segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

José Feldman (Aquarela de Trovas n. 15)

Entre a inocência e a esperteza,
é da inocência o troféu.
O esperto ganha a riqueza,
o inocente ganha o céu.
A. A. DE ASSIS (PR)

Se vai às compras ou a passeio,
saco de plástico evitar.
A terra, de saco cheio,
já deu o que tinha que dar.
AIRTON SOARES (CE)
-
Quanta ternura e carinho,
quanta pureza inocente,
naquele abraço fofinho
do meu "pinguinho de gente"!
ALFREDO DE CASTRO (MG)
-
Sou gente e os meus desenganos
somam-se a certo desgosto
por ver que o espelho dos anos
não gosta mais do meu rosto!
AMALIA MAX (PR)
-
Este amor que é meu tormento
bate em casa abandonada;
responde, na voz do vento,
somente o eco – mais nada!
AMARYLLIS SCHLOENBACH (SP)
-
Ante a luz que já clareia,
a fartura que há de vir,
pecado é ter a mão cheia
e não saber dividir.
ANALICE FEITOSA DE LIMA (SP)
-
Sem fazer-me de rogada,
só persiste uma verdade:
a trova em mim fez pousada,
trazendo a felicidade.
ANDRÉA MOTTA (PR)
-
Maria, só por maldade,
deixou-me a casa vazia:
Dentro da casa   a saudade,
E na saudade, – Maria!
ANIS MURAD (RJ)
-
É de dor a sensação:
meu pai... arrastando os passos;
e eu... puxando pela mão
quem já me levou nos braços!
ANTONIO CARLOS TEIXEIRA PINTO (DF)
-
Eis um médico fardado
-que perfeito matador!-
quem escapar do soldado,
não escapa do doutor...
ANTÔNIO SALLES (CE)

Como é grande a minha mágoa,
ao ver sofrer tanta gente...
Uns sofrem por falta d'água,
outros, vítimas da enchente.
ANTÔNIO VALENTIM RUFATTO (SP)

Pobre de mim, por desgraça,
Meu coração é um coador...
Nele o riso escorre... e passa...
E fica tudo que é dor....
AUGUSTO DOS ANJOS (PB)
-
Se não praticas o bem,
pára um pouco, pensa e muda:
quem não ajuda ninguém
precisa urgente de ajuda!
ARLINDO TADEU HAGEN (MG)
-
No amor o tempo se gasta
com medidas desiguais:
se estás longe, ele se arrasta;
se perto, corre demais”
CAROLINA RAMOS (SP)
-
El sol que marca el camino
De sus centellas azules
Su ternura le adivino
Cuando se viste de tules
CRISTINA BONILLA (MÉXICO)
-
 Somos como pan de vida,
con agua y harina mezclados;
no habrá nada que divida
al coserlos separarlos!
CRISTINA OLIVEIRA (USA)
-
Um coração que se isola
cava a própria solidão
e não há melhor escola
que o convívio com o irmão.
DÁGUIMA DE OLIVEIRA (MG)
-
O pouco que há sobre a mesa
é o bastante para a gente,
quando se tem a certeza
de que Deus se faz presente
EDMAR JAPIASSU MAIA (RJ)
-
Esta gente brasileira
viaja, desde criança,
como eterna passageira
do comboio da esperança!
EDUARDO A. O. TOLEDO (MG)
-
Com a verde camisola
de detalhes provocantes,
a boazuda Carola
morre de sonhos picantes.
ELIANE APARECIDA PEREIRA (SP)
-
A mulher do militar
deve pagar mais imposto,
só pelo fato de usar
sempre um marido... com...posto…
ELTON CARVALHO (RJ)
-
Que bom se a gente pudesse
fazer tudo que não fez...
e a vida, a chance nos desse,
de ser criança outra vez!...
ERCY MARIA MARQUES DE FARIA (SP)
-
O esplendor desta cidade,
com o seu mundo de atrações,
não mata em mim a saudade
da beleza dos sertões.
FERNANDO CÂNCIO ARAUJO (CE)
-
Nosso amor é tão patente,
embora os anos passados,
que aos olhos de toda gente
parecemos namorados.
FERNANDO CRUZ (RJ)
-
Esplendor tens, de tal monta,
quando passeias na praça,
que a lua se esconde, tonta,
atrás da nuvem que passa.
FRANCISCO JOSÉ PESSOA DE ANDRADE REIS (CE)
-
Espremam o coração
deste vate trovador,
e vocês conhecerão
o doce suco do amor!
FRANCISCO MACEDO (RN)
-
Primeiro amor!... chama ardente,
que o coração fere fundo,
mas, esse amor, torna a gente,
o mais feliz ser do mundo!...
HERIBALDO GERBASI (SP)
-
Apago as luzes...invento...
e faço tudo o que posso
quando a insônia é meu tormento
no quarto que já foi nosso!
HÉRON PATRÍCIO (SP)
-
Não escrevas tua história
com sangue do opositor,
os louros desta vitória
sem sangue tem mais sabor.
HORTÊNCIO SALES PESSOA (CE)
-
Sensação deliciosa
quando eu estou inspirada:
não tem espinho a rosa
nem tem pedras minha estrada.
JANSKE SCHLENKER (PR)
-
Quanto mais teu corpo enlaço
mais padeço o meu tormento,
por saber que o meu abraço
não prende o teu pensamento.
JESY BARBOSA (RJ)
-
Nas brancas ruas caiadas,
da terra do sono infindo,
as portas estão fechadas
e todos estão dormindo!
JOÃO RANGEL COELHO (RJ)
-
Minha mais linda vitória
das batalhas que venci
foi a que fez nossa história
depois que te conheci.
JOSÉ DEUSDEDIT ROCHA (CE)
-

Carregador da estação,
letrado como ninguém,
leu na cartilha o rifão:
-“há malas que vêm pro trem”...
JOSUÉ DE VARGAS FERREIRA (SP)
-
Saudade no pensamento,
rastro de antigos apelos:
perfume que vem no vento,
trazido de teus cabelos.
LÍLIA SOUZA (PR)
 -

“ É a trova em seu natural
mordaz, alegre ou dolente,
lindo trecho musical
de quatro notas somente.”
LILINHA FERNANDES (RJ)
-
Saudade, não o ciúme,
é a maior prova de amor.
É como sentir perfume,
mesmo distante da flor.
LUIZ HÉLIO FRIEDRICH (PR)
 -

Festejo tanto e bendigo,
vitórias que os outros têm,
que a vitória de um amigo
parece minha,  também!
LUIZ OTÁVIO (RJ)
-
O esplendor do teu olhar
meigo, com muita brandura,
lembra a grandeza do mar
ao mostrar tanta candura!...
MARIA ARGENTINA A. DE ANDRADE (CE)
-
Carrinho de rolimã,
nas curvas do meu passado,
traz vontade temporã
de viver despenteado.
MÁRIO A.J. ZAMATARO (PR)
-
Noite de tédio... comprida...
tão sem graça e tão vazia,
que eu bebo qualquer bebida
e aceito qualquer Maria...
MÁRIO PEIXOTO (RJ)
-
Quando quero que a saudade,
em meu peito se avolume,
busco, em total ansiedade,
o aroma do teu perfume.
MAURÍCIO NORBERTO FRIEDRICH (PR)
 -

Minha estrada, de fonemas,
toda escrita em verbo amar,
tem ladrilhos de poemas
para o meu amor passar.
NEI GARCEZ (PR)
-
Vou indo por este mundo,
para tudo tenho sinônimo;
mas meu desgosto é profundo
pois sou um poeta anônimo!
NILTON DA COSTA TEIXEIRA (SP)
-

Bendito seja o escritor
que concretiza o saber
e nos transforma em leitor
para o mundo conhecer!...
OEFE DE SOUZA (SP)
-

No alpendre do casarão,
em permanente vigília,
Dirceu cantava a paixão
em versos para Marília.
OLYMPIO COUTINHO (MG)
-

Não pisco os olhos ao vê-la
para não correr o risco
de, por momentos, perdê-la,
a cada instante em que pisco.
ORLANDO BRITO (MA)
-
Quisera pra mim um lume
que indicasse a solução
pra esquecer do teu perfume
cativo em meu coração.
OSIRES HADDAD (PR)
-
Eu, da saudade me farto,
vencendo a insônia, risonho,
quando apago a luz do quarto
e acendo a luz do meu sonho!
RODOLPHO ABBUD (RJ)
-
Quando o amor maduro,na alma
acende o fogo, a paixão,
faz a poesia que acalma
na forma do coração.
SUELI TORNICI (SP)
-

Dum jardim pleno de flores
salta sempre graciosa,
pra rima dos trovadores
a beleza de uma rosa.
VICTOR MANUEL CAPELA BATISTA (PORTUGAL)
-

A feliz trova que eu faço,
quer no verso, quer na rima,
não me traz nenhum cansaço
 sua luz sempre me anima.
VIDAL IDONY STOCKLER (PR)
-
Vejo as flores se espargindo
e o amor ficando mais terno
e a natureza sorrindo
com a chegada do inverno.
VITAL ARRUDA DE FIGUEIREDO (CE)
-

Teu perfume alvissareiro,
mais ligeiro que os teus passos,
chegando sempre primeiro
me faz sentir em teus braços.
WANDIRA FAGUNDES QUEIRÓZ (PR)
-

No esplendor dos verdes anos
minha alma feliz sorria;
hoje, imersa em desenganos,
tem vislumbres de alegria.
ZENAIDE BRAGA MARÇAL (CE)

Nenhum comentário: