quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cantando ao Som das Setilhas (Debate pela Internet) Parte 9


183 – Zé Lucas
Discórdia e perversidade
já vêm do tempo de Adão,
quando Caim, por inveja,
tirou a vida do irmão;
apesar disso, acredito
que um futuro mais bonito
inda nos estende a mão.

184 – Gislaine Canales
Resta a nós, de coração,
sonhar com a paz mundial.
É a nossa meta, poetas!
Como oração especial,
nós deixamos em poesia,
as sementes da alegria
de uma esperança imortal!

185 - Prof. Garcia
A vida é fenomenal
ante a luz da criação.
Quem fez este mundo lindo
nunca viveu de ilusão;
mas teve um amor tão profundo,
que fez das glórias do mundo
o reino da salvação

186 – Delcy Canalles
Falas de Deus, meu irmão,
e eu concordo, hoje, contigo!
A beleza do Universo
Ele trazia consigo...
Fez nosso mundo bonito,
com promessas de infinito,
que, às vezes, chora comigo!

187 - A. A. de Assis
Deus é Pai, é Amor, é Amigo,
por isso nos quer irmãos,
caminhando sempre unidos,
uns aos outros dando as mãos.
Brasileiros e estrangeiros,
somos todos companheiros,
universais cidadãos.

188 – Arlindo T. Hagen
Para sermos bons irmãos
há uma receita que eu sei,
aliás, todos sabemos:
seguir os passos de um Rei
transformado em Salvador:
"Amai-vos no mesmo Amor
com que sempre eu vos amei."

189 – Thalma Tavares
Cristo fez do Amor a lei
mais branda que se conhece.
Quem nessa lei se compraz
vence a dor e não padece.
Quem segue essa Lei divina
vive em paz, não desatina
e a vida eterna merece.

190 – Zé Lucas
Creio na força da prece
que atrai os fluidos do bem
e nos leva pra mais perto
do Pai, de cujas mãos vem,
para quem nele acredita,
aquela paz infinita
que o mundo anseia e não tem.

191 – Gislaine Canales
Uma prece por alguém
atrai a felicidade,
enobrece os corações,
faz brotar a caridade
e enfeitando o nosso dia
feito um Sol, só de alegria,
enraíza uma amizade!

192 - Prof. Garcia
Deus por amor e bondade,
num mandamento de luz...
para salvar este mundo,
mandou seu filho Jesus;
mas nem o Cristo inocente
escapou da chama ardente
nem do castigo da cruz!

193 – Delcy Canalles
Nem mesmo Cristo Jesus
escapou da violência !
Perdeu para Barrabás,
um malfeitor em essência!
Pregou o Bem e a Bondade,
quis salvar a Humanidade
e o mataram sem clemência!

194 - A. A. de Assis
Um dia por excelência
o de hoje, afinal com cara
de primavera - aleluia! -,
coisa linda e este ano rara.
Céu azul, sol abundante,
passarinhada cantante,
como o poeta sonhara.

195 – Arlindo T. Hagen
Quando a Morte nos separa
de quem, tão fraternalmente,
fomos unidos na Vida
o coração se ressente.
Que sejam, neste Finados,
nossos mortos relembrados...
tão vivos dentro da gente...

196 – Thalma Tavares
A morte eu sei, finalmente,
que é passagem concedida,
é porta do além que se abre
para outro plano, outra vida...
Lá curtirei outra vez
saudades de quem já fez,
antes de mim, a partida.

197 - Zé lucas
A morte é uma despedida
de quem vai pra não voltar...
Para o ateu, é o simples fim;
para o crente, é o caminhar
noutra dimensão da vida,
buscando a eterna guarida
que Deus tem para nos dar.

198 - Gislaine Canales
A partida faz chorar,
mas essa, que não tem volta,
nos faz sofrer mais ainda;
muitas vezes, nos revolta;
choramos de nostalgia,
com uma angústia vazia,
que, da morte, vira escolta!

199 - Prof. Garcia.
Mesmo que cause revolta,
nesta hora estremecida;
a morte é o pagamento
do preço desta corrida...
Onde o homem revoltado,
achou que fosse o pecado
o doce melhor da vida!

200- Delcy Canalles
A morte, pra mim, é tida
como algo que causa horror!
Quisera sempre viver,
ainda que em meio à dor;
por isso imploro por fé,
pedindo perdão até
a Deus Pai, Nosso Senhor!

201 - A. A. de Assis
Enquanto possível for,
vivamos então a vida,
que ela é dura e passageira,
porém de todos querida.
Fazer da vida um troféu
é um modo de estar no céu
antes mesmo da subida.

202 - Arlindo T. Hagen
Há vida depois da vida?
Na dúvida me mantenho
alheio a tais discussões.
Mas enquanto eu me contenho
no crer ou deixar de crer,
tudo o que eu queria ter
é a certeza que eu não tenho!

203 – Thalma Tavares
Pois esta certeza eu tenho,
mas não imponho a ninguém
que nem todos acreditam
que há outra vida no Além.
Pra não teimar eu desisto,
mudo o tema, não insisto,
agradeço e digo: Amém!

204 - Zé Lucas
Thalma Tavares, tu fizeste bem.
Vamos buscar novas trilhas...
Certos temas nos afastam,
transformando-nos em ilhas,
e é preciso andarmos juntos,
pois não faltam bons assuntos
para o embalo das setilhas.

205 – Gislaine Canales
A inspiração nas setilhas
entre nós, faz-se infinita,
pois no passo da amizade,
fica sempre mais bonita.
Somos do verso, as estrelas,
e é tão gostoso escrevê-las
quando a musa nos visita!

206 - Prof. Garcia
É, pois, a musa bendita
que nunca nos deixa à-toa,
chega no sopro da brisa,
nas asas do vento voa;
faz do verso, arma secreta,
da inspiração do poeta
um coração que perdoa!

207 – Delcy Canalles
Tal pensamento ressoa
na minha alma tão sofrida,
pois a musa de que falas
anda, de mim, esquecida!
Volta, musa, ao meu caminho,
dá-me fé, dá-me carinho,
poetiza a minha vida!

208 – A. A. de Assis
Ah, minha musa querida,
sem você não sou ninguém:
só você me ajuda a ver
o encanto que a vida tem.
Sempre que a tenho a meu lado,
é como se houvesse entrado
no reino onde mora o Bem.

209 - Arlindo T. Hagen
No instante em que o verso vem,
os problemas mais diversos
desaparecem da mente.
Assim, em sonhos dispersos,
agradeço ao Criador
que, ao me fazer Trovador,
deu-me o dom de fazer versos!

210 – Thalma Tavares
Vivemos nós sempre imersos
em rimas, sonho e lirismo...
Nossos versos não traduzem
sentimentos de egoísmo.
E as mágoas de cada dia
transformamos em poesia
do mais puro idealismo.
---------------
continua...

Fonte:
Colaboração de Zé Lucas. José Lucas e parceiros. Cantando ao som das setilhas. Natal/RN: 2011.

Nenhum comentário: