quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Olivaldo Júnior (Trovas sobre o Fazer Poético)


Feito a chuva nos telhados,
cai meu verso em seus ouvidos;
logo escuto, desmanchados,
mais que os seus cinco sentidos...
* * * * * * * * * * * * * *
 
Ao fazer minha poesia,
faço um pouco minha história;
cada verso, a alvenaria
com que eu ergo a vã memória.
* * * * * * * * * * * * * *
 
Cada estrofe que recorto
com a tesoura da paixão
vira o cais no qual aporto
quando a Terra é solidão.
* * * * * * * * * * * * * *
 
Quem me dera ser poeta
para honrar meu grande amor!...
Mas o amor só me deleta
quando o exalto em seu andor...
* * * * * * * * * * * * * *
 
Meu amor nem sabe o quanto
me custou fazer poesia
com os pedaços desse encanto
que ele pôs em agonia!...
* * * * * * * * * * * * * *
 
Nem a métrica, nem nada
que me faça ser exato,
pode ser como a cantada
da pessoa que retrato...
* * * * * * * * * * * * * *
 
Acham feio este poeta
para ter amor também;
para um alvo, sua seta,
só a minha nunca vem...

Fonte:
Trovas enviadas pelo autor.

Nenhum comentário: