domingo, 8 de junho de 2025

Juan Barnav (Como escrever um livro) – 6. Sucessos fundamentais da obra


Definir os eventos que você deseja capturar em sua obra é um dos pontos fundamentais, além de constituir o principal exercício do nosso trabalho.

Nos anteriores, acumulamos uma série de elementos que nos ajudam a moldar as características do tipo de obra que desejamos criar. E, seja uma obra de conteúdo histórico ou ficcional, devemos enfrentar o desafio de desenvolver o enredo.

Já vimos no anterior o que consiste um enredo do ponto de vista etimológico; isto é, esclarecer as coisas. Isso significa simplesmente que, uma vez escolhido o tema, para esclarecer as coisas sobre ele, devemos desenvolver seu conteúdo. Isso é tudo o que queremos dizer sobre o propósito, o que nos preocupa, o que sabemos, o que podemos descobrir por meio da pesquisa, a fim de chegar a um objetivo, a uma conclusão.

Devemos partir do enfoque específico que queremos dar à obra, seja ela um romance ou uma obra histórica, uma biografia. Se tomarmos Napoleão, por exemplo, e não pretendemos uma obra exaustiva, podemos restringir o foco de sua biografia: um ensaio sobre a importância de Napoleão como estrategista; ou a vida amorosa do Grande Corso. Um foco nas circunstâncias que levaram Bonaparte a criar seu famoso Código, que incorpora valores que ainda são relevantes, mais de 200 anos após sua existência.

Se a política traduzida para a literatura produziu temas tão importantes na ficção quanto as intrigas de Macbeth, de Shakespeare, na realidade o notório Caso Dreyfus levou Émile Zola a se esforçar para desvendar a corrupção do regime francês em 1900. E, mais recentemente, o jornalismo investigativo de dois repórteres americanos que levou à queda do líder da nação mais poderosa do mundo, há apenas 27 anos, como lemos em Todos os Homens do Presidente.

Questões cotidianas fornecem exemplos de temas desenvolvidos de forma inteligente que levam a trabalhos interessantes.

Se a seção financeira do jornal pode parecer árida para alguém, seria uma boa ideia escrever um conto sobre as dificuldades enfrentadas por um grupo de empresários diante de uma hipotética quebra da bolsa de valores de Hong Kong. Quais seriam as repercussões em cada país? Qual dos protagonistas, profundamente envolvido em atos ilícitos, tiraria a própria vida, como aconteceu em muitas partes do mundo durante a famosa quebra de 29?

E não nos esqueçamos de uma seção com grande público: a seção de esportes. As aspirações de atletas em ascensão de cumprir o lema olímpico: mais rápido, mais alto, mais forte. Esse é o lema de muitos que dedicam boa parte de suas vidas à prática de alguma modalidade esportiva.

Para além de uma mente sã em um corpo são, o esporte compõe um mundo que só quem se aprofunda consegue entender os problemas enfrentados tanto pelo próprio atleta quanto pelos chamados "atletas de calças compridas", aqueles que geram homens e recursos, envoltos em circunstâncias que o escritor que adota essa temática pode tornar mais ou menos sombrias, mais ou menos dramáticas, repletas de aspirações para os praticantes ou até mesmo uma história sentimental diferente, em meio às circunstâncias que cercam os atletas em determinados momentos.

Da criação dos mitos mais antigos aos temas atuais que exploram os labirintos insondáveis da mente, eles criaram obras literárias gigantescas que perduram.

O que é fantasia?

Afirmamos que é a capacidade criativa para coisas impossíveis. Embora muitos neguem possuí-la, ela pode estar escondida em algum recesso da mente e só precisa ser exercitada para que irrompa incontrolavelmente. Como em todos os casos, é necessário exercitar os órgãos para que não atrofiem e, embora o cérebro não seja um músculo, deve ser exercitado para produzir os sonhos mais loucos que se possa ter.

A literatura é a porta de entrada para as manifestações humanas mais íntimas, que um autor se permite colocar por escrito para que outros leiam. É aqui que sentimentos e preocupações emergem, e medos, sejam eles próprios ou alheios, são frequentemente anotados quando a criatividade permite que se tome essas experiências de outros e que o escritor tenha se inspirado a colocar essas expectativas no papel.

Esse tipo de texto, onde o medo impera, tem um aspecto muito especial, pois dá origem a histórias repletas de suspense, drama e angústia diante do desconhecido ou da certeza opressiva do futuro. A partir daí, é possível expressar pensamentos como aqueles que fizeram de Edgar Allan Poe o mestre das histórias de terror.

A soma de todos os temas que podem ser desenvolvidos nos guiará para definir os eventos importantes que formarão o núcleo da nossa história.

Exercício:

– Descreva a cor azul. O que ela evoca em sua imaginação, como uma paixão, como um objeto, como um símbolo?

– Escreva uma sinopse de uma página dos eventos mais marcantes da história que você deseja escrever, com base em um tema específico. 
= = = = = = = = =  = = = = = = = = =  
continua… 7. Os sentimentos dos personagens

Fontes:
http://www.mailxmail.com/curso-como-escribir-libro/ (tradução do espanhol por Jfeldman)
Imagem criada por Jfeldman com Microsoft Bing

Nenhum comentário: