sábado, 9 de fevereiro de 2008

Armando Oliveira Lima (1934)

Nasceu em Sorocaba aos 30/10/1934 e é funcionário público aposentado.

- Professor formado em Filosofia pela FAFI ), lecionou na Organização Sorocabana de Ensino, no Instituto de Educação “Ciências e Letras” e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí.
- Presidiu a Academia Sorocabana de Letras. Membro da Associação Sorocabana de Imprensa, do Núcleo de Cultura Afro-brasileira e da Fundação Cafuné.
- Membro Efetivo da ASL- Academia Sorocabana de Letras.
- Foi Membro do Conselho Municipal de Cultura em Sorocaba.
- Foi colunista durante muitos anos no Jornal O Diário de Sorocaba.

- Atualmente preside o Instituto Darcy Ribeiro. Autor de várias peças teatrais. Foi co-fundador do Teatro dos Três e presidente da Federação de Teatro Amador da Baixa Sorocabana (FETABAS).
- É escritor e autor dos seguintes livros:
- Pés no Chão .
- A Luta pela Independência .
- Ave, Cristo .
- Emília no Mundo dos Livros .
- Impróprios Culturais

- É o criador e organizador do concurso de poesia “Depoesia” de Sorocaba que atualmente encontra-se em sua sétima edição.
- Foi também co-fundador do Gabinete de Leitura Sorocabano e da Academia Sorocabana de Música. Por curto período foi patrono do Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Sorocaba.
- Co-fundador do MUE – Movimento Universitário Espírita e da Revista “A Fagulha”. Nessa época foi difusor do espiritismo, proferindo palestras e escrevendo artigos sobre o tema.
- Detém o título de Cidadão Emérito, outorgado pela Câmara Municipal de Sorocaba.
- Grande incentivador da criações culturais dos mais diversificados grupos artísticos.
- Admirador profundo do escritor Monteiro Lobato, desenvolveu importantíssimos trabalhos voltados a ele, tornando-se um expert em Monteiro Lobato.
- Com espírito sempre inovador, editou o livro intitulado “Impróprios Culturais “, que contém 400 novas palavras, criadas por ele a apartir da junção de outras duas.

Fonte:
http://www.sorocult.com/

Nenhum comentário: