No início, foi mencionado que existem duas maneiras de abordar um tema: por meio da ficção ou recriando a realidade. Ou seja, um romance ou talvez uma obra histórica será escrita.
Como essas obras são tipicamente repletas de ação, e não reflexões filosóficas, alguém deve realizá-las; ou seja, deve haver um ou mais personagens. Em outras palavras, o primeiro passo em nossa chave de quatro é determinar os personagens que nossa obra apresentará.
Se optamos por escrever uma biografia histórica, o personagem principal já estará definido: Napoleão, Hipócrates, etc. Depois de determinar as características fundamentais do personagem escolhido, devemos identificar outras figuras importantes que também foram decisivas na evolução de sua existência.
Quando se trata de uma obra com rigor histórico — ou seja, aderindo aos fatos de forma indispensável, como é o caso de uma biografia — é necessário pesquisar inúmeras fontes documentais ou, se o personagem for contemporâneo, entrevistar pessoas que o conheçam, a fim de obter informações em primeira mão.
Isso significa que nosso sujeito não precisa necessariamente ter falecido para ser o objeto de nosso estudo.
Por outro lado, se decidimos escrever um romance, nossos horizontes se expandem enormemente em termos de determinar o número de personagens e suas características. Pode ser apenas um ou um grande número de personagens.
Se, durante o desenvolvimento de sua obra, seja ficção ou realismo, você perceber que alguém está faltando, não se preocupe; sempre haverá tempo para introduzi-lo na trama. Mesmo que em algum momento você se encontre preso e não saiba como resolver as coisas, você pode inventar alguém que saiba toda a verdade ou que recupere a memória repentinamente.
As infinitas possibilidades que existem para a escrita são incríveis; por exemplo, em uma obra de ficção, de um conto a um grande romance, podem ser criadas personagens cuja história única, graças à inventividade do autor, cada uma possui sua própria história e, portanto, a trama pode seguir uma ampla variedade de caminhos.
Ao criar personagens, é essencial determinar sua identidade e outros aspectos interessantes de suas vidas, desde quem são seus familiares, como foi sua infância, se são saudáveis ou sofrem de alguma doença física ou mental (personagens com doenças mentais sempre foram um recurso para autores de obras dramáticas ou de ação); seu local de residência, sua condição social e econômica, já que nem sempre estão relacionados, e até mesmo sua morte e a forma como ela ocorreu devem ser observadas.
Se tivermos dificuldade em criar personagens, podemos recorrer a pessoas que conhecemos: amigos, familiares, professores, colegas de trabalho, vizinhos. Todos eles podem servir de modelo para um dos personagens da nossa história.
Você também pode fornecer ao personagem "armas" para ajudá-lo a ter um melhor desempenho, especialmente se for uma obra de suspense. Um deles pode possuir "o segredo" que resolverá a trama; outro pode se desenrolar com base em mentiras, complicando a história, o que ajuda a criar confusão entre os demais.
Mas mudemos de assunto. Nem todos nós temos inclinação para escrever histórias de suspense. As crianças não têm o direito de ler? Para elas, pode-se inspirar em Esopo, o escravo núbio que entrou para a história graças às suas fábulas, bem como no francês Lafontaine e no espanhol Samaniego, que deram personalidade a objetos e animais.
Depois de ler estas recomendações, você certamente nunca se sentiu tão livre para criar histórias e personagens que fluem em sua imaginação, apenas esperando a oportunidade de brotar dela e ganhar forma nas páginas que você está prestes a escrever. Vá em frente, então.
Exercício:
Seguindo o seguinte formato, descreva seus personagens. Lembre-se de que nem todas as suas características precisam ser necessariamente preenchidas, nem todos os personagens precisam ser tão ricos nelas. Mas é uma boa maneira de começar a defini-los.
Sexo Idade Nome: Informe sua escolaridade, se tiver. Indique sua profissão, se tiver, tipo e motivos. Filho(a): Chefe de família. Sem família. Sem dinheiro, com meios para sobreviver, rico ou milionário. Ascendência nobre, títulos. Descendente de criminosos, etc. Classe social baixa, média ou alta. Saúde física boa ou ruim. Características físicas, ascendência média: olhos, cabelo, constituição física, altura, características distintivas, etc.
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continua… 5. Definição da Época
Fontes:
Imagem criada por Jfeldman com Microsoft Bing
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