domingo, 7 de outubro de 2012

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 690)



Uma Trova de Ademar 

Eu aprendi a perder
mesmo sem haver perdido,
também aprendi vencer
“sem humilhar o vencido!”
–Ademar Macedo/RN–

 Uma Trova Nacional 

Já não combato a ansiedade
que me consome e angustia;
a dor da minha saudade
eu a transformo em poesia.
–Almira Guaracy Rebêlo/MG– 

 Uma Trova Potiguar 

Para que Deus não me puna
por consciência intranquila,
só quero somar fortuna
se aprender a dividi-la.
–José Lucas de Barros/RN–

 Uma Trova Premiada 

1965   -   Bandeirantes/PR
Tema   -   SOLIDÃO   -   4º Lugar

Solidão, eu te bendigo!
À tua sombra querida,
eu marco encontro comigo
e acerto os passos da vida
–Carolina Ramos/SP–

 ...E Suas Trovas Ficaram 

Quero falar... retrocedo... 
pois tenho um pavor medonho,
de que ao contar meu segredo
você destrua meu sonho...
–Luiz Otávio/RJ– 

  U m a    P o e s i a  

Desde quando tornou-se racional
que o homem procura o par perfeito,
qualquer coisa lhe deixa insatisfeito
pois a imperfeição é que é normal;
mas o homem por ser esse animal,
só escolhe outro ser que lhe interesse,
as virtudes vitais não reconhece,
quando menos espera, já perdeu;
dê valor ao que tem, enquanto é seu,
pois talvez seja mais do que merece.
–Henrique Brandão/PE– 

 Soneto do Dia 

MÃOS QUE OS LÍRIOS INVEJAM...
–Alphonsus de Guimaraens/MG–

Mãos que os lírios invejam, mãos eleitas
para aliviar de Cristo os sofrimentos,
cujas veias azuis parecem feitas
da mesma essência astral dos olhos bentos;

mãos de sonho e de crença, mãos afeitas
a guiar do moribundo os passos lentos,
e em séculos de fé, rosas desfeitas
em hinos sobre as torres dos conventos.

Mãos a bordar o santo Escapulário,
que revelastes para quem padece
o inefável consolo do Rosário;

mãos ungidas no sangue da Coroa,
deixai tombar sobre a minha Alma em prece
a bênção que redime e que perdoa !

Nenhum comentário: