domingo, 10 de janeiro de 2010

Projeto Pioneiro de Literatura no Litoral Brasileiro


Ir à praia e encontrar em plena areia o poeta Carlos Drummond de Andrade, o escritor Gabriel Garcia Marquez e o paranaense Dalton Trevisan. É esse encontro literário que a Secretaria de Estado da Cultura promove, pela segunda vez, durante o Viva o Verão no litoral paranaense com o projeto Biblioteca na Areia. As bibliotecas estarão na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, em Guaratuba, Praia de Leste e Caiobá, que contam com um acervo de cerca mil e duzentos livros para empréstimo gratuito. O projeto, cuja inauguração estava prevista para os dias 07 e 08 de janeiro, foi prorrogado para os dias 14 e 15, permanecendo até 21 de fevereiro de 2010.

Na primeira temporada a Biblioteca na Areia foi bem assimilada pela população do litoral e pelos turistas de férias. O movimento nas unidades foi permanente durante todo o dia, com uma média de público de 200 pessoas por dia – em cada biblioteca – e com o empréstimo de 100 livros em cada uma diariamente. Um sucesso que promete se repetir no próximo Viva o Verão pois o veranista aproveita o período de descanso para colocar a leitura em dia.

A Biblioteca na Areia é inspirada num dos principais projeto do Governo do Estado: a Biblioteca Cidadã. Por isso, o acervo de livros contempla todos os gêneros literários. O sistema de empréstimo é bastante simples: basta o interessado apresentar a carteira identidade e passar o endereço e o telefone para fazer um cadastro. Os empréstimos são gratuitos. Cada biblioteca recebe cerca de mil e duzentos volumes que contemplam os grandes autores da literatura nacional e internacional.

O projeto Biblioteca na Areia promove uma importante parceria entre a Secretaria de Cultura e as prefeituras do litoral que ajudam a escolher os melhores pontos para as instalações da bibliotecas. Nesse locais, a SEEC além de estimular o saudável hábito da leitura com um atendimento especializado e personalizado, também proporciona para os veranistas e habitantes do litoral, atividades lúdicas para desenvolvimento da criatividade.

De fato, na temporada de 2010, aos Sábado e domingos, em dois horários – às 11 e 17 horas – acontece o programa Ligado na Cultura com performances de artistas com temática na literatura e contação de história para crianças.

Serviço:

Biblioteca na Areia 2010.
Praias: Guaratuba, Ilha dos Valadares (Paranaguá), Praia de Leste e Caiobá.
Empréstimo de livros gratuitos.
Horário de funcionamento: de 14 de janeiro a 21 de fevereiro, diariamente, das 10 às 19 horas. Sábados e domingos, às 11 e 17 horas – acontece o programa Ligado na Cultura: performances de artistas com temática na literatura e contação de história para crianças.

Fonte:
Secretaria da Cultura de Estado do Paraná

Nenhum comentário: