas receberão de 38 a 114 livros de autoria de Laé de Souza, além de material de apoio como folhas pautadas para redação, questionários e, ainda, uma cartilha pedagógica para auxiliar o professor a executar as atividades dentro da sala de aula. As atividades nas escolas são monitoradas pelos professores com auxílio de um manual e apoio da equipe do Grupo Projetos de Leitura

Após a execução das atividades sugeridas pelo projeto como adaptação dos textos para teatro, encenação e discussão dos temas, os alunos respondem a um questionário sobre os livros e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outro livro de Laé de Souza.

Outra grande oportunidade do projeto, é que os alunos participantes, a partir do 6º ano, concorrem a ter o seu texto incluído no livro "As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 5", que será lançado até novembro de 2013.

Histórico
O projeto, aplicado anualmente em escolas públicas de todo o país, foi criado em 2000 pelo escritor Laé de Souza e já contou com a participação de mais de três mil escolas. Aprovado pelo Ministério da Cultura, tem o patrocínio pelo sexto ano consecutivo do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE
Livros do Projeto e atividades
Em 2013, o Projeto será desenvolvido com a utilização dos livros "Radar, o cãozinho", "Quinho e o seu cãozinho - Um cãozinho especial" e "Acontece..." A escola poderá participar com até três classes, recebendo, como doação, exemplares desses títulos para todos os alunos.

Sobre o Grupo Projetos de Leitura

O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, além de contar com o apoio de patrocinadores, parceiros e com o envolvimento dos professores. Com sede em São Paulo, o grupo atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.

Sobre o autor
Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, a série “Quinho e o seu Cãozinho”, “Nos Bastidores do Cotidiano” , “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”.

Inscrições:

Educadores poderão se inscrever pelo site www.projetosdeleitura.com.br até 31 de março 2013

Mais informações: (11) 2743-9491 e 2743-8400.

Fonte:
Laé de Souza

Nenhum comentário: