terça-feira, 5 de julho de 2011

Leon Eliachar (O Precavido)


Há seis meses que foram morar no prédio novo e há seis meses que Eurico não botava os pés na rua. A mulher vivia reclamando.

— Quando é que você vai trabalhar, Eurico? Ele repetia sempre o seu ponto de vista:

— Quem quis morar na Zona Sul foi você,não fui eu. Já lhe disse que tenho medo de ir pra rua, porque é muito perigoso. Os jornais estão aí pra não me deixar mentir.

E abria sempre nas seções policiais e exibia pra mulher:

— Olha aí: “Padeiro esfaqueou freguês por¬que reclamou o troco”... “Barbeiro degolou a manicure na porta do açougue”... “Chofer de ônibus estrangulou o guarda-civil pra não pagar a multa”... “Passageiro assaltado e despido pelo motorista de praça”...

Eurico não só tinha medo de sair como estava ficando maníaco. Passava o dia inteiro cortando jornais e colando nas paredes as manchetes poli¬ciais. Em criança, quis ser detetive, mas desistiu da idéia quando um amigo lhe disse:

— Sabe quem morreu? O Sócrates.

— Quem?

— O Sócrates, aquele nosso amigo que era detetive.

— Morreu de quê?

— No cumprimento do dever. Deu um fla¬grante na mulher de um coronel e levou bala.

Desse dia em diante, preferiu ser corretor de imóveis. Nada de flagrantes, nada de se meter com a vida dos outros. Cada um que cuidasse da sua — e já não era pouco. Mas não perdeu a mania de ler as seções policiais. Tinha verdadeira adoração por crime e quanto mais complicado melhor. Até que veio morar na Zona Sul, influenciado pela mulher. No dia em que botou os pés dentro do apartamen¬to, exclamou:

— Agora vai ser fogo pra sair daqui, Arlete. Estamos morando bem na fonte das manchetes. Isto aqui é uma verdadeira “universidade do crime”. Sujeito que mora na Zona Sul, ou mata ou morre.

Foi assim que comprou o seu primeiro revól¬ver. Mas nunca teve coragem de atirar, nem pra caçar passarinho. Tinha pena de matar bicho, muito menos gente. Mas a mulher já não agüentava mais aquele homem o dia inteiro dentro de casa, de pija¬ma, recortando e colando manchetes pelas paredes: “Vizinha do sexto assalta a vizinha do quinto”... “Matou o transeunte por causa de meio quilo de carne”... “Encontrado boiando na praia duas se¬manas depois de ter desaparecido”...

Eurico era antes de tudo um revoltado. Tinha estudado pra melhorar a ação da polícia e a prin¬cipal conclusão a que chegou foi que a polícia era deficitária de policiais. “Se fosse deputado”, dizia, “ia fazer um projeto pra erguer um monumento ao cadáver desconhecido.''

— A polícia não tem culpa. O saldo de cri¬minosos encalhados na rua é muito maior que o estoque de policiais enfileirados nos distritos.

Mas a mulher não suportava mais nem as suas manchetes nem as suas teorias:

— Amanhã faz seis meses e dois dias que você está aqui dentro, Eurico. Vai pra rua de qualquer maneira, nem que seja pra comprar cigarro.

Dito e feito. Eurico relutou um pouco, mas acabou saindo. Mal chegou na porta do edifício, ouviu quatro disparos. Não deu tempo de correr, um balaço o acertou no pé. Quando a vizinhança veio socorrê-lo, deu por falta da carteira. Disse pra mulher:

— Está vendo? E não venha me dizer que não tenho razão.

Arlete não teve outra saída:

— Foi coincidência. Ele gritou:

— Coincidência você vai ver de agora em diante pra me tirar de dentro de casa. Nunca mais.

Dois meses depois, deu ladrão em sua casa e roubou todas as jóias da mulher. Eurico nem viu, estava colando manchetes no quarto da empregada.

Fontes:
ELIACHAR, Leon. A mulher em flagrante. Círculo do Livro. Digitalizado, revisado e formatado por Susana Cap
Imagem = http://www.luzdegaia.org/

Nenhum comentário: