quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ingrid A. Ditzel Felchak (Livro de Poemas)


FRIO

O frio é
Um balaio vazio
Feito de bambu
Lá na beira do caxim.

O frio é
Um monte de pedra
Polida ou não
Para a eterna solidão.

O frio é
Um punhado de areia
Da grossa, da fina.
Com cal ou cimento
Na grande construção.

O frio?
Pode ser a rua vazia
A lua vadia, o pirilampo
Tonto em agonia.

O frio é:
Roupa amontoada
Banho mal tomado
E cheiro de mofo.

É o frio…
Minina serena
Da rua pequena
Lá, lá trás
Do portão.

E o frio?
Não é o vento que sopra
Nem o termômetro que cai
Sou eu, é você, são todos os demais…

Poema publicado no livro”FASE” –Editora Litteres- lançado na XII Bienal Internacional do livro-Rio de Janeiro – maio de 2005. Páginas 12 e 13

VENTO, TEMPO

Ando só pelos campos
o vento sopra
desalinha meus cabelos
qual plumas encantadas
presas sem razão.

O corpo nu
na relva se estende
e o vento geme
qual doente na hora final.

Os primeiros raios de sol
dão colorido À pele.
E a grama
se torna bela.

Vento que descobre meus pensamentos.
Vento que desbrava meu corpo.

Flores se confundem
no azul profundo dos meus olhos
que tocados pelo vento se fecham
qual vítima do próprio tempo.

Vento quem és tu
que arrasta o meu ser
e me desgoverna ?

Vento que me traz loucos pensamentos
e quando o sol surge no seu total fulgor
traz sensação de loucas paixões.

Rolo em desalinho.
Prendo-me na grama úmida
e nas ervas daninhas.

Mais louco que tu,sou eu
que concordo com teus lamentos.
E,sem querer, me lanço nos teus desbravamentos.

Poema publicado no livro FASE páginas 30 e 31 -Editora Litteris - 2005 - XII Bienal Internacional do Livro - Rio de Janeiro -15

FOLHAS DE OUTONO

Secas,balançam ao vento e caem ao chão.
Rolam,rolam e voltam ao marrom.

Brotaram um dia, cresceram verdes e belas
mas voltaram ao chão.
Fortificaram o solo ? Talvez,mas não
caíram em vão.

Balançaram com o vento suave da noite
e resistiram á tempestade,mas não
quiseram o verão.

Caíram soltas, juntas estão.
Secas pairaram e agora adormecem
purificando o mundo da podridão.

Livro FASE ED. Litteris Rio de Janeiro 2005 página 14, Livro lançado na XII Bienal Internacional do Livro Rio de Janeiro.

VERÃO


Apita o trem na estação.
Suspiro e balas de amora.
Avôs na escada.

Férias, flerte na calçada.
A bola rola e pula.
Cuidado a rua!

Passa anel.
Gira ciranda.
Fim do dia!

Amanhã?
A brincadeira continua.
Esconde-esconde o sonho…
Férias de verão!

Publicado no livro: Poesia e prosa de verão- Antologia – 2009- Editora Taba Cultural – Rio de Janeiro -Rj – Página 15
---------------
Sobre a autora
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2010/02/ingrid-aparecida-ditzel-felchak.html

Fontes:
Textos enviados pela autora.
Recanto das Letras

Nenhum comentário: