segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Instituto Memória (Notícias)


Instituto Memória lança revista literária Raízes Regionais

Com tiragem de 5.000 exemplares e distribuição gratuita e dirigida em todo território nacional, primordialmente aos Institutos Históricos e Academias de Letras, a revista apresenta resenhas dos livros lançados pelo Instituto Memória, crítica literária, entrevistas e artigos sobre cultura e literatura.

Neste Número você encontra entrevista com José Carlos Veiga Lopes (presidente da Academia Paranaense de Letras), com Ernani Straube (presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná), com João Ruggieri (da Academia de Cultura de Curitiba); depoimento do Oscar "mão santa" do basquete; artigo sobre ex libris de Carlos Brantes, os artigos "Livro é Caro?", "Por que Cultura Regional?", "Museu de Arte Popular Brasileira", "História e Identidade", além da polêmica entrevista com o Desembargador Adauto Suannes, "Um Desembargador sem Medo de Justiça".
===========================
Lançamento do livro "A Mulher na Guerra dos Farrapos", de Elma Sant'Ana

O Instituto Memória Editora e o Instituto Anita Garibaldi promoveram o lançamento do livro "A Mulher na Guerra dos Farrapos", da pesquisadora Elma Sant''Ana, em homenagem aos 160 anos da morte de Anita Garibaldi. O evento realizado no dia 4 de agosto, às 18h, no Solar dos Câmara, na Assembléia Legislativa do Estado do RS, em Porto Alegre.

Leia, a seguir, um trecho escrito pela autora da obra.

Falamos muito da coragem do homem do Rio Grande do Sul, mas está na hora de destacarmos a coragem da nossa mulher que raramente despia o luto. No tempo dos Farroupilhas, a favor ou contra os farrapos, todas lutaram nesta geurra: desde as que estavam mais próximas - as chinas - , às mais distantes - as estanceiras. E há mulheres que inspiraram o amor de um homem e uma revolução: Seu nome é Ana Maria de Jesus Ribeiro, a catarinense, filha de paranaense, transformada em Anita por Giuseppe Garibaldi. É reverenciada no Brasil e na Itália.

"A Heroína de dois Mundos" teve seu ingresso no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília, no dia 4 de agosto de 2009, por ocasião do aniversário de 160 anos da morte desta catarinense que lutou gloriosamente na América pela causa da liberdade, ombreando lado a lado com os homens gaúchos, na Guerra dos Farrapos.

E como Domingos José de Almeida, grande líder farroupilha diria mais tarde: "As senhoras rio-grandenses aos seus compatriotas excedem muito, em virtudes morais e cívicas."

Este livro pretende resgatar a história destas mulheres, fazendo justiça!

Elma Sant''Ana
Presidente do Instituto Anita Garibaldi
============================

Instituto Memória lança o programa Raízes Regionais.

Em homenagem ao "Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor" , o Instituto Memória lançou programa "Raízes Regionais" de incentivo à publicação de livros regionalistas.

"A instituição do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, pela Unesco, internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge – padroeiro daquela província espanhola – e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes – 23 de abril de 1616. Neste dia, de acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa com cada livro vendido e tornou-se tradição presentear livros e rosas. O lema é: Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes. A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular iniciativas em prol do livro e da leitura nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia".

Sempre na luta pela valorização das identidades regionais brasileira como forma de fortalecer a diversidade cultural nacional, estamos apresentando o PROGRAMA RAÍZES REGIONAIS possibilitando que o Autor, a Cultura e a História Regional tenham Vez e Voz! Se podemos ser muitos por que sermos um só? Uniformizar é reduzir, é empobrecer. Uniformizar é promover a eugenia cultural e tirar a alma do povo brasileiro.

Assim para lançar um livro sobre cultura e/ou história regional, basta o autor submeter a sua obra à análise do nosso Conselho Editorial e, se aprovada, o autor paga uma taxa e tem a sua obra publicada, recebendo 20 exemplares do livro, além direitos autorais pertinentes. Os demais exemplares são distribuídos pelas livrarias nacionais. E os autores poderão adquirir mais exemplares de sua obra, diretamente na editora, a qualquer época com 40% de desconto sobre o valor de comercialização (valor de capa).

O livro deve ter até 200 páginas em formato A5 e a taxa, que é de R$ 2.000,00, cobre os custos básicos de edição, custando menos para o autor do que ele pagaria por uma diagramação/projeto de capa/revisão/catalogação da obra se fosse fazer por conta própria, que é o que faz a maioria dos autores de Cultura Regional, que além destes custo ainda tem que arcar com a impressão de 1.000 exemplares. Além do que, por não trabalharem com distribuição e não emitirem Nota Fiscal, a maioria dos exemplares termina em caixas jogadas pela casa, sem atingir à sociedade e decepcionando o autor que chega a ficar envergonhado com a situação.

E se a obra for apresentada por uma Academia/Centro de Letras ou Instituto Histórico não passará nem pelo conselho editorial, pois já entra como aprovada/chancelada.

Tradição e Modernidade! Raízes e frutos! Quanto mais profunda e firmes forem as raízes, mais saudáveis e fortes serão os frutos. Como já foi dito, na beleza dos frutos existe o trabalho silencioso das raízes.

Sempre existirá o livro, mesmo que não exista o editor e a livraria. Mas se não existir o autor, não existirá o livro, nem as livrarias, as editoras e, principalmente, a nossa identidade... nossa alma enquanto povo e nação " .
=====================

Instituto Memória recebe prêmio de editora destaque 2008

O Instituto Memória Editora recebeu a Medalha de Mérito Cultural como EDITORA DESTAQUE 2008 pela ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA, em função do seu trabalho no resgate e valorização da cultura regional brasileira. Anthony Leahy, enquanto editor, recebeu a Medalha de Reconhecimento Social e Cultural, da CÂMARA BRASILEIRA DE CULTURA.
"Aqui a cultura regional brasileira sempre terá Vez e Voz!"
Anthony Leahy - Editor - Instituto Memória

====================

Fonte:
Instituto Memória. http://www.institutomemoria.com.br/

Nenhum comentário: