sábado, 18 de janeiro de 2014

José Feldman (Aquarela de Trovas n. 14)


Zerai os ressentimentos
e as mágoas do coração.
– Sem rancores, os bons ventos
novamente soprarão!
A. A. DE ASSIS – Maringá/PR
-
Se a noite chega cansada
de caminhar sempre ao léu,
Deus dá vinhos de alvorada
na taça rubra do céu.
ADELIR MACHADO – Niterói/RJ
-
Quebro a taça do passado
e o vinho espalhado ao chão
é meu brinde apaixonado
aos cacos de uma ilusão.
ALBA CHRISTINA CAMPOS NETTO – São Paulo/SP

-
Quando o inverno, com seu manto,
cobre de frio os caminhos,
o vinho é o doce acalanto
do coração dos sozinhos…
ALBERTINA MOREIRA PEDRO – Rio de Janeiro/RJ

-
A saudade, sem carinho,
procura, nas noites frias,
por velhas taças de vinho
que a vida já pôs vazias!
AMÁLIA MAX – Ponta Grossa/PR
-

O medo é perturbador
e afeta a nossa razão;
faz que coisas sem valor
pareçam mais do que são.
AMILTON MONTEIRO – São José dos Campos/SP
-
Neste meu verso amoroso
digo com certa emoção:
- a trova é vinho gostoso
que embriaga o coração.
ANITA THOMAS FOLMANN – Ponta Grossa/PR
-
Meigo menino sem nome
- alma e vida seminuas -
devora o vinho da fome
pelas adegas das ruas.
ANTONIO BISPO DOS SANTOS – Niterói/RJ
-
Amor é brisa suave,
é aconchego, é carinho;
é vôo cadente da ave
indo em busca do seu ninho.
ANTONIO MANUEL ABREU SARDENBERG – São Fidélis/RJ
-
O pedestre inteligente
sem excesso de confiança,
atravessa, calmamente,
na faixa de segurança.
CAMILO BORGES NETO – Curitiba/PR
-
Goza o momento que passa.
Repara que, em nossas vidas,
nem sempre há vinho na taça,
mas, há, sempre, despedidas…
CARLOS GUIMARÃES – Rio de Janeiro
-
O café que aquece as almas
e adoça nossas lembranças
merece todas as palmas,
companheiro de esperanças.
CARMEN PIO – Porto Alegre/RS
-
Pai, nos caminhos da vida,
seu exemplo é solução,
onde descubro a saída
pra qualquer complicação…!!!
CECILIA SOUZA ENNES – Curitiba/PR
-
Se o frio for prolongado
nestes dias de inverno,
dê calor ao flagelado,
seja um pouco mais fraterno!
CECILIANO JOSÉ ENNES NETO – Curitiba/PR
-
Para mim a ecologia
é sagrado compromisso.
É meu sonho ver um dia
pescador só de caniço.
CECIM CALIXTO – Tomazina/PR
-
Não há vinho que me faça
esquecê-la um só segundo,
porque vejo em cada taça
a imagem dela, no fundo.
CLARINDO BATISTA DE ARAÚJO – Natal/RN
-
Eu, como quem desabafa
no vinho a dor que lhe esmaga,
vou pondo a dor na garrafa
do vinho que me embriaga.
DIVENEI BOSELI – São Paulo/SP
-
Caminhos que contêm flores.
Caminhos cheios de espinhos,
os caminhos dos amores.
Caminhos, longos caminhos...
DJALMA MOTA – Caicó/RN
-
Brigamos… E o amor, injusto,
prendendo-me a um labirinto,
põe no vinho, que degusto,
todo o amargor que ainda sinto!
EDMAR JAPIASSÚ MAIA – Rio de Janeiro/RJ
-

Bendito seja o sujeito
que, traído pelo irmão,
tira do fundo do peito
a fortuna do perdão!
EDUARDO TOLEDO – Pouso Alegre/MG
-
Querência… O encanto profundo
dos dias calmos, risonhos…
- Um pedacinho de mundo
no mundo azul dos meus sonhos.
ELISABETH N. PASCHOAL – Taubaté/SP
-
Se em teu caminho prossegues
um grande amor procurando,
vai em frente, tu consegues,
basta continuar tentando!...
FLÁVIO ROBERTO STEFANI – Porto Alegre/RS
-
Quando a tristeza rescinde
contrato com o coração,
louve a Deus e faça um brinde
com o vinho dda gratidão.
FRANCISCO LUZIA NETTO – Amparo/SP
-
Te levanto, vino tinto,
cual obrero triunfador,
mis labios de color pinto
con el mosto abrasador.
GERMÁN ANTONIO ECHEVERRÍA AROS – Chile
-
Café Damasco… Sabor!
Gosto bem quente e bem forte,
tanto no frio ou calor,
Instantâneo ou em pacote!
GUIMARÃES TABORDA BUENO – Curitiba/PR
-
Aquelas nuvens revoltas
sob o imenso firmamento,
parecem ovelhas soltas
voando a favor do vento.
HELY MARÉS DE SOUZA – União da Vitória/PR
-
Vagando em brandos festejos,
antes que a brisa se amoite,
os vaga-lumes são beijos
que os anjos trocam de noite.
HUMBERTO DEL MAESTRO – Vitória/ES
-
Quando a tristeza não passa,
forço um sorriso no rosto,
ponho vinho em minha taça
e ergo um brinde ao meu desgosto!…
IZO GOLDMAN – São Paulo/SP
-
Poesia: flor de mistério
que brota do coração,
e abre as pétalas de etéreo
no céu da imaginação.
J. G. DE ARAUJO JORGE – AC
-
Foi São Francisco a grandeza
do amor cristão e profundo...
que, abrindo mão da riqueza,
abriu as mãos... para o mundo!
JOÃO FREIRE FILHO – Rio de Janeiro/RJ
-
Meu consolo, na tristeza,
quando, no peito, a agasalho,
é o pranto da natureza,
nas gotas tristes do orvalho.
JOSAFÁ SOBREIRA DA SILVA – Rio de Janeiro/RJ
-
Foram felizes instantes,
Juventude na querência
Hoje em terras tão distantes
Pilcha…mate…sinto ausência.
JOSÉ FELDMAN – Maringá/PR
-
Se nunca me abate a lida,
é porque sempre reponho
minha energia perdida,
tomando o vinho do sonho.
JOSÉ NOGUEIRA DA COSTA – Pouso Alegre/MG
-
Marcaram minha existência
duas "heranças" fatais:
no amor, a palavra "ausência";
na ausência, a expressão "jamais"...
JOSÉ OUVERNEY – Pindamonhangaba/SP
-
Cada vez mais terno e amigo,
na verdade o nosso amor
tem muito do vinho antigo
que o tempo apura o sabor!
JOSÉ TAVARES DE LIMA – Juiz de Fora/MG
-
Foi assim que me deixaste:
Sem nenhuma explicação!
E sepultada ficaste
neste infeliz coração.
LAIRTON TROVÃO DE ANDRADE – Pinhalão/PR
-
Como atitudes presentes,
a envelhecer feito os vinhos,
bons exemplos são sementes
lançadas pelos caminhos.
LAVÍNIO GOMES DE ALMEIDA – Barra do Piraí/SP
-
Renúncia, pra São Francisco,
foi total libertação;
ter posses é sempre um risco
para a alma em ascensão.
LÓLA PRATA – Bragança Paulista/SP
-
O vinho dissipa o tédio
em que o fracasso nos joga.
Na dose certa é remédio,
em excesso, nos afoga!…
LOURDES REGINA F. GUTBROD – Rio de Janeiro/RJ
-
De volta, naquela viagem,
carregando o olhar tristonho,
via de perto a paisagem,
mas bem distante o meu sonho...
LUCÍLIA TRINDADE DECARLI – Bandeirantes/PR
-

Asoma por la ventana
la luna su triste faz:
¿Dónde está Mario Quintana
que no me canta ya más?
MARIA ELENA ESPINOSA MATA – México
 -
Renúncia... amor  em pedaços...
que se prendeu num tear,
no emaranhado de laços,
que eu tento em vão desfiar...
MARIA LUA – Nova Friburgo/RJ
-
Ao clamor da Liberdade,
tremem os reis e as nações,
porque a força da verdade
tem mais força que os canhões!
MARIA LÚCIA DALOCE CASTANHO – Bandeirantes/PR
-
Com volúpia e desvario,
neste amor vou mergulhar...
Eu me sinto como o rio,
que se atira para o mar!
MARIA THEREZA CAVALHEIRO – São Paulo/SP
-
No abandono, em desalinho,
eu sonho me embriagar
na branca taça de vinho
que se derrama em luar!
MARINA BRUNA – São Paulo/SP
-
Meu querido piano amigo,
com acordes de veludo…
Quando estou junto contigo,
logo me esqueço de tudo!
MARITA FRANÇA – Curitiba/PR
-
São gotas de poesia,
ou de algum raro licor,
que o orvalho, com alegria,
põe no cálice da flor.
MARLÊ B. J. DE ARAÚJO – Viamão/Portugal
-
Fecho os olhos... sou cativo
da saudade que me escolta
e teima em me dar motivo
para crer na sua volta.
MAURÍCIO CAVALHEIRO – Pindamonhangaba/SP
-
O licor molha o carpete…
E o par de taças quebradas
brinda o silêncio… e reflete
nossas noites fracassadas.
MILTON SEBASTIÃO SOUZA – Porto Alegre/RS
-
A videira busca o sumo
em solo fértil, profundo,
e faz do vinho um resumo
das alquimias do mundo.
MOACYR SACRAMENTO – Niterói/RJ
-

Foi por falta de carinho
que errei e perdi meus passos,
mas bendigo o “mau caminho”
que me levou aos teus braços...
NÁDIA HUGUENIN – Nova Friburgo/RJ
-
Nas águas em que vivemos,
onde mais nada magoa,
teus braços serão meus remos
e a nossa cama... a canoa...
NEIDE ROCHA. PORTUGAL – Bandeirantes/PR
-
Tudo agora é tão comum!
Nada dói na consciência...
Mas não há motivo algum
que justifique a violência.
OLGA AGULHON – Maringá/PR
-

Eis meu desejo ideal,
minha utopia e quimera:
– ver seus braços, afinal,
abrirem-se à minha espera!
RENATO ALVES – Rio de Janeiro/RJ
-
Quando me assalta a saudade
de te ver, de te falar,
saio, cheio de ansiedade,
com o fim de te encontrar.
SERAFIM FRANÇA – Curitiba/PR
-
Sei que este mundo é mesquinho,
mas, Senhor Deus, não aceite
que alguns se fartem de vinho,
pois há crianças sem leite!
SÉRGIO MIRANDA FILHO – Rio de Janeiro/RJ
-

Que verdura, que beleza,
o vinhedo sobre o monte,
quando a mão da Natureza
borda a tela do horizonte!
SEBASTIÃO SOARES – Natal/RN
-
Tendo o amor por inquilino,
com coragem e artimanha,
meu coração é um menino
que ora bate... que ora apanha!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA – São Paulo/SP
-
O jardim, nos seus atalhos,   
unindo vários canteiros,
tece colcha de retalhos,
ungido com doces cheiros...
VANDA ALVES – Curitiba/PR
-
Eu tinha o corpo cansado…
Ao dela faltava amor…
- E foi um vinho encorpado
que deu corpo ao nosso amor!…
WALDIR NEVES – Rio de Janeiro/RJ
-
No seu espaço abrangente,
a vida é espaço comum:
mistura um pouco da gente
na vida de cada um.
VANDA FAGUNDES QUEIROZ – Curitiba/PR
-
Na lareira um fogo brando
e, entre doses de licor,
nossos corpos desenhando
todas as formas de amor.
WILMA MELLO CAVALHEIRO – Porto Alegre/RS

Nenhum comentário: