domingo, 26 de janeiro de 2020

Fernando Sabino (Obrigado, doutor)


Quando lhe disse que um  vago  conhecido  nosso  tinha  morrido, vítima de tumor no cérebro, levou  as  mãos  à  cabeça: -  Minha  Santa Efigênia!

Espantei-me que o atingisse a morte de alguém tão distante de nossa convivência mas logo ele fez sentir a causa da sua perturbação:

- É o que eu tenho, não há dúvida nenhuma: esta dor de cabeça  que não passa! Estou para morrer.

Conheço-o desde menino, e sempre  esteve  para  morrer.  Não  há doença que passe perto dele  e  não  se  detenha,  para  convencê-lo  em iniludíveis  sintomas  de  que  está  com  os  dias  contados.  Empresta dimensões de síndromes terríveis à mais ligeira manifestação de azia  ou acidez estomacal:

        - Até  parece  que  andei  comendo  fogo.  Estou  com  pirofagia crônica. Esta cólica é que é o diabo, se eu fosse mulher ainda estava explicado. Histeria  gástrica.  Úlcera  péptica,  no duro.

Certa ocasião, durante um mês seguido, tomou injeções diárias de penicilina, por sua conta e risco. A chamada dose cavalar.

- Não adiantou nada - queixa-se ele: - Para mim o médico que  me operou esqueceu alguma coisa dentro de minha barriga.

Foi operado de apendicite quando ainda criança  e  até  hoje  se vangloria:

- Menino, você precisava de ver  o  meu  apêndice:  parecia  uma salsicha alemã.

No que dependesse dele, já teria passado por todas as  operações jamais registradas nos anais da cirurgia: "Só  mesmo  entrando  na  faca para ver o que há comigo". Os médicos lhe asseguram que não há nada, ele sai maldizendo a medicina: "Não descobrem o que eu tenho, são uns charlatões,  quem  entende  de  mim  sou  eu". 

O  radiologista,  seu   amigo particular,  já  lhe  proibiu  a  entrada  no  consultório:    tirou-lhe radiografia até dos dedos do pé. E ele sempre  se  apalpando  e  fazendo caretas: "Meu fígado hoje está que nem uma esponja, encharcada de bílis. Minha vesícula está dura como um lápis, põe só a mão aqui".

- É lápis mesmo, aí no seu bolso.

- Do lado de cá, sua besta.  Não  adianta,  ninguém  me  leva  a sério.

Vive lendo bulas de remédio: "Este é dos bons"- e seus olhos se iluminam: "justamente o que eu preciso. Dá licença  de  tomar  um,  para experimentar?" Quando visita alguém e lhe  oferecem  alguma  coisa  para tomar, aceita logo um comprimido. Passa todas  as  noites  na  farmácia: "Alguma novidade da Squibb?"

Acabou num psicanalista: "Doutor, para ser sincero  eu  nem  sei por onde começar. Dizem que eu estou doido. O que eu estou é podre".

Desistiu logo: "Minha alma não tem segredos para ninguém arrancar. Estou com vontade é de arrancar todos os dentes".

E cada vez mais forte,  corado,  gordo  e  saudável.  "Saudável, eu?"- reage, como a um insulto: "Minha Santa Efigênia! Passei a noite que só você vendo: foi aquele bife que comi ontem, não posso  comer  gordura nenhuma, tem de ser tudo na água e sal".

No restaurante, é o  espantalho dos garçons: "Me traga um filé aberto e batido, bem passado na  chapa  em três gotas de azeite português, lave bem a faca que não posso nem sentir o cheiro de alho, e duas batatinhas cozidas até começarem a  desmanchar, só com uma pitadinha de sal, modesta porém sincera".

De vez em quando um amigo procura agradá-lo: "Você está pálido, o que é que há?"

Ele sorri, satisfeito: "Menino, chega aqui que eu vou  lhe contar, você é o único que me compreende". 

E  começa  a  enumerar  suas mazelas - doenças de toda espécie,  da  mais  requintada  patogenia,  que conhece na ponta da língua. Da última vez enumerou cento e três.  E  por falar em língua, vive a  mostrá-la  como  um  troféu:  "Olha  como  está grossa, saburrosa. Estou com uma caverna no pulmão, não tem dúvida: essa tosse, essa excitação toda, uma febre capaz de arrebentar o  termômetro. Meu pulmão deve estar esburacado como um queijo  suíço.  Tuberculoso  em último grau". E cospe de lado: "Se um mosquito pousar nesse cuspe,  morre envenenado".

Ultimamente os amigos deram para conspirar, sentenciosos: o  que ele precisa é casar. Arranjar uma  mulherzinha  dedicada,  que  cuidasse dele.

"Casar, eu?"- e se abre numa  gargalhada: "Vocês  querem  acabar  de liquidar comigo?".

Mas sua aversão ao casamento não pode ser  tão  forte assim, pois consta que de uns dias para cá está de namoro sério com  uma jovem, recém-diplomada na Escola de Enfermagem Ana Néri.

Fonte:
Para Gostar de Ler. Volume 5. 1998.

Nenhum comentário: