quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cantando ao Som das Setilhas (Debate pela Internet) Parte 8


155 - Zé lucas
Somos do país do amor,
grande como um continente,
rico que só marajá,
pobre que só indigente;
tem corrupção como regra,
mas tem carnaval que alegra,
de ano em ano, nossa gente.

156 - Gislaine Canales
Ser vencedor faz contente
nosso povo brasileiro,
que está feliz, por demais,
por ser um povo guerreiro
e usando as guerras da paz,
transmite alegria e faz
mais feliz o mundo inteiro!

157 - Prof. Garcia
Nosso povo é o timoneiro
dos braços desta nação,
onde há poucos tendo muito,
muitos sem teto e sem pão;
mas o bom deste País,
é que seu povo é feliz
no Sul, Nordeste ou Sertão.

158 - Delcy Canalles
Nós somos um povo irmão
que luta por melhor sorte,
que tem os olhos no mundo
e é guapo, valente e forte!
Um povo que , hoje, é feliz,
pois quer ver o seu País
destacando-se no esporte!

159 - A. A. de Assis
Tristeza de Sul a Norte:
perdemos nosso Miguel,
queridíssimo poeta,
primoroso menestrel.
Um sonetista de truz,
que ao céu foi levar mais luz
e o seu coração de mel.

160 - Arlindo T. Hagen
Vai fazer falta o Miguel!
Em meio à consternação,
eu gosto de imaginá-lo,
no céu, numa exibição,
dizendo, em meio a um sorriso,
suas trovas de improviso,
num show de declamação!

161 – Thalma Tavares
Ao mostrar preocupação
com o poetar dos humanos,
Deus faz nascer um poeta
com talentos soberanos.
Por isso nasceu Miguel
que hoje é anjo-menestrel
poetando entre os arcanos.

162 - Zé Lucas
Já era avançado em anos,
mas estava sempre ativo:
mestre no lavor do verso,
deixou primoroso arquivo;
por isso, nosso decano
morreu como ser humano;
como poeta, está vivo.

163 - Gislaine Canales
Relembrá-lo é um lenitivo,
é triste sentir saudade,
se pensarmos na alegria,
que nos dava,de verdade,
nosso querido Miguel,
o mais doce menestrel,
mestre do amor e amizade!

164 - Prof. Garcia
Hoje, de fato a saudade,
chegou mais triste e cruel,
com a notícia inditosa
do fim de Dr. Miguel,
deixando a musa tristonha,
mas foi viver com quem sonha
nosso feliz menestrel!

165 - Delcy Canalles
Partiste, amigo Miguel,
excelente sonetista,
trovador dos mais queridos,
declamador, grande artista!
Saudosos, por ti, choramos;
tua ausência, lamentamos,
impagável piadista!

166 - A. A. de Assis
Porém no futuro invista,
porque o dia é da Criança,
dia de festa e alegria,
sobretudo de esperança,
pois que Deus aos pequeninos
- às meninas e aos meninos -
reserva a mais bela herança.

167 - Arlindo T. Hagen
Sem educar a criança
não há comemoração,
nem mesmo em doze de outubro.
Seremos uma Nação
quando toda a criançada
estiver matriculada
no curso da Educação!

168 – Thalma Tavares
Dói muito em meu coração
ver que o ensino da criança
não lhe prepara o futuro.
Porque nos tira a esperança
de ver o Brasil crescendo
e a criançada aprendendo
a ter nos homens confiança.

169 - Zé Lucas
Devemos dar à criança
amor intenso e profundo,
sem negar-lhe a proteção
e o carinho, um só segundo,
além de crença e saber,
porquanto ela vai crescer
e um dia governa o mundo.

170 - Gislaine Canales
Com nosso sonho profundo
seremos sempre criança
com nossas almas poetas,
cheias de amor e esperança
onde nasce, a cada dia,
uma nova fantasia
que deixaremos de herança!

171 - Prof. Garcia
A nossa maior poupança
é quando se educa alguém,
pois a riqueza maior,
é a educação que se tem;
porque nesta vida à-toa,
é mais feliz a pessoa
que estuda e pratica o bem!

172 - Delcy Canalles
Eu quisera ser alguém
bastante rico em virtude;
alguém em quem confiassem,
sempre bem com a Juventude;
uma pessoa bacana,
que, a outrem, jamais engana,
mas acreditem: - Não pude!

173 - A. A. de Assis
Por falar em juventude,
amanhã é o professor
que vai ter também um dia
em honra do seu valor.
A ele os meus cumprimentos,
hoje e em todos os momentos,
visto que é merecedor.

174 - Arlindo T. Hagen
Ao falar do Professor
que boa lembrança invade
meu coração de poeta!
Dos meus versos, na verdade,
a primeira professora
foi a musa inspiradora.
Minha primeira saudade!

175 – Thalma Tavares
Eu, então, sinto saudade
daquela gentil senhora
que iluminou minha infância:
minha Mestra, dona Aurora
que me ensinou com carinho
como encontrar o caminho
dos versos que faço agora.

176 - Zé Lucas
Do bom mestre sempre aflora
uma expressão de carinho.
A quem não conhece a vida,
ele prepara o caminho;
mas o pobre professor
ensina só por amor,
porque o salário é mesquinho!

177 - Gislaine Canales
Mando com muito carinho
minha sincera homenagem
aos mestres todos do mundo,
mas, no meu ser, essa imagem
tem um nome, e eu digo aqui,
com muito orgulho: é Delcy Canalles,
que merece esta mensagem!

178 - Prof. Garcia
Tive uma longa passagem
no mundo da educação,
ensinei por trinta anos
sempre naquela ilusão
de ver alguém mais feliz,
fazendo o que sempre quis
dono da própria razão.

179 - Delcy Canalles
Eu também, querido irmão.
muitos anos, ensinei:
fui paraninfa escolhida
de turmas que, então, formei;
lecionei Psicologia,
e fui mestra da poesia
das alunas que eu amei!

180 - A. A. de Assis
Ame o súdito e ame o rei,
ame o grande e ame o pequeno,
pois quem ama faz o mundo
mais bonito e mais ameno.
Do amor faça uma bandeira
que se estenda à Terra inteira,
levando da paz o aceno.

181 - Arlindo T. Hagen
Um mundo bem mais sereno
pode estar em nossas mãos
se todos colaborarmos.
Quando os sentimentos vãos
sumirem da Terra inteira,
quando o Amor for a bandeira,
o Mundo será de Irmãos!

182 -Thalma Tavares
Nós nos dizemos cristãos,
mas não somos de verdade...
Somos ainda egoístas,
parcos de amor e bondade.
Mas um dia chegará
em que o mundo viverá
na mais perfeita irmandade.
---------------
continua...

Fonte:
Colaboração de Zé Lucas. José Lucas e parceiros. Cantando ao som das setilhas. Natal/RN: 2011.

Nenhum comentário: