sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cantando ao Som das Setilhas (Debate pela Internet) Parte 10, final


211 - Zé Lucas
Na doçura do lirismo,
nossos poemas são hinos
que viram salmos de amor,
e os poetas são meninos
de imaginários castelos,
cantando versos tão belos
como notas de violinos.

212 – Gislaine Canales
Nossos sonhos pequeninos
vamos sempre realizar,
e enormes se tornarão,
em nosso filosofar,
pois poeta nunca é triste,
e nem percebe, se existe,
alguma nuvem no olhar!

213 - Prof. Garcia
Nunca pensei versejar
por caminhos tão distantes,
pisar na relva macia,
em campos tão verdejantes;
por onde a musa vagueia,
nosso repente passeia
enfeitiçando os amantes.

214 – Delcy Canalles
Que nós moramos distantes
não podemos duvidar!
Vindo lá do teu Nordeste,
ao Sul, pudeste chegar,
pra conhecer as flechilhas
e as ondulantes coxilhas,
que nos levam a sonhar!

215 - A. A. de Assis
E por falar em sonhar,
a vocês boa viagem.
Vocês vão para o Caribe,
eu estou noutra paisagem,
mas vamos todos ficar
de dia curtindo o mar
e à noite gostosa aragem.

216 - Arlindo T. Hagen
Bem merece uma homenagem
nos momentos atuais
nossa Gislaine Canales.
Seus esforços pessoais
fazem, de modo fecundo,
multiplicar pelo mundo
os nossos Jogos Florais!

217 – Thalma Tavares
Sem preâmbulos formais,
te digo, irmão trovador,
que nossa Gislaine é um prêmio
que nos deu nosso Senhor,
para que a Trova altaneira
florescesse além-fronteira
difundindo Paz e Amor.

218 - Zé Lucas
Quem age com tal fervor
tem o dom da liderança,
é luz que mostra caminhos,
pertinácia que não cansa,
alma, de bondade, cheia,
mão que, no mundo, semeia
as sementes da esperança.

219 – Gislaine Canales
Feliz como uma criança,
agradeço emocionada
a todos, esse carinho.
A trova, por nós amada,
realizou o meu sonho,
tornou meu dia, risonho,
e minha noite, alvorada!

220 - Prof. Garcia
O poeta, a cada alvorada,
ao despertar se extasia,
sonha, delira e se encanta,
com a graça de um novo dia;
como quem faz uma prece,
se entrega ao sono, e adormece
nos embalos da poesia.

221 – Delcy Canalles
Quando a manhã nos espia,
banhada pela alvorada,
eu sinto um prazer imenso
que enche de luzes a estrada,
e a beleza dessa hora
se mistura com a da aurora
e se faz acariciada!

222 – A. A. de Assis
Preparemo-nos, moçada,
que os sinos já estão nos ares.
Porém fico aqui pensando
se vocês, os potiguares,
acham todo dia igual,
visto que aí tem Natal
todo dia, em mil cantares...

223 - Arlindo T. Hagen
O Natal está nos ares...
No comércio há uma abundância
de símbolos natalinos...
Mas quem não olha, à distância,
os Natais da atualidade
sem sentir certa saudade
dos Natais da nossa infância?...

224 – Thalma Tavares
Eu não discuto a importância
do nababesco tropel
dos natais da atualidade,
mas reprovo o seu papel
porque vejo, entristecido,
Jesus sendo preterido
por um tal Papai Noel.

225 - Zé Lucas
Colocam Papai Noel
acima do Salvador,
como se um mito pudesse
salientar-se em valor,
para nossa humanidade,
diante da majestade
do Filho do Criador.

226 – Gislaine Canales
Noel é ilusão de amor,
no coração da criança,
mas façamos nossos filhos
terem a fé e a esperança,
nos preceitos dos seus dias,
que o Senhor das alegrias
é o nosso Deus de bonança!

227 - Prof. Garcia
Natal, de tanta bonança,
de tanta ilusão perdida!
Sobra comida nas mesas,
falta esperança na vida;
para o jantar, num segundo,
convida-se todo mundo,
só Jesus, ninguém convida!

228 – Delcy Canalles
Natal é Festa da Vida,
Festa do Amor e Perdão,
onde o homem mais que tudo
deveria ser cristão,
pra saciar, do pobre, a fome,
dar comida a quem não come,
repartir sua afeição!

229 - A. A. de Assis
De todo o meu coração,
neste momento aqui digo
que nada é mais importante
que uma amiga e um bom amigo,
aos quais possamos falar,
ao ver o ano findar:
- Como é bom contar contigo!

230 - Arlindo T. Hagen
Eu tenho sempre comigo
uma saudável vaidade
das amizades que eu tenho.
Eu vivo em felicidade
pois tenho a certeza plena
que a vida só vale a pena
se vivida na amizade!

231 – Thalma Tavares
Chegar à longevidade
sem amizade é castigo...
É como andar ao relento
sem o calor de um abrigo.
Se amizade é uma riqueza,
sou rico e ponho nobreza
em meus abraços de amigo.

232 - Zé Lucas
Eu sempre pensei comigo
que amizade é uma riqueza
fácil de se conseguir
e conservar com firmeza;
mas, quem não é seu herdeiro,
mesmo nadando em dinheiro,
é pobre por natureza.

233 – Gislaine Canales
A amizade é só riqueza,
e a cada dia que surge
sinto novas emoções,
pois nela sempre ressurge
a minha grande utopia,
que é viver só na alegria,
pois ser feliz, em mim, urge!

234 - Prof. Garcia
A cada Natal ressurge
no lar de cada pessoa,
um sentimento de paz,
na voz santa que ressoa;
vinda dos braços da cruz,
de um Cristo cheio de luz,
dando vida a quem perdoa.

235 – Delcy Canalles
As canções que a gente entoa
nestas Festas Natalinas,
nos fazem irmãos melhores,
têm brilho de purpurinas,
pois Natal é Festa Santa,
aos cristãos todos, encanta,
com melodias divinas!

236 - A. A. de Assis
Bons meninos e meninas,
nas vésperas do Natal,
nossa troca de setilhas
entra na reta final.
A vocês, emocionado,
deixo o meu muito obrigado
e um abraço fraternal.

237 - Arlindo T. Hagen
Num convívio fraternal,
repleto de novidades,
compomos nossas setilhas
e, alheio às nossas vontades,
temos de nos despedir
e já começo a sentir
inevitáveis saudades!

238 – Thalma Tavares
Vencendo dificuldades
minha lira despojada
pôs-se a refletir a luz
da poesia iluminada...
De Zé Lucas ao Arlindo T. Hagen
quem muito aprendeu fui eu
nesta batalha encantada.

239 - Zé Lucas
Os versos desta empreitada
não cairão no paul...
Sei que não brilham tão longe
como o Cruzeiro do Sul;
porém, com sua mensagem,
marcarão nossa passagem
por este planeta azul.

240 – Gislaine Canales
Aqui do meu belo Sul,
eu também quero abraçar
todos vocês, meus amigos,
e a todos, paz desejar,
inspiração na poesia,
vida cheia de alegria,
numa ventura sem par!

241 - Prof. Garcia
Dói muito ter que parar
um jogo tão grande assim...
Mas tudo na vida passa,
tem seu princípio, seu fim;
e este debate acabando,
vai deixar triste, chorando,
a musa dentro de mim!

242 – Delcy Canalles
Um jogo, jogado assim,
entre amigos, eu diria,
não devia terminar,
pois viverá na poesia.
aumentando esta amizade,
que se transforma em saudade
na faina do dia-a-dia!

243 - A. A. de Assis
Meus irmãos de poesia,
a um tempo triste e feliz,
aqui lhes deixo a setilha
mais comovida que eu fiz.
A vocês muito obrigado,
e um grande abraço apertado
do irmão menorzinho, o A. A. de Assis.

244 – Arlindo T. Hagen
Relendo os versos que fiz,
agradeço a compreensão
dos colegas "setilheiros"
e desejo a cada irmão
um santo e feliz Natal
e um 2010 legal
repleto de inspiração!

245 – Thalma Tavares
Pedi ao meu coração
que não seja emocional
ao fechar este debate
tão belo e tão fraternal...
E ao Cristo, de quem sou crente,
pedi que não deixe a gente
ser cristão só no Natal.

Fonte:
Colaboração de Zé Lucas. José Lucas e parceiros. Cantando ao som das setilhas. Natal/RN: 2011.

Nenhum comentário: