domingo, 20 de junho de 2021

Nemésio Prata (Panaceia de Versos) – 1

São versos enviados em diversos dias pelo trovador Nemésio em correspondência com Feldman (eu).

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Nós, Trovadores, estamos,
hoje, em alegria, imersos,
pois no Café desfrutamos
de sua Chuva de Versos!
= = = = = = = = = = =

Se a lua inspira o Poeta...
também o faz o arrebol;
venturoso é para o esteta
ter os dois por seu farol!

Trovar não é brincadeira,
e quando se é "corrigido"
pelo Feldman, nem "peixeira"
faz ele tomar "partido"!
= = = = = = = = = = =

Ao botar o seu negócio
botou sócio e se "ferrou".
Foi o "sabido" do sócio
no negócio que "enricou"!

ou

Ao botar o seu negócio
cuidado pra não botar
um "sabido" como sócio:
ele pode lhe "ferrar"!
= = = = = = = = = = =

Curitiba, capital
do Estado do Paraná,
além de urbe escultural,
tem parte com Ceará,
através das Poesias,
que dão cor aos cinzas dias,
vindas lá de Maringá!

Vida longa, Curitiba!
= = = = = = = = = = =

Se achando muito inspirado,
(o babalaô da Trova!),
um bardo se pôs a prova
num concurso, e o inesperado:
na trova..., foi reprovado!
Se sentindo injustiçado,
não muito "civilizado",
acusou a comissão
pela sua frustração
de trovador... Ah, coitado!
= = = = = = = = = = =

Logo chega a primavera,
todas flores vão florir...
Novos dias no porvir.
E o Nemésio, uma fera
que sumiu de nossa esfera.
Há uns tempos sem notícia,
devo chamar a polícia?
Foi por um ET abduzido?
Ou dos pobres escondido?
Qual será sua felícia?

(José Feldman)

Resposta do Nemésio:


Caro José, sem polícia!
Eu confesso: estou faltante
nas trovas, mas nesse instante
quero dar-lhe uma notícia;
estou cheio de felícia!
Sem sair da nossa esfera
fui até a estratosfera
ao "ouvir" esta delícia
de notícia, sem "malícia":
O Nemésio é uma fera!

Pena não ser verdadeiro
o que dizes. Eu, uma fera?!
Ai, ai, ai, como eu quisera!
Na verdade, companheiro,
sou só um reles troveiro!
Sabedor que não mereço,
mesmo assim eu agradeço
esta franca exaltação,
te afirmando, de antemão,
que este encômio não tem preço!
= = = = = = = = = = =

Ao meu amigo José,
pessoa fenomenal,
que de forma colossal
enfrenta dura maré,
pelo que tiro o boné,
só desejo que seu Deus
como faz aos filhos Seus,
cuide desta enfermidade,
dando-lhe longevidade:
pois não é hora de adeus!

Fonte:
Versos enviados pelo poeta.
Imagem por Gael Mac Tireban

Nenhum comentário: