terça-feira, 10 de junho de 2008

Roda Mundo 2008 (Antologia Internacional)

O que é o Roda Mundo e como ele surgiu?
O Roda Mundo é uma Antologia Internacional que tem um caráter globalizado por contar com a participação de autores dos cinco continentes, numa integração da comunidade lusófona e também espanhola. A obra reúne crônicas, contos, poemas, ensaios e textos em português, inglês, italiano e espanhol, montando assim um panorama dos diferentes estilos, tendências, culturas e maneiras de enxergar o mundo, por meio da palavra impressa.

O livro é publicado em sistema de cooperativa, reunindo escritores brasileiros e também de diversos países. Experientes ou não, participam pessoas de diferentes áreas e também pessoas que querem publicar os seus primeiros textos em um livro.

Idealizado pelo escritor Douglas Lara, o Roda Mundo teve início em 2004, reuniu 43 autores de 12 países de quatro continentes. Por ter ganho a simpatia do público, a atenção da imprensa e o respeito de outros escritores, tem se perpetuado em suas edições seguintes. Um dos autores do Roda Mundo 2005 foi o goiano Luiz de Aquino, que faz parte da equipe de articulistas e que colabora regularmente com o Diário da Manhã. Para Aquino, participar do livro "é como participar de uma festa. É um jeito de juntar gente", define. Para ele, a importância da coletânea está na grande diversidade de autores, gêneros e estilos-acentuados ainda mais pela diferença de formação cultural de cada um dos participantes.

Nesse caminho de sucesso, a participação em Roda Mundo 2006 foi um recorde: 50 escritores (50 estilos e 50 histórias) fazem parte da Antologia Internacional. Entre algumas curiosidades do livro estão: o autor mais novo tem apenas 11 anos de idade e a mais velha passa dos 70 anos.

Neste ano de 2008, o Roda Mundo continua trilhando o seu caminho reunindo textos de várias autorias e assuntos, trazendo para o seu público um belíssimo livro para ser apreciado por pessoas distintas. Ele está saindo do forno e será lançado no dia 24 de julho durante a Semana do Escritor de Sorocaba. No mesmo dia também será lançado, o seu “filho”, o Rodamundinho 2008, antologia infanto-juvenil idealizada por Douglas Lara que reúne textos de jovens de sete a 15 anos.

A Semana do Escritor de Sorocaba deste ano tem início no dia 22 e segue até 27 julho na Fundec – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba que fica na Rua Brigadeiro Tobias, 73 Centro – Sorocaba/SP. Os interessados podem participar gratuitamente e prestigiar os autores e os seus livros que estarão expostos durante toda a Semana.

Quem quiser participar das Antologias e/ou da Semana do Escritor pode entrar em contato com o escritor Douglas Lara pelo e-mail: douglara@uol.com.br

Fonte:
http://recantodasletras.uol.com.br/cartas/999305
Colaboração de Douglas Lara

Nenhum comentário: