terça-feira, 5 de julho de 2011

Antonio Manoel Abreu Sardenberg (Poesia, Soneto e Trovas II)


Estribilho
Antonio Manoel Abreu Sardenbera
São Fidélis "Cidade Poema"


Sol a pino acena a seca
Lá na lagoa o sapo coaxa
Lavrador constrói a cerca
Lavadeira lava a colcha
O lenhador decepa a acha.

Tarde tarda, mas não falha
Noite é feita pra folia
Água fresca está na talha
Peixe que foge da malha
É fisgado um outro dia.

O trem só anda no trilho
Mede-se o alqueire com a trena
Ouro puro tem mais brilho
E estrofe com estribilho
Repete o trecho da cena.

Menina que usa decote
Querendo mostrar o colo
Está mais sujeita ao bote
Quem tem sede vai ao pote
E a presa acaba no solo.

Toda noite sempre encanta
Quando tem lindo luar
Passarinho que não canta
Nunca consegue encantar.

E eu fico aqui no meu canto
Louquinho pra lhe falar:
Deixe-me enxugar o pranto
No calor que vem do encanto
Do fogo do seu olhar...

Amor à Roça

Amilton Maciel Monteiro
São José dos Campos/SP


Idoso, já comendo de apisteiro,
Sem condição alguma de voltar
À minha antiga faina de vaqueiro,
Eu passo o dia todo a meditar...

Mas não lamento estar o tempo inteiro
Deitado, sem poder me levantar,
Pois aproveito bem ainda o cheiro
Gostoso do curral que vem no ar...

Vem-me à lembrança o verde da campina
Bastante esbranquiçada de nelore,
Mal dissipava o sol toda a neblina...

E vou compondo versos, quanto possa...
Não quero que a saudade me estupore,
Com tanto amor que tenho pela roça!

TROVAS

Eu, no RUMO das gaivotas,
no mar rendado de espumas,
dentre centenas de rotas,
busco o roteiro em que rumas!...
Hermoclydes Siqueira Franco - RJ

Nos braços do bailarino,
na garganta do cantor,
em cada tango argentino
geme uma história de amor!
A. A. de Assis – PR

Velho farol apagado,
as ondas vêm te beijar,
pelo serviço prestado
aos navegantes do mar.
Evandro Sarmento – RJ

Depois que fiquei sozinho,
meu cantar emudeceu;
o mais triste passarinho
canta mais feliz que eu!
Francisco Garcia – RN

Amigo é firme presença,
seja no riso ou na dor;
é uma forte bem-querença
que chega a ser quase amor!
Alice Cristina Brandão – RS

A vida é renovação
(é amor, é sonho e alegria);
é feita só de emoção,
recomeça a cada dia!
Gislaine Canales – SC

Das estrelas não esperes
mais que palavras ao vento;
as estrelas são mulheres
que piscam sem sentimento.
Selma Patti Spinelli – SP

Ao ver o cair da tarde,
sinto vontade de estar
longe do mundo covarde,
perto do céu para amar...
Carmem Pio – RS

A máscara é camuflagem
do que oculta a veleidade,
pois perdeu toda a coragem
de confrontar a verdade.
Sônia Sobreira da Silva – RJ

Soltei o teu nome ao vento...
e o vento, só por maldade,
repete a todo momento
o nome desta saudade.
Conceição Abritta – MG

Quando de noite o cansaço
envolve-me de mansinho,
busco a paz em teu abraço,
sedenta do teu carinho
Vanda Alves da Silva – PR

Liberdade inconsequente
é tolice, é ilusão;
é liberdade demente,
bem pior que a escravidão...
Antonio Manoel Abreu Sardenberg/RJ

Fonte:
Textos enviados por Sardenberg

Nenhum comentário: