quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Gislaine Canales (Glosas Diversas) XXXVIII

SERIA POUCO...


MOTE:
A vida jamais se encerra...
E é bom sermos imortais,
amar você só na terra,
seria pouco demais!
A.A. de Assis
(Maringá/`PR)


GLOSA:
A vida jamais se encerra...

em torrentes de emoção,
é luta, é uma eterna guerra
nos campos do coração!

Precisamos ser felizes,
e é bom sermos imortais.
Não tenhamos cicatrizes
para, lembrá-las, jamais!

Sei que o destino não erra
ao ceder seu tempo, enfim:
amar você só na terra,
seria pouco pra mim!

Para esse amor tão bonito,
com seus suspiros, seus ais,
até mesmo o infinito
seria pouco demais!
= = = = = = = = = = = = =

GEMIDOS...

MOTE:
A lua no céu desmaia
com os gritos ofegantes,
vindos à noite, da praia,
nos gemidos dos amantes!

Ademar Macedo
Santana do Matos/RN, 1951 – 2013, Natal/RN

GLOSA:
A lua no céu desmaia

prateada, bela, em torpor,
quando fica de tocaia,
quase em êxtase de amor!

Ela vibra de emoção
com os gritos ofegantes,
que partem do coração
e se tornam ofuscantes!

E um doce beijo, ela ensaia,
escutando esses gemidos,
vindos à noite, da praia,
lá do universo, perdidos!

A Lua, realizada
nesses infindos instantes,
escuta vozes de fada
nos gemidos dos amantes!
= = = = = = = = = = = = =

BERÇO DE TERNURA

MOTE:
Adormeceste em meus braços...
E eu pude ter a ventura
de ninar os teus cansaços
no meu berço de ternura…
Carolina Ramos
(Santos/SP)

GLOSA:
Adormeceste em meus braços,
aninhado nos meus seios,
rodeado por meus abraços,
respondendo aos meus anseios!

Vivi esse doce instante
e eu pude ter a ventura
de sentir quão excitante
é essa afeição tão pura!

Unindo, assim, nossos laços,
eu tive a felicidade
de ninar os teus cansaços
fantasiando a realidade!

Como perfume de flores,
que eu te embalei com doçura,
numa balada de amores,
no meu berço de ternura...
= = = = = = = = = = = = =

BARCA DE NUVENS...

MOTE:
Em barca de nuvens sigo...
e o que vou pagando ao vento
para levar-te comigo
é suspiro e pensamento.
Cecília Meireles
Rio de Janeiro RJ, 1901-1964

GLOSA:

Em barca de nuvens sigo
num mundo de fantasia.
Não corro nenhum perigo,
pois me acompanha a alegria!

Pago um preço, um quase nada...
e o que vou pagando ao vento
são ilusões de uma fada,
que eterniza o meu momento!

Eu conquisto o vento amigo
com muito amor e carinho,
para levar-te comigo
para sempre em meu caminho!

Sinto vibrar a ternura
em meu coração sedento
e a canção, que surge, pura,
é suspiro e pensamento.
= = = = = = = = = = = = =

MENSAGEM

MOTE:
Dá, a vida, teus sorrisos
e, das lágrimas, te afasta!
Para atingir paraísos,
essa mensagem te basta!
Delcy Canalles
(Porto Alegre/RS)

GLOSA:

Dá, a vida, teus sorrisos
agradece a cada dia,
sorrir, não trará prejuízos,
somente paz e alegria!

Cultiva a felicidade
e, das lágrimas, te afasta!
pois a tristeza, é verdade,
à tristeza, nos arrasta!

São conselhos bem precisos,
de uma musa da poesia,
para atingir paraísos,
nossa estrada é a utopia!

Segue, assim, por onde fores,
numa atitude entusiasta
para encontrar mil amores
essa mensagem te basta!
= = = = = = = = = = = = =

O ORVALHO...

MOTE:
Pleno outono...e em meu atalho,
sem um amor que me acolha,
invejo a sorte do orvalho
que se abriga em qualquer folha.
Edmar Japiassú Maia

Nova Friburgo/RJ

GLOSA:

Pleno outono...e em meu atalho,
tentando me reencontrar,
da persistência me valho
e sigo a me procurar!

Sigo só, com a alma em pranto,
sem um amor que me acolha,
buscando ouvir o acalanto
que minhas mágoas recolha!

Com meu cabelo grisalho,
prateado como o luar,
invejo a sorte do orvalho
que faz da flor o seu lar!

Sendo gotas de carinho
e tendo a sorte da escolha,
louvo o orvalho em seu caminho,
que se abriga em qualquer folha.

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXIV. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Março 2005.

Nenhum comentário: